Cristina Pita é co-autora do relatório LabMAF “Market opportunities for artisanal and small-scale fisheries products for sustainability of the Mediterranean Sea. Towards an innovative Labelling Scheme”. Com este relatório, o projeto LabMAF explora o potencial dos mercados para reviver e apoiar de forma social, económica e ambientalmente sustentável o setor da pequena pesca. Relatório completo.

Francisco Coelho (CESAM) irá participar no primeiro encontro nacional sobre investigação de microbiomas – 1st Microbiome PT Summit , que terá lugar no dia 4 de fevereiro de 2021.Mais informação e registo aqui.

Emitido pela primeira vez no passado dia 6 de dezembro na RTP1, o documentário “Migradores de Longa Distância. Entre o Tejo e o Ártico” foi visto por 343 mil espetadores, na sua première. O número total de espectadores nacionais e internacionais é certamente superior pois o documentário, que tem revisão científica do CESAM/UA, continua a ser visualizado na plataforma RTPplay, onde se encontra atualmente alojado e a causar um impacto real na divulgação científica. Saber mais.

 

O investigador do CESAM e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro Ricardo Calado foi designado pelo Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como Representante Nacional Suplente ao Grupo SCAR-Fish – Pescas e Aquacultura do Comitê Permanente de Pesquisa Agrícola (Standing Committee on Agricultural Research – SCAR)  da União Europeia.

Mais informação.

A investigadora Ana Genua foi convidada pelo canal nacional espanhol La 2 para participar no programa El Cazador de Cerebros. Nesta edição do programa focada nas alterações climáticas em Espanha, a investigadora do CESAM contribuiu com informações sobre os impactos da subida do nível de mar nos arrozais do Delta del Ebro (NW Mediterrâneo, Espanha), decorrente do trabalho que pode ser lido na sua tese de doutoramento e no artigo publicado na revista científica Science of the Total Environment. O programa foi para o ar no dia 14 de dezembro e pode ser visto aqui [em espanhol].

Os jovens investigadores João Carvalho, Klára Varga e Sara Couto, coordenados pela Professora Rita Rocha, do Colégio Luso-Francês, venceram a final da 28ª. edição do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores com o projeto ATMOS – Quantification of the Ecosystem Services provided by Living Green Walls for Atmospheric Pollutants Removal. O trabalho, desenvolvido ao longo de dois anos, foi cientificamente orientado pela Doutora Regina Duarte e pelo Professor Armando Duarte, membros do CESAM e investigadores do Departamento de Química da UA.
O projeto ATMOS quantificou o serviço ambiental prestado pelas árvores, na remoção de material particulado [PM] da atmosfera, com especial incidência na fração inalável, PM2.5. Calculado o valor de PM retido na árvore, os alunos converteram o serviço ambiental prestado em valor económico. Num primeiro ano, o estudo centrou-se na aplicação das metodologias correntes para análise de adsorção de partículas à superfície foliar. A análise crítica do processo de trabalho permitiu desenvolver um método de recolha e quantificação alternativo, baseado na cálculo volumétrico da fração de adsorção útil da árvore e da análise de imagens, através de software específico. O projeto ATMOS apresenta uma solução de mitigação dos problemas de poluição atmosférica em meio urbano, através de uma solução baseada na Natureza, de baixo custo. A qualidade do ar em meio urbano é uma das prioridades estratégicas da União Europeia, plasmada na ambição Zero Pollution do Green Deal. O projeto ATMOS foi selecionado para representar Portugal na final europeia do Concurso EUCYS – European Union Contest for Young Scientists, que terá lugar em Salamanca, em setembro de 2021.

O projeto rWILD-COA, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integra uma variedade de valências (por exemplo, ecologia, microbiologia, veterinária) numa equipa liderada pelo investigador João Carvalho (CESAM-UA).

Saiba mais em Notícias UA.

O investigador do CESAM, Luís Menezes Pinheiro, irá participar como orador no Seminário do Mar sob o tema “A 2.ª Avaliação do Estado Global do Oceano (Processo Regular) das Nações Unidas e o Plano de Implementação para a Década das Nações Unidas sobre a Ciência do Oceano (2021-2030)”.

O seminário acontece em modo digital, dia 14 de dezembro de 2020 (2.ª feira), com início às 17h00. Este evento é promovido pela Sociedade de Geografia de Lisboa, CEEA – Centro de Estudos Estratégicos do Atlântico e MARE-ULisboa.

Mais informação no programa do evento e registo.

O documentário “Migradores de longa distância: entre o Tejo e o Ártico“, sobre a migração do maçarico-de-bico-direito, foi emitido no último domingo, dia 6 de dezembro de 2020, na RTP1. Este documentário tem como base o trabalho de uma equipa de investigação internacional, liderada pelo investigador do CESAM, José Alves, que nos últimos 15 anos se tem dedicado a perceber as respostas destas aves as alterações globais ao longo de todo o ciclo anual e em locais tão distantes como o Ártico.  O documentário também alerta para o impacto que a construção de um novo aeroporto na base aérea do Montijo terá sobre as aves limícolas do estuário do Tejo, que Portugal se comprometeu a conservar ao abrigo de diretivas comunitárias.

Este documentário pode ser (re) visto na RTP Play e tem tido grande destaque em vários meios de comunicação. Algumas notícias podem ser vistas aquiaqui e uma entrevista na Antena 1 ('28.15 )

O Webinar do Projeto COOPERMINHO realiza-se dia 11 de dezembro, pelas 15H00. Consulte o programa.