DESTAQUES

Ministro do Mar presente em evento organizado pelo CESAM no âmbito do oceano profundo da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável

O oceano profundo, apesar de ser o maior bioma do planeta, continua a ser pouco estudado no que diz respeito à biodiversidade e funcionamento dos seus ecossistemas. Sabemos, no entanto, que o bem-estar Humano está intimamente ligado à integridade dos ecossistemas de profundidade através de uma série de serviços dos ecossistemas tão diversos como a regulação climática e a disponibilidade de recursos. Para grande parte da sociedade o oceano profundo é um lugar remoto e desconhecido, com pouca biodiversidade e sobretudo inacessível. Contudo, uma combinação de fatores geológicos, físicos...

ver mais

AVISOS


NOTíCIAS

  • Investigadora do CESAM co-organiza sessão SEB+ na conferência anual da Society for Experimental Biology

    A investigadora de pós-doutoramento Diana Madeira está a organizar, em conjunto com o Professor Piero Calosi (Université du Québec à Rimouski, Canada), uma sessão SEB+ na conferência anual do SEB (Society for Experimental Biology), a realizar-se em Praga de 7 a 10 de Julho de 2020. A conferência anual do SEB é uma conferência multi-disciplinar para investigadores que trabalham em biologia animal, vegetal e celular. É uma das maiores conferências de biologia do mundo, dando a oportunidade aos participantes de partilhar a sua investigação e formar parcerias com mais de 800 cientistas de diversas nacionalidades.  A sessão extra SEB+ co-organizada pela Diana Madeira, decorrerá no dia 11 de Julho e é sobre as respostas plásticas transgeracionais e evolução adaptativa em metazoários marinhos num oceano em mudança. Em mais detalhe os tópicos abordados nesta sessão serão: - Impactos das alterações climáticas na biodiversidade: tendências e desafios para a investigação e conservação - Ferramentas e desenvolvimentos metodológicos no estudo dos impactos das alterações climáticas na biodiversidade - Desenvolvimento de uma abordagem integrada na investigação das alterações climáticas e conservação da biodiversidade  Esta sessão irá oferecer aos participantes a oportunidade de:  Assistir a apresentações de especialistas mundiais em alterações globais no meio marinho  Assistir e participar em debates com especialistas internacionais Efectuar uma apresentação oral ou poster Partilhar ideias e efectuar parcerias multi-disciplinares com diversos cientistas   Os resumos deverão ser submetidos até 13 de Março de 2020 aqui.

  • Mensagens-chave para a Estratégia da UE para a Biodiversidade apresentadas pela rede ALTER-Net

    A rede internacional ALTER-Net, da qual o CESAM é um membro, e o projeto EKLIPSE, apresentam 12 mensagens para contribuir para o desenvolvimento da próxima Estratégia para a Biodiversidade da União Europeia. Em Junho de 2018, investigadores, cientistas, decisores e profissionais de diversas áreas reuniram-se em Ghent para a Conferência 2018 ALTER-Net & EKLIPSE. O objetivo desta conferência foi considerar a Estratégia para a Biodiversidade na Europa pós-2020 e o papel da investigação na formulação desta estratégia e dos seus objetivos. Desta conferência resultaram estas mensagens-chave que foram agora publicadas e submetidas à Comissão Europeia. As mensagens e a argumentação para cada uma delas pode ser consultada aqui (em Inglês).

  • Investigação etnobiológica inédita sobre lampreia no rio Minho envolve membros do CESAM

    O CESAM, juntamente com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, colabora na prestação de serviços CCOPERMINHO, onde coordena uma investigação etnobiológica inédita no Rio Minho focada na lampreia marinha, Petromyzon marinus. Mais informação sobre este trabalho aqui. A não perder ainda a estreia do documentário COOPERMINHO a decorrer no próximo dia 22 de janeiro às 15h na Universidade de Aveiro.

  • Agenda Temática de Investigação e Inovação – Alterações Climáticas está disponível ao público

    O documento finalizado da Agenda Temática de Investigação e Inovação para as Alterações Climáticas já se encontra disponível ao público no site da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (https://www.fct.pt/agendastematicas/altclim.phtml.pt). Alguns membros do CESAM tiveram um papel importante neste documento, nomeadamente o Prof. Henrique Queiroga que participou como Redator, e o Prof. Carlos Borrego e a Investigadora Sandra Rafael como peritos colaboradores. Esta Agenda faz parte de um conjunto de quinze Agendas Temáticas asseguradas pela FCT, que vêm na sequência do anexo “Compromisso com o Conhecimento e a Ciência: o Compromisso com o Futuro”, da Resolução do Conselho de Ministros nº 32/2016. Estas agendas visam mobilizar peritos de instituições de I&D e empresas na identificação de desafios e oportunidades do sistema científico e tecnológico em Portugal até 2030. O processo de desenvolvimento das agendas tem sido inclusivo e dinâmico, envolvendo não só peritos da academia, centros de investigação, empresas e entidades públicas, mas também cidadãos. Neste momento, a Agenda  para as Alterações Climáticas, está em estado de pré-finalização, apenas aguardando o design gráfico do documento, mas já pode ser consultada e descarregada da internet aqui.

Financiamento do CESAM: