DESTAQUES

Trabalho do CESAM sobre nanomateriais de dióxido de titânio na revista Nanoscale

Mónica Amorim, investigadora do Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), pertencente ao grupo de investigação de ecologia e ecotoxicologia aplicada – applEE, coordenado pelo Prof. Amadeu Soares, é coautora de um artigo publicado na Nanoscale: “Mechanisms of (photo)toxicity of TiO2 nanomaterials (NM103, NM104, NM105): using high-throughput gene expression in Enchytraeus crypticus”. Os nanomateriais (NMs) de dióxido de titânio (TiO2) encontram-se entre os de maior produção mundial, estimam-se ca. de 60.000 toneladas por ano. As aplicações vão desde os comuns protetores solares (UV) a fotocatalizadores para remediação de solo. Os efeitos de NMs no ambiente são avaliados utilizando métodos disponíveis na legislação para a avaliação de substâncias (REACH: Registration, Evaluation, Authorization and Restriction of Chemicals), através da avaliação de parâmetros fisiológicos nos organismos, p.e., sobrevivência e reprodução em invertebrados. No entanto, a avaliação dos mecanismos de ação dos NMs, e efeitos (sub-)celulares que antecedem os efeitos observados nos organismos é muito importante, pois pode permitir a avaliação precoce, bem como potenciar a produção de NMs mais seguros para o ambiente (safety-by-design).  É, portanto, prioritário o desenvolvimento de técnicas e métodos que permitam explorar os efeitos mecanísticos. É o que mostra um estudo recente publicado na revista Nanoscale, onde se explorou o microarray de 44000 genes, uma ferramenta desenvolvida pela equipa da UA, para uma espécie modelo da ecotoxicologia.  “A expressão de genes de elevado varrimento foi utilizada para avaliar os mecanismos moleculares, sendo estes ancorados a efeitos sub-letais conhecidos ao nível do organismo (i.e., reprodução). Os resultados mostram que a foto-ativação dos NMs de TiO2 tem um papel fundamental no aumento da toxicidade, ativando a transcrição de genes relacionados com o stress oxidativo, dano nos lisossomas e mecanismos de apoptose. No caso de TiO2 sem exposição solar (UV), os resultados mostram o potencial para efeitos a longo prazo (mutagenicidade e epigenética).” A resposta ao stress é normalmente ativada, num curto espaço de tempo, nas células e com precursores genéticos, constituindo, portanto, a sinalização de potenciais efeitos adversos, efeitos esses que se observam no organismo apenas mais tarde. A possibilidade de previsão de efeitos de forma precoce é um aspeto que merece atenção e de elevado potencial, este é um dos focos da investigação deste grupo. Para mais leitura.

ver mais

AVISOS

  • Vai ter um contrato de investigador(a)?

    [Conteúdo apenas disponível em inglês] If yes, please pay attention! When you start your contract of researcher you are no longer an integrated member of CESAM! "Oh no! What should I do?" When you confirm the starting date of your contract with the UA human resources department you should send an email to cesam@ua.pt, directed to the Scientific Coordinator of CESAM, requesting that you want to be an integrated member of CESAM and indicating the starting date of the contract. "And it is done?" No! If you have your CV updated in CESAM webpage, please indicate that in the e-mail. If not, briefly state how your research contributes to the strategy of CESAM and send a summarized CV. "But why?" Because, according to the regulation of CESAM, if you are not a post-doc fellow you need to have a minimum scientific production to be an integrated member (Annex I of the regulation). Please note that all the researchers in CESAM go through this process! "And then?" Your request will be analysed and voted in one of the meetings of the Scientific Council Coordinating Commission of CESAM and you will be notified on the decision.

  • Workshop "Espécies não nativas num mundo em mudança"

    [Content only available in english]   CESAM is organizing a workshop on Alien Species | New date: 7th December; UA. The workshop scientific committee is calling for flash presentations (5’) under the topics:I. Introduction of alien species in the context of global changesII. Invasive alien species: a growing problem for environment and human wellbeingIII. Prevention and mitigating of invasive alien speciesFour to five flash presentations under each topic will be selected and all CESAM community is invited to submit proposals.Proposals should be sent by e-mail to cesam@ua.pt until 22 October and should include: Title of the presentation Presenter name and co-authors (if applicable) Abstract (up to 200 words) NOTE: The slides of the presentation will be in english but the presentation will be in Portuguese.  The proposals will be selected upon relevance for the session by the Scientific Committee and results will be communicated within a week from the deadline for applications.There are already some confirmed entities that will atend the round table. You can count with the presence of: Associação BioLiving Invasoras.pt EDIA, SA Município de Águeda Porto de Aveiro


NOTíCIAS

  • Membro do CESAM foi eleita coordenadora de grupo de trabalho da Organização Internacional de Luta Biológica e Integrada

    Olga Ameixa, Bolseira de Pós-Doutoramento do Departamento de Biologia & CESAM foi eleita no passado dia 13 de Setembro coordenadora do grupo de trabalho “Benefícios e Riscos dos Agentes Exóticos de Controlo Biológico” da Organização Internacional de Luta Biológica e Integrada - Secção Regional Oeste Paleártica (OILB/SROP),  na reunião do grupo de trabalho em Ponta Delgada, Açores.A OILB é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1955 que encoraja e promove o intercâmbio entre cientistas e outros atores-chave na promoção de medidas efetivas e ambientalmente seguras para o controlo de pragas e patogéneos, para além de fomentar a pesquisa bem como a aplicação de medidas práticas, promove ainda a organização de reuniões, simpósios, ou mesmo formação.Olga Ameixa irá assumir o papel de coordenadora do grupo de trabalho “Benefícios e Riscos dos Agentes Exóticos de Controlo Biológico” durante os próximos 5 anos. O grupo aborda questões que vão desde a avaliação de novos agentes de controlo biológico, avaliação de risco ou mesmo problemas ecológicos relacionados com a sua utilização.

  • Visita das equipas selecionadas para o programa Blue Bio Value ao CESAM e ao ECOMARE

    No âmbito das atividades da iniciativa Blue Bio Value, o primeiro programa acelerador que permite escalar as soluções marinhas de base biológica para aplicações no mercado global em diferentes setores, recorrendo a inovações biotecnológicas baseadas em ciência, ao mesmo tempo que ajuda a enfrentar importantes desafios sociais, foram recebidas pela coordenadora científica do CESAM Ana Lillebø no dia 26 de Outubro na Universidade de Aveiro algumas das equipas de empreendedores selecionadas para participar na primeira edição deste programa. O programa Blue Bio Value é promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Oceano Azul, sendo a BlueBio Alliance (BBA) (entidade da qual o CESAM é associado) a responsável pela ponte entre o sistema científico nacional (e internacional) e as equipas participantes nesta primeira edição. A visita realizada visou dar a conhecer algumas das infraestruturas, equipamentos e serviços que o CESAM poderá colocar ao dispor das equipas participantes do programa Blue Bio Value. A utilização destes e de outros recursos da UA por parte das equipas participantes estará enquadrada no protocolo da REDE DE DEMONSTRADORES AZUL a celebrar brevemente entre a UA e a Blue Bio Alliance - BBA. O balanço final desta visita foi claramente positivo, tendo todos os participantes ficado bastante bem impressionados com as infraestruturas disponíveis no CESAM, assim como com a diversidade e capacidade analítica existente, o apoio técnico que poderá ser efetuado e o manancial multidisciplinar dos serviços que poderão ser disponibilizados por este Laboratório Associado. Durante a visita foi realçado que o portfolio de infraestruturas, equipamentos e serviços que a UA poderá disponibilizar não se esgota no CESAM, nem no ECOMARE, uma vez que a UA dispõe de valências únicas no país que poderão ser fundamentais apara acelerar as ideias de negócio a concurso. Enquanto entidade associada da BBA, o Laboratório Associado CESAM (atualmente representado no Conselho Executivo da BBA pelo investigador Ricardo Calado) continuará a afirmar a sua missão de promoção e dinamização de uma nova bioeconomia azul nacional.

  • Magusto do CESAM

    O CESAM está a organizar um magusto! Será no dia 9 de novembro, 16h30 na sala de reuniões do CESAM (Edifício III, 5to piso). Terão de trazer 500 g de castanhas já cortadas que têm de ser entregues até ao dia anterior. Confirmem a participação pelo preenchimento do formulário aqui até ao dia 5 de novembro.

  • Climáticas com Caldo Verde

    O CESAM está a organizar um ciclo de palestras focado na temática das alterações climáticas. No final do evento, haverá caldo verde para tod@s. Este evento é co-organizado pelo CESAM e Ordem dos Engenheiros da Região Centro.

Financiamento do CESAM: