DESTAQUES

Exposição de fotografia para celebrar a biodiversidade

A Galeria de Exposições do Auditório Mestre Hélder Castanheira (Livraria), na Universidade de Aveiro, acolhe as fotografias submetidas ao concurso de fotografia que aconteceu para assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica, promovido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro. A exposição, de entrada gratuita, estará patente ao público de 4 a 22 de julho. As fotografias expostas foram submetidas ao concurso de fotografia, dirigido ao público em geral, que decorreu até ao dia 11 de maio, promovido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, para assinalar o Dia Internacional da...

ver mais

AVISOS


NOTíCIAS

  • O que vive na lama? Um Safari na Ria de Aveiro

    Mais de seis dezenas de jovens, dos 3 aos 10 anos e alunos do Centro Escolar de Vale de Ílhavo, visitaram os espraiados de maré – a zona de entre-marés – da região de Aveiro. A atividade, que decorreu a 27 de junho, teve como objetivo sensibilizar para os tesouros naturais deste ecossistema e para a sua vulnerabilidade. Em particular, a atividade, liderada por uma equipa do CESAM da Universidade de Aveiro, pretendeu despertar o interesse pelas ciências naturais nas crianças. Leia mais aqui.

  • Ciclo de cafés de Ciência com Teresa Rocha-Santos

    No dia 28 de junho, às 15h00, Teresa Rocha-Santos irá estar no zoom para mais uma sessão do ciclo de cafés de ciência, promovido pela Fábrica Centro Ciência Viva, dedicado ao tema: poluição por plásticos de macro a nano. Zoom

  • CESAM marca presença na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

    De 27 de junho a 1 de julho, Lisboa acolhe a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. A conferência pretende incentivar a comunidade internacional a encontrar soluções para a gestão sustentável dos oceanos, reunindo mais de 7000 pessoas, entre cientistas, políticos, organizações, empresas e ativistas. O declínio da saúde dos oceanos e a necessidade premente de reverter este processo, incluindo o combate à acidificação da água, poluição, pesca ilegal e perda de habitats e biodiversidade estão na ordem do dia. O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar está presente no evento satélite One Sustainable Ocean | Ocean Science & Business2Sea. Este evento gratuito foca o futuro do oceano, sustentabilidade, economia circular e inovação, e encontra-se alinhado com o objetivo 14 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável: Vida na água. O One Sustainable Ocean | Ocean Science & Business2Sea pode ser visitado, das 8h30 às 18h00, no Pavilhão de Portugal.

  • Escola de Verão do Programa Doutoral Do*Mar endossada pela Década do Oceano

    A Escola de Verão sobre observação oceanográfica, promovida pelo Programa Doutoral em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (Do*Mar), foi endossada como atividade da Década dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Esta atividade irá decorrer de 10 a 19 de julho de 2022, na Universidade de Aveiro. Anualmente, a UNESCO endossa atividades e/ou ações que se enquadrem nos objetivos da Década dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2021-2030 (Ocean Decade). A década oferece uma oportunidade singular para as nações produzirem em conjunto ciência necessária para apoiar o desenvolvimento sustentável do oceano. Podem ser submetidas ideias de atividades para aprovação oficial, tornando-as parte dos esforços globais para criar o oceano que queremos. As atividades da década são iniciativas autónomas, como por exemplo eventos, exposições, conferências, oportunidades de formação, publicações ou produtos especialmente desenvolvidos para a Década dos Oceanos. Para serem oficialmente endossadas, as atividades apenas precisam de mostrar que contribuem para os Desafios da Década ou para Programas, Projetos ou Contribuições específicos. As ideias podem ser submetidas a qualquer momento em: https://www.oceandecade.org/sign-up/ Saiba mais sobre a Escola de Verão do Do*Mar.

Financiamento do CESAM: UIDP/50017/2020 + UIDB/50017/2020 + LA/P/0094/2020