DESTAQUES

Vídeo do grupo de investigação Análise, Planeamento e Gestão de Sistemas Socio-Ecológicos (SES)

odas as segundas feiras, nas próximas 12 semanas, o CESAM vai lançar os vídeos dos seus doze grupos de investigação. 26 de outubro 2020: Biotecnologia Marinha e Aquacultura (MBA) 02 de novembro 2020: Biologia da Adaptação e Processos Ecológicos (ABEP) 09 de novembro 2020: Sensores Analíticos e Eco-Química Aplicada (ASAEC) 16 de novembro 2020: Toxicologia Aquática e Análise de Risco (ATRA) 23 de novembro 2020: Processos Atmosféricos e Modelação (APM) 27 de novembro 2020: Processos Biogeoquímicos e Poluentes (BPP) 04...

ver mais

AVISOS


NOTíCIAS

  • O património natural e cultural a bordo do moliceiro

    Teve início no passado dia 19 de janeiro, em formato live training, o curso de formação “O património natural e cultural a bordo do moliceiro”, promovido pelo projeto PERICLES ‘Preservar e governar de forma sustentável as paisagens e o património cultural nas regiões costeiras e marítimas da Europa’, financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação - Horizonte 2020. O curso tem como público-alvo os operadores marítimo-turísticos e como objetivo capacitar e fornecer suporte informativo adequado às visitas guiadas em embarcações tradicionais nos canais urbanos da Ria de Aveiro na área do património natural e cultural da cidade e Ria de Aveiro. Foram abordados temas relacionados com a história da cidade de Aveiro e o papel das atividades tradicionais no seu desenvolvimento socioeconómico e cultural, o património cultural, material e imaterial, da cidade de Aveiro, e o património natural da Ria de Aveiro. Para isso, este curso contou com a presença das formadoras Gabriela Mota Marques, Técnica superior da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Aveiro, e Rosa Pinho, Bióloga do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Parte desta informação foi compilada no “Passeio de moliceiro: Um guia sobre o património natural e cultural” e pode ser descarregada aqui. Sendo os passeios em embarcações tradicionais – como o moliceiro e o mercantel – uma das principais atrações turísticas da cidade e um local privilegiado de transmissão de informação, o projeto PERICLES pretende, com este curso, contribuir para a divulgação, valorização e defesa do património natural e cultural da Ria de Aveiro.

  • Carla Patrícia Silva e Diana Lima são as editoras convidadas para um número especial da Toxics

    Carla Patrícia Silva e Diana Lima são as editoras convidadas para o número especial da Toxics:  "Removal of Pharmaceuticals in Water and Wastewater Treatment". Toxics (IF: 3.271) é um jornal internacional, de acesso aberto, com revisão por pares, sobre todos os aspetos relacionados com a toxicidade de produtos químicos e materiais. É publicado trimestralmente online pela MDPI. Data limite para submissão: 31 outubro. Mais informação.

  • Ângela Barreto e Vera Lúcia Maria são as editoras convidadas para um número especial da Applied Sciences

    Ângela Barreto e Vera Lúcia Maria são as editoras convidadas para um número especial da Applied Sciences "Contaminants of Emerging Concern—(Eco)Toxicity, Environmental Behavior and Remediation". Applied Sciences (IF:2.474) é um jornal internacional, de acesso aberto, com revisão por pares, sobre todos os aspetos relacionados com as ciências naturais aplicadas, publicado online pela MDPI. Data limite para submissão: 10 julho. Mais informação.

  • Vera Lúcia Maria e Ângela Barreto são as editoras convidadas para um número especial da Toxics

    Vera Lúcia Maria e Ângela Barreto são as editoras convidadas para o número especial da Toxics:  "Plastics (Macro-, Micro- and Nano-) as Vectors for Other Environmental Contaminants" Toxics (IF: 3.271) é um jornal internacional, de acesso aberto, com revisão por pares, sobre todos os aspetos relacionados com a toxicidade de produtos químicos e materiais. É publicado trimestralmente online pela MDPI. Data limite para submissão: 31 agosto. Mais informação.

Financiamento do CESAM: