DESTAQUES

Evento final do projeto COACH

Decorre nos dias 27, 28 e 29 de setembro o evento final do projeto COACH (“Uma abordagem cooperativa aplicada à conservação e gestão de berbigão”). Todos os resultados gerados sobre a biologia, o habitat, a distribuição e a pesca do berbigão na Ria de Aveiro serão partilhados com as partes interessadas. A ferramenta de apoio a ações de gestão e conservação criada pela equipa COACH (uma plataforma de acesso aberto disponível na internet) vai ser oficialmente lançada e acompanhada por demonstração de utilização. O terceiro dia do evento, que coincide com as comemorações do Dia Marítimo Mundial, será dedicado à educação ambiental numa abordagem única de transferência de conhecimento, no terreno, entre cientistas, pescadores e alunos.

ver mais

AVISOS

  • Projeto BlueNIGHTs comemora Noite Europeia dos Investigadores na Torreira

    Investigadores do CESAM & DBio (Daniela Figueiredo, Ana Hilário, Ascensão Ravara e Clara Rodrigues) e do INET-md & DeCA (Paulo Rodrigues) propõem um programa para a Noite Europeia dos Investigadores fora da cidade, dia 30 de setembro, na vila piscatória da Torreira (concelho da Murtosa). As atividades decorrem no âmbito do projeto europeu "BlueNIGHTs - A touch of Blue in the EU Researchers' Nights for a more Sustainable Use of the Ocean' onde estão previstas outras atividades até final de 2023. Programa HERE.

  • CESAM acolhe o workshop do grupo OYSTER

    O CESAM vai acolher o workshop para jovens cientistas da OYSTER nos dias 29 e 30 de Setembro de 2022. Criado em 2018, OYSTER (Orienting Young ScienTists of EuromaRine) é um grupo de trabalho independente que pertence à rede EuroMarine, da qual o CESAM é membro. O grupo OYSTER dedica-se a promover e apoiar oportunidades para jovens investigadores em ciências do mar. Estarão presentes 9 membros de vários países/instituições que pertencem à rede EuroMarine: Espanha, França, Itália, Polónia, Finlândia e Portugal.


NOTíCIAS

  • Primeira reunião presencial do projeto "COASTAL" decorre na Universidade de Aveiro

    Nos dias 19 e 20 de setembro decorreu, na Universidade de Aveiro, a reunião do projeto "COASTAL - MiCrofluidic sensOrs for rApid detection of marine toxins in SusTainable AquacuLture", financiado pelo programa Crescimento Azul do mecanismo das EEA GRANTS. Este encontro permitiu efetuar o ponto de situação das várias tarefas do projeto, possibilitando aos vários parceiros apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo dos primeiros meses e planear as próximas atividades a serem desenvolvidas O projeto COASTAL reúne uma equipa multidisciplinar de especialistas, nas áreas de micro e nanofabricação de sensores biológicos e químicos, eletroquímica e química analítica, que está a trabalhar no desenvolvimento de novas abordagens para a deteção de PST (Toxinas marinhas paralisantes) em moluscos bivalves. O promotor do projeto é a Universidade de Aveiro (UA) tendo como parceiro em Portugal o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Participam também neste projeto as entidades norueguesas SINTEF MiNaLab e a Universidade Norueguesa de Ciências da Vida (NMBU). 

  • CESAM coordena dois projetos "Twinning", no âmbito do Horizonte Europa

    Dois projetos coordenados pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), com um financiamento europeu total superior a 2.5 milhões de euros, visam potenciar as competências e o perfil de investigação da Universidade de Aveiro em duas áreas distintas de investigação. Ambos os projetos estão enquadrados nas ações Widening - Widening Participation and Spreading Excellent do pilar horizontal e transversal do programa Horizonte Europa. Estas ações possibilitam que países com menor capacidade científica e transferência de conhecimento em ID&I, países designados Widening (como é o caso de Portugal), sejam capazes de convergir para a média da União Europeia através de estratégias de cooperação com entidades de Estados-Membros considerados mais desenvolvidos. O projeto EPIBOOST - BOOSting excellence in environmental EPIgenetics, coordenado por Joana Pereira, investigadora do CESAM & DBio, integra no consórcio duas organizações internacionalmente reconhecidas na área científica do projeto: a Universidade de Gent, na Bélgica, e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), de Espanha, para abordar os desafios decorrentes da integração da epigenómica na avaliação ambiental, particularmente no que diz respeito ao meio aquático.O projeto FONDA - FOstering Nitrogen Deposition Assessment over Portugal, coordenado por Alexandra Monteiro, investigadora do CESAM  & DAO, centra-se na área da modelação e mapeamento das emissões atmosféricas, em particular da amónia. O projeto envolve a formação de uma parceria estratégica com a instituição de I&D holandesa TNO e com a Universidade de Berlim (FUB), na Alemanha.  

  • Reportagem no jornal Público: paraíso das aves limícolas

    Desde 2006 que o investigador do CESAM, José Alves, passa parte da Primavera e do Verão na Islândia, para estudar o maçarico-de-bico-direito e outras aves que ali nidificam. O trabalho desenvolvido com esta e outras espécies limícolas permite perceber as alterações ambientais que o Planeta tem sofrido. Pode ver a reportem completa no jornal Público AQUI. Reportagem vídeo: https://youtu.be/9W6XYrsqMLg

  • Projeto BioPradaRia promove ação de sensibilização e formação na Gafanha da Encarnação

    Semana sobre Espécies Invasoras 2022: Portugal & Espanha  decorre de 21 a 29 de maio, e a sua organização coincide com a comemoração do Dia Mundial da Biodiversidade (22 Maio) e o 30º aniversário do Dia da Rede Natura 2000 (21 de maio). No próximo sábado (21de maio) irá decorrer uma ação de sensibilização e formação sobre "Pradarias Marinhas da Ria de Aveiro: Ameaças da minhoca marinha exótica e o Restauro Ecológico em curso",promovida no âmbito do Projeto BioPradaRia. O ponto de encontro é no Cais da Bruxa, Gafanha Da Encarnação (40.614870, -8.738276), às 14:30. (Sugestão: levar galochas)  

Financiamento do CESAM: UIDP/50017/2020 + UIDB/50017/2020 + LA/P/0094/2020