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NAVESAFETY - Tecnologias emergentes de deteção remota nosuporte em tempo real à segurança da navegação em zonas portuárias
Investigador Responsável - Paulo Renato Enes Baganha Baptista
Programa - Fundo Azul
Período de Execução - 2019-03-01 - 2020-02-28 (12 Meses)
Entidade Financiadora - Direção Geral da Política do Mar
Financiamento para o CESAM - 95230 €
Financiamento Total - 179842 €
Instituicão Proponente - Universidade de Aveiro
Instituições Participantes
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Maritimos
Administração do Porto da Figueira da Foz
Simbiente Engenharia e Gestão Ambiental

Este projeto tem como principal fundamento desenvolver tecnologia que permita a monitorização, em tempo quase real, de embocaduras em estruturas portuárias. O sistema a desenvolver irá recolher dados sobre a morfologia do
fundo e a hidrodinâmica local, nomeadamente, a parametrização da posição tridimensional da barra submersa e parâmetros físicos -altura da onda, período da onda e direção predominante e altura da maré. Complementarmente, serão recolhidos dados morfológicos no domínio adjacente à embocadura.
O projeto NAVSAFETY pretende desenvolver dois métodos de monitorização suportados por soluções de deteção remota: i) um sistema de vídeo-monitorização no qual são aplicadas soluções de software inovadoras; ii) metodologias de processamento de imagens de satélite vocacionadas para extração da batimetria de águas pouco profundas (profundidades inferiores a 15 m).
A informação adquirida e processada em tempo real pretende gerar serviços inovadores e competitivos, no mercado nacional e internacional, que serão disponibilizados on-line através de uma plataforma WEB e de uma aplicação móvel, aos utilizadores finais. O serviço WEB a disponibiliza a informação, em tempo quase real, relativa à dinâmica de barras submersas. A aplicação móvel visa a difusão de informação relativa à hidrodinâmica local e nível da maré. O
projeto NAVSAFETY, ao recorrer a tecnologias de deteção remota e metodologias inovadoras de processamento de imagem, possibilita a disponibilização de informação para uma vasta gama de condições de agitação marítima, incluindo eventos extremos (temporais), condições para as quais as questões de segurança marítima se tornam particularmente pertinentes.


Membros neste projecto
Cristina Bernardes
Investigadora
Paulo A. Silva
Investigador

Financiamento do CESAM: