Building the future by doing more together

FIRE-MODSAT II - Suporte a decisões de gestão do fogo combinando modelação de propagação do fogo e dados de satélite em contexto operacional em Portugal (parteII)
Investigador Responsável - José Miguel Oliveira Cardoso Pereira
Investigador responsável no CESAM - Alfredo Rocha
Programa - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização (02/SAICT/2017)
Período de Execução - 2019-01-01 - 2021-12-31 (36 Meses)
Entidade Financiadora - FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, within the PT2020 Partnership Agreement and Compete 2020 co-funded by the FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Financiamento para o CESAM - 48162 €
Financiamento Total - 238658 €
Instituicão Proponente - Instituto Superior de Agronomia
Instituições Participantes
Universidade de Aveiro
Instituto Superior de Agronomia
PortucelSoporcel Florestal - Sociedade de Desenvolvimento Agro-Florestal S.A. (PSF)

O FIRE-MODSAT II propõe desenvolver o trabalho anterior, com a nova questão científica: Como podem ser melhoradas as simulações de propagação do fogo? Isto pode ser alcançado refinando as previsões de propagação do fogo através da melhoria da qualidade dos dados e da quantificação da sua incerteza (Tarefa 2), e da parameterização do modelo (Tarefa 3) em grandes incêndios históricos. As melhorias nesta componente cientifica são integradas em simulações probabilísticas de propagação do fogo para determinar a exposição a incêndios extremos (Tarefa 4) e para prever propagação de incêndio em tempo real (Tarefa 5). A avaliação é realizada utilizando fogos ativos e o conhecimento especializado dos utilizadores (Tarefa 6). A coordenação do projeto é realizada na Tarefa 1. A companhia NAVIGATOR, a Autoridade Nacional para a Protecção Civil e a AFOCELCA têm um papel crítico no projeto, avaliando a qualidade da informação produzida no apoio às decisões de gestão do fogo. O FIRE-MODSAT II tem por objetivo fazer avançar o corpo científico de conhecimento, contribuindo para melhorar as decisões de gestão do fogo/floresta, minimizando assim os impactos presentes e futuros dos incêndios florestais. Abrange diferentes áreas de especialização que estão devidamente cobertas pelo conhecimento existente na equipa proponente.


Membros neste projecto

Financiamento do CESAM: