Building the future by doing more together

Integrando a restauração do habitat de nidificação com o seguimento individual no mar da Pterodroma cahow, uma espécie ameaçada endêmica da Bermuda
Investigador Responsável - Letizia Campioni
Investigador responsável no CESAM - José Pedro Granadeiro
Programa - The Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund
Período de Execução - 2019-02-01 - 2021-06-30 (29 Meses)
Entidade Financiadora - The Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund
Financiamento Total - 22900 €
Instituicão Proponente - ISPA-IU
Instituições Participantes
Universidade de Lisboa


1. MONITORIZAÇÃO Seguimento GPS de aves reprodutoras em 4 locais de nidificação durante a incubação e desenvolvimento das crias em ambos os anos. Usar dados deseguimento para: a) caracterizar áreas marinhas importante com maior concentração de aves (rafting e alimentação) e correlacioná-las com atividades econômicas e recreativas costeiras / marítimas e avaliar sobreposição com IBAs / MPAs; b) caracterizar o nicho espacial e correlacionar com o nicho isotópico (Nitrogênio, Carbono), características individuais (sexo, idade, condição corporal, sucesso reprodutivo) e presença de contaminantes (compostos organoclorados) obtidos da análise sanguínea de marcadores. Esta informação também será correlacionada com as características das fêmeas. Serão amostradps indivíduos mortos e ovos não viáveis.
2.ACÇÃO Restauração de um novo local de nidificação (Nonsuch Island, local de colônia B, instalando 5 ninhos e translocando 10 pintos). Prospeção na Ilha de Southampton para identificar habitats de reprodução adequados para colocar novos ninhos artificiais o final do segundo ano.
3.ENVOLVENDO A SOCIEDADE Desenvolver uma atividade educacional nas escolas secundárias locais, incluindo palestras e convidando os alunos a participar de uma competição de arte com o objetivo de preparar o calendário de bolso de uma Bermuda Petrel (2020-2021) ilustrando o ciclo biológico de Cahow. As obras de arte serão exibidas, valorizadas e calendários impressos e distribuídos. A conscientização pública também será levada a cabo pela divulgação de detalhes do projeto nas redes sociais.


Membros neste projecto

Financiamento do CESAM: