Caring about the future

AURORA: Revelar os processos escondidos no monte submarino Aurora: conectividade e biogeografia de fontes hidrotermais no oceano Árctico profundo
Investigador Responsável - Lissette Victorero
Investigador responsável no CESAM - Lissette Victorero
Programa - Norwegian Research Council
Período de Execução - 2020-01-01 - 2023-02-28 (38 Meses)
Entidade Financiadora - Norwegian Research Council
Financiamento para o CESAM - 7200 €
Financiamento Total - 346885 €
Instituicão Proponente - Norwegian Institute for Water Research
Instituições Participantes
Universidade de Aveiro


Descrição do Projecto
No atual cenário de alterações globais é importante compreender o papel dos ecossistemas profundos do oceano Ártico na biodiversidade global e no funcionamento e serviços dos ecossistemas. Novos dados sobre estes ecossistemas ainda pristinos e, em particular, sobre a conectividade entre populações, são fundamentais para a definição de estratégias de gestão espacial. Os complexos ecossistemas profundos da Crista de Gakkel foram propostos como vias de dispersão larvar entre bacias oceânicas.
No entanto, a confirmação visual da ocorrência de fontes hidrotermais sob gelo no oceano Ártico, o campo hidrotermal Aurora (82,5°N), aconteceu apenas em 2014 e o potencial de dispersão da fauna hidrotermal permanece mal compreendido e totalmente desconhecido para as comunidades árcticas. O projeto AURORA irá avançar as fronteiras da investigação no mar profundo e no oceano Árctico, em colaboração com o projeto FRINATEK-HACON (https://bit.ly/2OzpRlB), através do estudo dos processos físicos, batimétricos e ecológicos que promovem a conectividade das populações de espécies de fontes hidrotermais e montes submarinos no Árctico. O objetivo geral de AURORA é avaliar o papel da crista de Gakkel como via de conectividade entre bacias oceânicas e avaliar a sua posição biogeográfica à escala global, produzindo novos conhecimentos de uma região prístina, bem como dados cientificamente robustos essenciais para futuros planos de gestão.






Membros do CESAM neste projecto
Ana Hilário
Investigadora
Lissette Victorero
Coordenadora

Financiamento do CESAM: UIDP/50017/2020 + UIDB/50017/2020 + LA/P/0094/2020