Building the future by doing more together

SGH - Projeto Smart Green Homes
Investigador Responsável - Bosch Termotecnologia, S. A.
Investigador responsável no CESAM - Luís Tarelho
Programa - Sistema de Incentivos à I&D Empresarial
Período de Execução - 2016-10-01 - 2020-09-30 (48 Meses)
Entidade Financiadora - AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (POCI-01-0247-FEDER-007678)
Financiamento para o CESAM - 985450 €
Financiamento Total - 18832858 €
Instituicão Proponente - Bosch Termotecnologia, S. A.
Instituições Participantes
Universidade de Aveiro


O Projeto Smart Green Homes (SGH) visa desenvolver soluções integradas de produtos e tecnologias para ambiente doméstico, elevando os padrões de conforto, segurança e satisfação de utilização a um novo nível e, ao mesmo tempo, dar resposta aos problemas de sustentabilidade do Planeta, aumentando a eficiência energética e diminuindo as emissões de gases poluentes e o consumo de água.
O Projeto tem assim por objetivo o desenvolvimento de uma nova geração de produtos e serviços Bosch, contribuindo para reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Sendo desenvolvido em co-promoção entre a Bosch Termotecnologia S.A. e a Universidade de Aveiro, pretende consolidar uma forte colaboração entre os co-promotores e permitir o reforço das competências de I&D da Bosch. Conduzirá à expansão do portfólio de soluções desenvolvidas em Aveiro, cada vez mais eficientes, disruptivas no mercado e com um custo competitivo, que não sejam facilmente replicáveis nem passíveis de adaptação por parte de outras empresas, para consolidar a posição da Bosch como líder mundial de termotecnologias no domínio residencial.
Serão criadas soluções inovadoras em bombas de calor, sistemas de tratamento de ar, aquecimento a gás, aquecimento elétrico, tratamento de águas e serviços de interface e controlo residencial, que não só aumentam a qualidade de vida das pessoas, mas também tornam as casas mais inteligentes e mais sustentáveis.
Pretendem-se deste modo atingir novas metas na área da energia, ambiente, recursos naturais e conforto, no domínio residencial.
http://www.ua.pt/smartgreenhomes

Membros neste projecto
Ana Cláudia Dias
Investigadora
Ana Isabel Miranda
Investigadora
Carlos Borrego
Investigador
Carlos Faria
Investigador
Casimiro Pio
Investigador
João Guilherme Andrade Serra
Bolseiro de Investigação
Johnny Daniel Reis
Investigador
Luís Tarelho
Coordenador
Myriam Nunes Lopes
Investigadora
R. Gemma Raluy Rivera
Investigadora
Teresa Nunes
Investigadora

Financiamento do CESAM: