Building the future by doing more together

Investigador do CESAM convidado para organizar a conferência anual da British Ornithologists’ Union em 2017

Investigador do CESAM convidado para organizar a conferência anual da British Ornithologists’ Union em 2017

5/04/2016

O Dr. José Alves, membro do CESAM (DBio/UA) desde 2013, é um dos organizadores da conferência anual da BOU “From avian tracking to population processes”. A equipa organizadora é ainda composta por investigadores de três outras instituições: Universidade de East Anglia (Reino Unido), Universidade da Islândia e o Centro de Ecologia e Hidrologia (Reino Unido), que irão juntar ornitólogos e ecologistas de organizações académicas e de conservação, para discutir como o seguimento animal ao nível individual pode servir para resolver questões fundamentais sobre dinâmica de populações e quais as suas implicações para a conservação.

Os recentes avanços tecnológicos na miniaturização permitiram o uso alargado de sistemas para o seguimento animal, com descobertas surpreendentes últimos anos. Por exemplo, o voo contínuo de uma ave limícola migratória entre o Alasca e a Nova Zelândia, percorrendo 11 000 km sem parar para descansar, comer ou hidratar-se. Os aparelhos de seguimento GPS podem pesar apenas 5 gramas permitindo o seguimento de indivíduos de muitas espécies. Esta conferência pertende ir para além dos padrões, focando-se principalmente nas suas consequências. Vários tópicos serão discutidos, entre eles:

Dispersão, escolha de território e consequências para o fitness
Demografia e efeitos de “carry-over
Dinâmica de populações e conectividade migratória
Evolução e ontogenia do movimento e de estragtégias migratórias
Implicações do movimento de larga escala para a conservação

A British Ornithologists’s Union (BOU), fundada em 1858 e é uma das mais antigas e respeitadas organizações ornitológicas, com membros em todos os continentes. Tendo por lema “Advancing Ornithology” organiza conferências temáticas, financia bolsa (com especial atenção aos investigadores em início de carreira) e publica a revista científica da área com maior impacto, IBIS.

http://www.bou.org.uk/conference/tracking-and-populations-2017/

Partilhe nas redes sociais:

Financiamento do CESAM: