Building the future by doing more together

Sistema de previsão da qualidade do ar com colaboração da UA integra dispersão de poeiras vindas do deserto

Sistema de previsão da qualidade do ar com colaboração da UA integra dispersão de poeiras vindas do deserto

19/07/2016

Sistema de previsão da qualidade do ar está agora mais completo

Um módulo de previsão da dispersão em território nacional das poeiras do deserto, vindas do norte de África, foi integrado recentemente no sistema de previsão da qualidade do ar desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Agência Portuguesa de Ambiente e a Universidade de Aveiro (UA) - mais propriamente, o grupo de investigação GEMAC do Departamento de Ambiente e Ordenamento. Deste modo, é possível efetuar e integrar a previsão destes eventos naturais, tão frequentes em Portugal, permitindo avisos à população e evitando problemas de saúde: http://previsao-qar.web.ua.pt/.

Também o verão e os tão desejados dias bonitos cheios de sol podem ter um senão: nem sempre a qualidade do ar nestes dias é a melhor… Mas, pelo menos, com a ajuda do Grupo de Emissões Modelação e Alterações Climáticas (GEMAC), do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA, já é possível prever a qualidade do ar, à semelhança do que se faz com o estado do tempo.

A utilidade deste serviço, com vantagens para a generalidade da população, poderá ter particular interesse para os grupos considerados mais sensíveis. É o caso das crianças, idosos, asmáticos e pessoas com alergias, doenças respiratórias ou problemas cardíacos. 

Mais informação em: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=47280&lg=pt

Partilhe nas redes sociais:

Financiamento do CESAM: