Building the future by doing more together

Área de estudo abrange toda a plataforma continental do Atlântico Europeu

Área de estudo abrange toda a plataforma continental do Atlântico Europeu

21/07/2016   

Biólogos da Universidade de Aveiro participam em censo aéreo de cetáceos

Biólogos da Universidade de Aveiro (UA), do Departamento de Biologia (DBio) e do Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM), participaram nas campanhas de censo aéreo de cetáceos integrada no projeto SCANS III, realizadas entre os dia 6 e 14 de julho, que contou com a equipa de biólogos do projeto LIFE+ MarPro, coordenado por Catarina Eira, investigadora do DBio e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), e por biólogos da equipa do CPRAM-ECOMARE.

A área de estudo abrange toda a plataforma continental do Atlântico Europeu, desde o Estreito de Gibraltar até à Noruega. Em simultâneo, estão a operar três navios dedicados à monitorização de áreas offshore e sete aeronaves que irão amostrar a zona da plataforma continental. Nesta campanha e para a Península Ibérica foram amostrados 75 percursos desde o Estreito de Gibraltar até à fronteira com o Sul de França.

Durante este trabalho foram efetuados 376 avistamentos de grupos de cetáceos, totalizando 3870 indivíduos, com seis avistamentos individuais de tartarugas-comuns.

Para mais informações sobre o SCANS III, visitar a página oficial do projeto projeto SCANS III.

http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=47326

Partilhe nas redes sociais:

Financiamento do CESAM: