Building the future by doing more together

DBio/CESAM lidera projeto europeu de educação florestal

DBio/CESAM lidera projeto europeu de educação florestal

14/09/2016

Gestão florestal sustentável é o objetivo da mais recente parceria internacional conduzida pelos biólogos da UA

FOREST-IN: INovative and Educational INformation for the Sustainable FOREST Management by Smallholders é o novo projeto europeu que a Universidade de Aveiro (UA), através do Departamento de Biologia (DBio), viu recentemente aprovado. O financiamento comunitário, que ultrapassa os 320 mil euros, foi obtido pelo programa Erasmus+, o instrumento financeiro da Comissão Europeia para a Educação. Neste caso, a educação florestal de todos os agentes do universo florestal, desde os pequenos proprietários e técnicos florestais aos grandes decisores, será o enfoque principal desta missão que terá a duração de três anos.

O projeto FOREST-IN partiu da necessidade de criar uma plataforma de entendimento que unisse os vários agentes florestais de Portugal, Espanha e França, países que, de modo geral, enfrentam problemáticas florestais semelhantes. Nestes países, o predomínio da propriedade florestal privada, de muito reduzida dimensão e maioritariamente sob a gestão de proprietários sem formação técnica na área, levam à proliferação de práticas que por vezes ameaçam a integridade e produtividade florestal e condicionam os serviços do ecossistema como um todo, sendo urgente a partilha de boas práticas e o fomento da educação florestal.

A UA prestará toda a fundamentação e acompanhamento científico em diversas áreas (floresta, biodiversidade, sustentabilidade e comunicação).

Mais informação em: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=47643

Partilhe nas redes sociais:

Financiamento do CESAM: