Forging sustainability

Ulisses M Azeiteiro

Ulisses M Azeiteiro

Professor Associado com Agregação




Interesses de investigação

Global Change Biology and Ecology
Climate Action and Sustainability

Graus académicos

Habilitation for Full Professorship in 2006, was educated at the Aveiro University, Portugal, from which he received his Master Science Degree in 1994, Coimbra University, Portugal, where he received his Doctorate (PhD) in Ecology in 1999.

Atividades científicas

Coordinator of the Climate Change and Biodiversity Assets Unit from the Biology Department and Integrated Member/Senior Researcher of the Centre for Environmental and Marine Studies (CESAM) at University of Aveiro in Portugal.
Research Coordinator since 2008 (Research Line Long Term Ecological Response to Global Changes at IMAR-CMA – Marine and Environmental Research from 2008 to 2010 and Research Group Social-Economic Governance and Sustainability from the Centre for Functional Ecology, hosted by the Faculty of Sciences and Technology at University of Coimbra from 2010 to 2016).

Publicações

Projetos

SEEBug – Desenvolvimento de um SEnsor para a deteção rápida e Eficaz de bactérias patogénicas em Bivalves Ver mais

BISPECIAI - Bivalves num ambiente poluido e sujeito a alterações climáticas Ver mais

AquaMMIn - Desenvolvimento e validação de um sistema de aquacultura modular multitrófico integrado para espécies de águas marinhas e salobras Ver mais

COOPERMINHO - Valorização da Produção Piscatória do Rio Minho – Contribuição para a Gestão e Valorização de Produtos da Pesca do Rio Minho – Comunicação e Formação Socioambiental da Comunidade Local para a valorização dos Recursos Piscícolas do Rio Minho Ver mais

Orientações científicas

Post-doc (Orientador Principal): Sara Daniela Fontes da Costa Carvalho (CESAM member)

Produção Científica anterior à integração no CESAM

Sumário: 15 livros (3 autorias e 12 edições – 10 internacionais) e 47 capítulos de livro (23 de divulgação internacional e 24 de divulgação nacional); 4 volumes especiais/suplementos e 63 artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem (ISI); 5 artigos publicados em atas de congressos internacionais; 6 volumes temáticos e 54 artigos publicados em revistas com arbitragem e artigos publicados em atas de congressos nacionais. Autor ou coautor com mais de 200 resumos de comunicações orais e painéis, em conferências, seminários, congressos, simpósios e workshop internacionais e nacionais.


ORCID:           http://orcid.org/0000-0002-5252-1700 or My URLs:       Scopus Author ID: 6603109821 Google Scholar ID BMOnDDcAAAAJ Authenticus Author ID: R-000-HAW

Supervisão de Projetos de Pós-Doutoramento e Estudantes de Doutoramento


Supervisão de Projetos de Pós-Doutoramento


Tema: “A ação de EqEA para a EA e descarbonização nos estilos de vida faxe às ACs: Desenvolvimento de uma intervenção pedadgógica na Euroregião do Eixo Atlântico (Norte de Portugal e Galiza)”, por Sara Daniela Fontes da Costa Carvalho (Doutora em Educação, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha e Mestre em Promoção da Saúde e Meio Ambiente, Universidade do Minho). Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro (Supervisão/Orientação nos anos de 2016 - ).

Estudantes de Doutoramento


Sustainable development in a changing climate: new legal, economic and social perspectives in Brazil por Thiago Lima Klautau de Araújo, Data prevista para a sua conclusão: 2º Semestre de 2018. Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais (BEAG), na Universidade de Aveiro (Orientação em coorientação com Amadeu Soares).

Supervisão de Projetos de Pós-Doutoramento e Estudantes de Doutoramento anterior à integração no CESAM


Orientou 4 projetos de Pós-Doutoramento (1 na Universidade de Aveiro) (2 na Universidade de Coimbra) (1 na Universidade Aberta de uma docente da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil, na temática do E-learning).


Orientou e coorientou 7 alunos de doutoramento (2 fora de Portugal, no Brasil e em Espanha, e 3 na Universidade de Coimbra) e 51 alunos de mestrado (destes estudantes, 9 na Universidade do Porto, 5 na Universidade de Coimbra e 3 na Universidade de Aveiro).


Oriento/cooriento 14 alunos de doutoramento e 7 alunos de mestrado (UAb e UC).


Curriculum vitæ Resumo do currículo

A minha atividade de investigação tem sido, desde sempre, enquadrada no domínio das Alterações Climáticas (AC). Após o meu doutoramento em Biologia, especialidade de Ecologia, concluído em 1999 na Universidade de Coimbra, desenvolvi investigação sobre Biologia e Ecologia de Sistemas Estuarinos, Costeiros e Marinhos, particularmente nas respostas biológicas e ecológicas às alterações climáticas (com especial incidência no compartimento planctónico).


A Organização e Liderança de grupos inicia-se no IMAR-CIC / IMAR – Centro do Mar e Ambiente (CMA), Marine and Environmental Research Centre (Unidade 284/94 do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D da FCT) onde exerci as funções de Coordenador da Linha 4 intitulada Long Term Ecological Response to Global Changes, entre 1 de Junho de 2008 e 31 de Dezembro de 2009 (tendo exercido as funções de Vice-Coordenador desde a sua criação até 31 de Maio de 2008).


Após a agregação, na área científica de Biologia, grupo disciplinar de Ecologia, em 2006, iniciei uma abordagem mais holística das AC, incluindo as questões socioambientais na investigação em torno da Adaptação às AC.


Na transição para o Centro de Ecologia Funcional (CEF) / Centre for Functional Ecology (CFE) (Unidade 4004 do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D da FCT, BIA – Centro – 4004), assumi de imediato a liderança do Grupo de Investigação Ecology and Society RG-Centro-4004-3933 (desde a sua criação em Janeiro de 2010), que em 2014 foi reestruturado e designado por History of Science, Scientific Communication and Dissemination. Entre janeiro e dezembro de 2016 o Grupo que coordenei focava-se nas questões de Governança Socioambiental e Adaptação às Alterações Climáticas, designando-se Governança Sócio-Ambiental e Sustentabilidade  / Social-Economic Governance and Sustainability.


A construção (organização e liderança) de equipas multidisciplinares permitiu a emergência de um espaço de trabalho transdisciplinar efetivo, formalizado em 2013 com a criação da Extensão do Centro de Ecologia Funcional (CEF) na Universidade Aberta. Esta equipa definia-se num espaço de charneira e integrava investigadores de várias áreas científicas (das ciências biológicas, às ciências ambientais e ciências sociais). O trabalho de investigação desenvolvido era favorecedor de uma visão social, económica e multi-intercultural dos fenómenos biológicos, ecológicos e ambientais, o que conduziu ao alargamento da investigação a outras geografias com quem hoje mantenho relações privilegiadas, nomeadamente os continentes Africano e Sul-Americano (Brasil e outros países da América Latina).


Sou avaliador da União Europeia/Comissão Europeia, desde 2010, estando desde 2016 como avaliador do H2020 (num total de 6 painéis). Sou avaliador permanente do Polish National Centre for Research and Development (Polónia) e participei em 15 painéis de avaliação de programas / projetos / bolsas de estudo, 1 de instituições internacionais, 11 de instituições estrangeiras e 3 de instituições nacionais.


Pertenci a comissões científicas e/ou organizadoras de 67 congressos internacionais (49) e nacionais (18), com funções de Presidente de Comissões Organizadoras e Científicas em 28 (22 Internacionais e 6 Nacionais).


Participei em 158 júris de provas académicas (Doutoramento: 26 – Presidente em 1 e Arguente em 17; Projeto de Tese de Doutoramento: 14 – Arguente em 2; Mestrado: 118 – Presidente em 18, Arguente em 58), dos quais 98 fora da instituição. Os 6 júris em Universidades fora de Portugal (4 júris de doutoramento e 2 de mestrado) foram 2 júris de doutoramento e 2 de mestrado no Brasil, 1 júri de doutoramento em Malta e ainda 1 de doutoramento em Espanha. 


Sou o primeiro responsável, no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, do recém-criado Núcleo de Alterações Climáticas e Ativos de Biodiversidade (NACAB) | Climate Change and Biodiversity Assets Unit (2016 - presente).


Desde 2017 sou membro do Laboratório Associado CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar / CESAM – Centre for Environmental and Marine Studies).


Financiamento do CESAM: