Caring about the future

TH/Asia-Link/016 - Ligação da formação pós-graduada em aquacultura e gestão dos recursos aquáticos com as indústrias através de um programa de internato
Investigador Responsável - António J. A. Nogueira
Programa - EUROPAID
Período de Execução - 2007-09-01 - 2010-12-31 (40 Meses)
Entidade Financiadora - EU – Asia-Link Programme
Financiamento para o CESAM - 26000 €
Financiamento Total - 959157 €
Instituicão Proponente - Asia Institute of Technology (Thailand)
Instituições Participantes
Universidade de Aveiro
University of Stirling, UK
Tribhuvan University, IAAS, Rampur, Nepal
Research Institute for Aquaculture No. 1 - Hanoi, Vietnam
University of Agriculture and Forestry, HCM City, Vietnam
Royal University of Agriculture, Phnom Penh, Cambodia

Descrição do Projecto
O objectivo deste projecto é o melhoramento das condições de vida dos agricultores pobres do sul e do sudeste asiático através de uma gestão sustentável dos recursos aquícolas. A formação pós-graduada desempenha papeis importantes; contudo o grau de sucesso na realização deste objectivo depende da eficácia dos sistemas/programas de investigação. Constatando-se a fragilidade da ligação entre as universidades e a indústria, ou ainda a situação real no campo da aquacultura e da gestão dos recursos aquáticos, é proposto o planeamento e lançamento de um programa de “internato” para estudantes de pós-graduação como forma de promover o conhecimento prático e a resolução de problemas. O projecto proposto pretende desenvolver um sistema de apoio aos estudantes de pós-graduação de instituições europeias e asiáticas para trabalharem com industrias pesqueiras e de aquacultura na Ásia.
Neste programa, os parceiros asiáticos e os respectivos países trabalharão em conjunto com as organizações de acolhimento, i.e. explorações comerciais privadas, organizações não governamentais e gabinetes de extensão governamental. Após o término do 1º ano de curso, os estudantes de pós-graduação e os respectivos países/organizações trabalharão pelo menos seis meses com as organizações hospedeiras locais. Os estudantes seleccionado e coordenador local em conjunto com os tutores dos estudantes escolherão as instituições de acolhimento e efectuarão as diligências necessárias. Durante o programa de internato os estudantes terão oportunidade de: identificarem problemas reais e resolvê-los, planearem e desenvolverem actividades de investigação conducentes à elaboração das suas dissertações recomendando soluções práticas para os problemas encontrados. Da mesma forma, os parceiros de instituições europeias também recrutarão e enviarão os seus estudantes para as instituições asiáticas e/ou instituições hospedeiras com os mesmos objectivos.

Ao longo do período de três anos, pelo menos 36 estudantes asiáticos (três estudantes por instituição/ano) serão financiados para trabalharem no campo no âmbito deste programa de internato. Pelo menos 20 docentes de instituições asiáticas (5 por parceiro) e quatro docentes europeus estarão envolvidos neste processo. Quatro docentes asiáticos (um por parceiro) farão um internato enquanto que os outros quatro integrarão o comité para avaliação dos estudantes e apoiarão o seu trabalho visitando as instituições de acolhimento durante o programa de internato. Ao mesmo tempo, pelo menos oito estudantes europeus serão recrutados pelos parceiros europeus para estudarem e trabalharem nas instituições asiáticas de acolhimento, adquirindo experiência que poderá ser utilizada como parte do trabalho de dissertação ou creditada de acordo com as regras da universidade de origem. Todos os internos apresentarão um seminário público acerca do seu trabalho. O trabalho de investigação será ainda objecto de publicação em revistas internacionais, de acordo com a sua qualidade e adequação. Os docentes do AIT e os parceiros europeus actuarão como pessoal de apoio para os seminários, assim como para a avaliação das dissertações e do programa de internato.

Página web do projecto

http://www.aarm-asialink.info/index2.html

Membros do CESAM neste projecto
António José Arsénia Nogueira
Investigador Responsável

Financiamento do CESAM: UIDP/50017/2020 + UIDB/50017/2020 + LA/P/0094/2020