Caring about the future

FishPhage - Phage therapy: an innovative technology to inactivate pathogenic bacteria in European seabass (Dicentrarchus labrax)
Investigador Responsável - Adelaide Almeida
Programa - VIII Concurso de Cooperação Bilateral entre Portugal e a China
Período de Execução - 2017-01-01 - 2019-01-31 (25 Meses)
Entidade Financiadora - FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Ministry of Science and Technology of China (MOST)
Financiamento para o CESAM - 10800 €
Instituicão Proponente - Universidade de Aveiro
Instituições Participantes
Department of Food Science and Technology, Shanghai Jiao Tong University, China

Descrição do Projecto

Uma das principais perdas financeiras para a indústria da piscicultura é o desenvolvimento de infeções por bactérias patogénicas, especialmente estirpes resistentes a antibióticos. Este problema é mais proeminente nas fases iniciais do desenvolvimento dos peixes, e é difícil de tratar com antibióticos tradicionais e com a vacinação. Consequentemente, é necessário desenvolver alternativas de tratamento às técnicas tradicionais que respeitem o ambiente de forma a aumentar a eficiência da aquicultura e reduzir o impacto ambiental, evitando o desenvolvimento de estirpes resistentes.

O Projeto FishPhage tem como objetivo testar um procedimento inovador e desenvolvido recentemente, terapia fágica, permitindo a inactivação de bactérias patogénicas em explorações piscícolas. A possibilidade de inativar bactérias patogénicas, sem qualquer risco para os peixes e para o ambiente, associada ao baixo custo do processo, pode ser uma tecnologia eficiente, segura e rentável. Neste projecto, iremos isolar diferentes fagos, e construir uma biblioteca de fagos. Para obter o melhor fago a usar, será avaliada a capacidade de lise dos fagos. Será desenvolvido um protocolo de terapia fágica à escala laboratorial. Em seguida, a avaliação do novo protocolo será testado em pisciculturas industriais e será feita a optimização dos parâmetros.






Membros do CESAM neste projecto
Adelaide Almeida
Coordenadora

Investigadora

Financiamento do CESAM: