Building the future by doing more together

Investigadora do CESAM integra dois novos projetos europeus na área das nanotecnologias

Investigadora do CESAM integra dois novos projetos europeus na área das nanotecnologias

Mónica Amorim, investigadora do CESAM & dBio, é a investigadora principal da equipa portuguesa de dois Projetos Europeus recentemente aprovados no âmbito do Horizonte 2020. Ambos os projetos vão desenvolver-se na área da nanotecnologia (NMBP-13-2018: "Risk Governance of nanotechnology" e NMBP-14-2018: Nanoinformatics: from materials models to predictive toxicology and Ecotoxicology”).

O projeto “NANORIGO - Establishing a Nanotechnology Risk Governance Framework” conta com um financiamento global de 4.748.740 € e é coordenado pela Universidade de Aarhus, Dinamarca. Envolve 29 parceiros de 15 países Europeus, além da Coreia e EUA.

O projeto “NanoinformaTIX - Development and Implementation of a Sustainable Modelling Platform for NanoInformatics” conta com um financiamento global de 6.783.556 € e é coordenado pela Agencia Estatal Consejo Superior De Investigaciones Cientificas (CSIC), de Madrid, Espanha. Envolve 36 parceiros de 20 países europeus, além da China e EUA.

A equipa portuguesa é responsável pelas atividades relacionadas com a avaliação de perigo e risco no ambiente. A avaliação do impacto ambiental utilizando novas ferramentas ómicas irá ser um dos pontos chave a explorar, tanto na avaliação de efeitos como na implementação em regulamentação.

A investigadora Mónica Amorim é também a responsável do projeto H2020-NMBP-12: “BIORIMA - BIOmaterial RIsk Management”, que teve inicio em 2017, tendo assim a Universidade de Aveiro continuado a investigação na área das nanotecnologias e seus impactos ambientais via financiamento internacional (H2020-NMBP-12-13-14), garantindo a participação em grandes redes de cientistas e industria internacional.

Partilhe nas redes sociais:

Financiamento do CESAM: