Building the future by doing more together

Primeiro Doutoramento do Programa Doutoral Do*Mar em Portugal é do CESAM

Primeiro Doutoramento do Programa Doutoral Do*Mar em Portugal é do CESAM

Nuno Gonçalo Ferreira Cordeiro, antigo aluno de doutoramento do CESAM, é o primeiro diplomado do programa doutoral Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (Do*Mar) por uma das universidades portuguesas do consórcio. Tiveram lugar, em 14 de janeiro de 2019, as provas do programa doutoral internacional em Do*Mar de Nuno Gonçalo Ferreira Cordeiro, sob o tema Numerical and observational processes study of NW Iberian margin circulation, e com orientação do Prof. Jesus Dubert  (Universidade de Aveiro), do Dr. Eric Desmond Barton (Instituto Español de Oceanografia – Vigo) e da Drª Rita Nolasco (Universidade de Aveiro).

O resultado principal deste doutoramento foi o desenvolvimento de configurações realistas de um modelo numérico que pode ser utilizado para avançar a compreensão dos mecanismos físicos da circulação costeira na região NO da Peninsula Ibérica. Esta ferramenta pode ser aplicada no estudo de questões societais de grande relevância nesta região, tais como as alterações climáticas e os ciclos biogeoquímicos, a dispersão de algas tóxicas, a ecologia da fase larvar de espécies de grande interesse comercial, ou o aperfeiçoamento dos sistemas operacionais de oceanografia (já existentes na UA).

O Do*Mar conta atualmente com mais de 250 alunos inscritos de mais de 20 nacionalidades dos quais 46 estão inscritos em universidades portuguesas. São membros do consórcio Do*Mar as seguintes universidades e institutos de investigação portugueses e espanhóis: Universidades de Aveiro, Porto, Minho, Trás os- Montes e Alto Douro, Vigo, Coruña e Santiago de Compostela, o Instituto Español de Oceanografia e o Consejo Superior de Investigaciones Cientficas. Neste consórcio participam ainda, como membros associados, a School of Biology of the University of St. Andrews (Escócia), a Station Biologique de Roscoff (França) e o Instituto Oceanográfico da Universidade de S. Paulo (Brasil). Este programa doutoral teve início em 2012-2013 em Espanha e em 2013-2014 em Portugal.

O Do*Mar é um programa doutoral da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia de caráter internacional, beneficiando de um financiamento de 24 bolsas de doutoramento mistas atribuídas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, das quais 21 já foram atribuídas, e está em negociação a extensão do financiamento com mais 6 bolsas mistas. As bolsas FCT ainda por atribuir no âmbito deste ciclo de financiamento deverão ter início durante o ano letivo de 2019-2020. Em Espanha, o Do*Mar beneficia de um programa de apoio atribuído pela Xunta de Galicia que inclui cerca de 30 bolsas de doutoramento em cada ano.

Partilhe nas redes sociais:

Financiamento do CESAM: