Building the future by doing more together

Investigadora do CESAM é editora convidada de número especial da revista Antibiotics

Investigadora do CESAM é editora convidada de número especial da revista Antibiotics

A investigadora Felisa Rey do CESAM & DBio, juntamente com a investigadora Eliana Alves do QOPNA-DQ, Universidade de Aveiro, foram convidadas para serem editoras de um número especial na revista Antibiotics, da editora MDPI (ISSN 2079-6382), com o tópico "Antimicrobial Lipids from Plants and Marine Organisms". 

As plantas e os organismos marinhos são reservatórios extraordinários de produtos naturais com atividade biológica. A fim de combater o notável aumento da resistência aos agentes antimicrobianos convencionais, torna-se premente descobrir novos compostos com atividade antimicrobiana a partir de fontes naturais que têm estratégias de defesa intrínsecas. Os lípidos incluem uma infinidade de estruturas químicas e têm a capacidade de se adaptar a mudanças ambientais e proteger plantas e organismos marinhos de diferentes stresses ambientais. Várias classes de lípidos obtidas a partir dessas matrizes têm atividade antimicrobiana em diferentes patogénicos humanos. Embora os ácidos gordos livres tenham sido os compostos mais estudados até agora, o imenso mundo dos lípidos como antimicrobianos está longe de ser totalmente explorado. Portanto, é imperativo investigar essas fontes inesgotáveis de lípidos bioativos, e isolar, identificar e caracterizar os compostos com atividade antimicrobiana e avaliar a sua eficiência in vitro e in vivo.

Esta edição especial de “Antibiotics” tem como objetivo reunir os mais recentes trabalhos de investigação em lípidos de origem vegetal e/ou marinha como candidatos promissores a antibióticos e impulsionar novas aplicações biotecnológicas de lípidos na medicina e nas indústrias nutracêutica e farmacêutica.

A submissão de manuscritos encontra-se aberta até 28 de Fevereiro de 2020.

Partilhe nas redes sociais:

Financiamento do CESAM: