Forging sustainability

  • One Health Day @ CESAM

    No âmbito da Linha Temática “Ambiente & Saúde”, o CESAM está a organizar um workshop para comemorar a iniciativa “One Health Day”. O Workshop vai realizar-se no dia 11 de novembro à tarde e englobará duas sessões temáticas e uma sessão de posters. O programa do workshop encontra-se aqui e pretende-se o evento seja presencial (Universidade de Aveiro). No entanto, devido à incerteza da atual situação pandémica pode ser em formato à distância (a confirmação será enviada atempadamente). Para a sessão de posters, qualquer membro do CESAM (integrado ou colaborador - desde alunos de pesquisa a alunos de doutoramento) poderá submeter um resumo até ao dia 13 de outubro às 17 h.  Para submeter o resumo basta enviar um mail para cesam@ua.pt que deve incluir: Título (em inglês); Nome do autor principal e coautores (se existentes); Resumo (em português e inglês com ca. 250 palavras). O One Health Day é uma iniciativa com caracter internacional coordenada por redes de investigação, como a One Health Comission e a One Health Platform Foundation, que escolheram o dia 3 de novembro como o Dia da Saúde Única. O conceito One Health remete à interdependência entre a saúde humana, dos animais e do ambiente. O Workshop será um fórum de debate interdisciplinar na solução de desafios globais que envolvem a saúde humana, animal e ambiental. Pretende-se que este evento permita à academia e ao público em geral discutir um problema atual, as doenças infeciosas emergentes, abordando os microrganismos envolvidos - vírus, bactérias, fungos e parasitas - mas também os fatores envolvidos na incidência destas doenças, nomeadamente, atividades humanas que direta ou indiretamente atingem o ambiente, as alterações climáticas e o uso indiscriminado de antibióticos. 

    ver mais
  • Webinar "Tools for assessing the impacts of contamination in the reproduction of marine organisms”

    A equipa do projeto NanoReproTox (PTDC/CTA-AMB/30908/2017) convida a comunidade científica e o público em geral a participarem no webinar: "Tools for assessing the impacts of contamination in the reproduction of marine organisms”, a decorrer dia 14 de outubro às 14h (UTC). Neste webinar iremos demonstrar como algumas metodologias comummente usadas poderão ser aplicadas à análise de efeitos de contaminantes na reprodução de organismos aquáticos (p.e, CASA, citometria, ensaio do cometa e histologia). Será também efetuada a ligação entre reprodução humana a avaliação de risco ambiental. Os oradores pertencem a uma equipa interdisciplinar do CESAM, Ibimed, CCMAR e MARE – Nova.id.UNL. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória (ana.carvalhais@ua.pt). Para mais informações acerca do programa detalhado e oradores, por favor siga o link.

    ver mais
  • 1º Simpósio Nacional “Exposição precoce a contaminantes e seu impacto na saúde humana”

    Decorrerá já no próximo dia 25 de setembro, o 1.º Simpósio Nacional sobre “Exposição precoce a contaminantes e seu impacto na saúde humana”, realizado no âmbito do projeto earlyMyco “Early-life exposure to mycotoxins and its impact on health”, financiado pela FCT. Este simpósio é organizado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com os seus parceiros do projeto, Fundação Champalimaud, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade de Évora e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. A iniciativa decorrerá no INSA e contará ainda com a possibilidade de participação on-line. O evento tem como objetivo promover o diálogo e interação entre participantes que desenvolvam estudos sobre a exposição precoce a contaminantes através da alimentação ou ambiente, contribuindo assim para conhecer melhor a realidade nacional neste domínio. O programa do evento pode ser consultado aqui. A participação é gratuita mas com inscrição obrigatória até 18 de setembro, aqui. A participação on-line será via Facebook.

    ver mais
  • Seminários Wildlife

    Os Wildlife Seminars são uma iniciativa da Unidade de Vida Selvagem (DBio & CESAM, Universidade de Aveiro) que visa a partilha de conhecimento e experiências, no âmbito do estudo da vida selvagem, em diferentes dimensões e contextos. A iniciativa destina-se à comunidade académica mas também a todas as pessoas que tenham interesse no estudo, na gestão e na conservação da Vida Selvagem. Na primeira edição, de Junho de 2020, contámos com a participação, em média de 20 a 25 pessoas por seminário. Estes seminários terão uma edição por mês com seminários todas as semanas.

    ver mais
  • Webinars do projeto PERICLES

    O projeto PERICLES está a organizar uma série de webinars, e a primeira comunicação é já no dia 27 de maio às 12h00. Intitula-se “PERICLES: compreensão do património cultural costeiro e marítimo, seus significados, riscos e potencial” e será ministrada pela coordenadora do projeto, Doutora Kristen Ounanian do Centre for Blue Governance da Universidade de Aalborg. Este webinar tem como objetivo apresentar uma visão geral do projeto, bem como alguns dos resultados obtidos ao longo dos últimos dois anos, dando destaque aos casos de estudo regionais, à abordagem participativa do projeto e ao portal utilizado para o mapeamento do património e promoção da ciência cidadã. Terá a duração de uma hora e será em língua inglesa. O evento é gratuito, mas necessita de registo prévio. Ao registar-se está a dar-nos o seu consentimento para o contactarmos, caso haja alteração de calendário. Os seus dados não serão utilizados para qualquer outro fim. Gostaríamos de monitorizar o país de origem dos participantes, mas esta informação não será associada a nenhum participante. Após o webinar será convidado a preencher um formulário de feedback. Todos os webinars serão gravados e disponibilizados no site do projeto PERICLES: https://www.pericles-heritage.eu/webinars/. O segundo webinar será no dia 24 de junho e intitula-se: 'ICOMOS France: a definition and  five principles for the enhancement of heritage areas'. Por favor partilhe este evento e ajude-nos a alcançar um público mais vasto. Pode também seguir-nos no Twitter (@PericlesProject) e Facebook (@PericlesProject), e participar na conversa usando o hashtag #PericlesWebinar.

    ver mais
  • Webinar Comunicação de Ciência Online: Como defender o meu projeto/a minha tese

    O CESAM, em parceria com o CIDTFF, CICECO e ccTIC-UA, organizou o Webinar “Comunicação de Ciência online: Como defender o meu projeto/a minha tese”, no dia 22 de junho de 2020, pelas 15h00 (via plataforma zoom).  O público-alvo deste evento foram os estudantes de doutoramento que, em breve, vão defender a sua tese ou projeto de tese por videoconferência. No entanto, outros interessados assistiram a este webinar, já que uma importante parte do evento abordou aspetos gerais da comunicação online. Este evento foi dinamizado por especialistas em diferentes componentes da comunicação de ciência: o investigador Doutor Miguel Leal (CESAM), a Professora Doutora Maria José Loureiro (ccTIC-UA), a investigadora Doutora Cecília Guerra (CIDTFF) e o investigador Doutor Nuno Silva (CICECO), e moderado pela Coordenadora Científica do CESAM, Doutora Ana Lillebø. O webinar consistiu numa sessão síncrona, que incluiu um vídeo com apresentações dos oradores seguido de um momento para resposta a questões. Assistiram ao evento 122 participantes das três unidades de investigação parceiras, distribuídos por vários sítios do mundo, e também alguns participantes externos à Universidade de Aveiro. O vídeo com apresentações dos oradores pode ser visto aqui (2GB). Em breve será também disponibilizada a versão em inglês.

    ver mais
  • Webinars do projeto ClairCity

    No âmbito do projeto europeu ClairCity – O Papel dos Cidadãos na Redução da Poluição Atmosférica nas Cidades, projeto H2020, estão a ser preparados três webinars de divulgação dos resultados. Os eventos decorrerão entre 11 e 25 de junho.  Programa: 11 de junho, 10h00-11h20 (hora de Portugal Continental); 11h00-12h20 (Central European Summer Time, CEST) Webinar 1: Engaging Citizens on air quality and climate change, 18 de junho, 13h00-14H10 (hora de Portugal Cointinental); 14h00-15h10 (CEST) Webinar 2: Citizens’ behaviour in emissions, air quality and health modelling, 25 de junho, 14h00-15h30 (hora de Portugal Continental); 15h00-16h30 (CEST) Webinar 3: Citizens at the centre of air pollution and carbon reductions – lessons for policy. A investigadora Vera Rodrigues, CESAM/DAO, intervém no webinar 2. Vera Rodigues dedica-se à modelação dos processos atmosféricos em áreas urbanas, nomeadamente o estudo das interações entre o microclima urbano e a dispersão dos poluentes atmosféricos e em medidas de mitigação capazes de reduzir os níveis de exposição da população à poluição atmosférica.

    ver mais
  • X Simpósio Ibérico sobre a bacia hidrográfica do rio Minho e Seminário do Projeto COOPERMINHO

    Aprovado no âmbito do Programa MAR2020, o projeto “Contribuição para a gestão e valorização de produtos da pesca do rio Minho – COOPERMINHO”, da responsabilidade do Município de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do rio Minho, envolve o Departamento de Biologia cuja equipa conta com a contribuição do Laboratório de Ilustração Cientifica. Com execução até setembro de 2020, este projeto, que integra a medida “Promover uma Pesca Sustentável, Eficiente, Inovadora e Competitiva”, na Ação “Inovação e Conhecimento”, e na Intervenção “Parcerias entre Cientistas e Pescadores”, tem como objetivos a valorização dos recursos piscícolas do rio Minho e património sociocultural associado, junto dos consumidores, a implementação de boas práticas junto dos profissionais envolvidos na atividade e a promoção da sustentabilidade dos recursos explorados. O processo de divulgação, que contou coma participação do CESAM, culmina com a divulgação documentário de 30 minutos sobre o Projeto COOPERMINHO (a ser disponibilizados aos sites Camarário, AQUAMUSEU, DBio, CESAM) e com o Seminário Final do Projeto RECURSOS PÍSCICOLAS, COMUNIDADES de PESCA e SUSTENTABILIDADE - Valorização da produção piscatória do rio Minho & Encontro do projeto COOPERMINHO em Vila Nova de Cerveira em 24/25/26 de Setembro de 2020.   Datas importantes: Data limite de inscrição 03 de Abril de 2020 Data limite de envio dos resumos 04 de Abril de 2020 Data limite de envio de trabalhos 01 de Setembro de 2020

    ver mais
  • IBERSENSOR 2020

    O evento IBERSENSOR 2021, originalmente previsto para setembro de 2020, foi adiado para setembro de 2021. [Conteúdo apenas disponível em Inglês] We would like to invite you to join us at the 12th Ibero-American Congress on Sensors (IBERSENSOR2020) in Aveiro, Portugal, from 7th to 10th of September 2020. This conference series have already been successfully held on eleven occasions in La Habana, Cuba (1998), Buenos Aires, Argentina (2000), Lima, Perú (2002), Puebla, México (2004), Montevideo, Uruguay (2006), Sao Paulo, Brasil (2008), Lisboa, Portugal (2010), San Jose, Puerto Rico (2012), Bogotá, Colombia (2014), Valparaiso, Chile (2016) and Barcelona, Spain (2018). IBERSENSOR is a forum of the Spanish and Portuguese speaking scientific community, working in the field of development and application of sensors. This congress promotes the interaction among research groups, contributing to enhance the scientific level of our countries in the field of sensors, an activity in rapid development with enormous interest and social impact worldwide. The official languages of the Congress are Portuguese, Spanish and English. IBERSENSOR covers a diversity of interdisciplinary areas under the umbrella of sensors, ranging from physics, chemistry, electrical engineering, nanoscience, and materials engineering to biosciences. In addition, it covers such aspects of KETs (key enabling technologies) as nanotechnology, micro- and nanoelectronics, advanced manufacturing technologies, advanced materials, industrial biotechnology and photonics. On behalf of the promoters of IBERSENSOR 2020 I would like to cordially invite you to participate in this meeting. We are looking forward to seeing you in Aveiro! Important dates Abstract submission deadline: March 1st 2020 Acceptance notification: April 30th 2020 Early registration deadline: June 1st 2020

    ver mais
  • UGIIC 2020 - Urban Green Infrastructure International Conference

    O projecto GENESIS - Poupanças Ambientais, Económicas e Sociais de Coberturas/Fachadas Verdes Incorporação da Incerteza e das Preferências dos Investidores/Utilizadores em Análises Custo Benefício de Coberturas/Fachadas Verdes, que tem na equipa vários membros do CESAM, está a organizar a  conferência URBAN GREEN INFRASTRUCTURE INTERNATIONAL a decorrer em Lisboa nos dias 2 e 3 de abril de 2020. Para além de contar com a presença de mebros do CESAM no comité de organização, a Professora Ana Isabel Miranda e a investigadora Vera Rodrigues fazem parte da comisssão científica. Esta conferência é um evento interdisciplinar focado nas infraestruturas verdes (green infrastructures - GI) e soluções baseadas na natureza (nature-based solutions - NBS) para as cidades. O objetivo principal é partilhar e discutir o trabalho mais recente em paredes e tetos verdes, juntando no mesmo evento investigadores, arquitetos, engenheiros, planeadores urbanos e políticos de diferentes nacionalidades. Mais informação aqui. Datas importantes: - Submissão de resumos: 31 jan - Submissão de artigo/poster: 31 jan - Submissão de apresentações: 29 fev

    ver mais
  • CURSOS AVANÇADOS

    Curso Avançado "Data analysis using R", 20-24 Jul, Universidade de Aveiro, Portugal [online] Curso Avançado "Metabolomics as a tool in environmental research", 13-17 Jul, Universidade de Aveiro, Portugal [online] Curso Avançado "Ocean Sustainability - The 2030 Agenda for Sustainable Development Goals 13 and 14 interlinkages and the Decade of the Ocean for Sustainable Development (2021–2030)", 15-19 Jun, Universidade de Aveiro, Portugal Curso Avançado "Phylogenies in ecology and evolution", 18-22 Mai, Universidade de Aveiro, Portugal Curso Avançado "Experimental Design and Analysis of Multivariate Data", 27-31 Jan, Universidade de Aveiro, Portugal

    ver mais

Financiamento do CESAM: