Building the future by doing more together

Perto de 700 mil pessoas viram documentário em que o CESAM é parceiro científico!

Perto de 700 mil pessoas viram documentário em que o CESAM é parceiro científico!

Download file

(Only available in Portuguese)

Transmitido no passado domingo, dia 22 de março, pelo canal de televisão SIC, o programa “Lousada. Reencontro com a Natureza” foi visto por cerca de 700 mil pessoas, merecendo o destaque no site da SIC (https://sic.pt/maissic/2020-03-22-Documentario-Vida-Selvagem-gravado-por-equipa-portuguesa). Para este ano está prevista a produção de mais dois documentários, a exibir em horário nobre, que contarão com o envolvimento e a autoria de investigadores do CESAM. Divulgar como o conhecimento científico é cada vez mais importante nas nossas vidas e é uma das prioridades do CESAM. Quando este tempo, difícil para todos, passar iremos dar a conhecer novos projetos de divulgação de ciência, que queremos inclusivos e com um grande envolvimento da comunidade CESAM e UA, além de outros parceiros científicos.

 
Para quem não viu o documentário e tenha uma box TV, pesquise por Domingo 12H12 SIC  “Lousada. Reencontro com a Natureza”.
 
O programa “Lousada. Reencontro com a Natureza” traz ao grande ecrã histórias naturais desconhecidas do grande público, de que são exemplos: uma águia que alimenta as crias com favos de vespa asiática, as lutas entre enormes escaravelhos, até aos maiores lagartos da Europa que vivem num campo de futebol. Foram mais de 800 horas de filmagens de comportamentos animais, alguns nunca filmados antes em Portugal. Situado no norte de Portugal, Lousada é um concelho densamente povoado, e, como consequência, a paisagem é marcada por uma grande concentração de casas e outras estruturas humanas. Aqui, a atividade humana é intensa, mas, apesar do desaparecimento de grande parte dos habitats naturais, a vida selvagem tende a resistir e muitas espécies começam a aproveitar as oportunidades geradas pela presença humana. Vamos dar a conhecer um projeto de conservação da natureza inovador e o trabalho extraordinário de um grupo de pessoas dedicadas à proteção da diversidade biológica. "Lousada - reencontro com a Natureza" envolveu o apoio logístico dos biólogos e técnicos do Município de Lousada e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, que foi parceiro cientifico.

 

Share on social networks:

CESAM Funding: