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Sandtrack - Alimentação artificial das praias: uma metodologia integrada de suporte à gestão litoral
Paulo A. Silva
Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (02/SAICT/2017)
2018-01-01 - 2020-12-31 (36)
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
239314 €
239314 €
Universidade de Aveiro

Universidade de Lisboa
Instituto Hidrográfico

A alimentação artificial de praias representa uma intervenção de defesa costeira natural e eficaz contra a erosão costeira que preserva os valores recreativos da praia. Para melhorar o desempenho dessas operações, é necessário compreender os processos que determinam a sua evolução espácio-temporal. A quantificação das variações morfo-sedimentares em intervenções de alimentação artificial são normalmente realizadas através de levantamentos topo-batimétricos. No entanto, a baixa resolução temporal desses levantamentos dificulta a descrição das mudanças que ocorrem na praia [1]. A utilização complementar de traçadores sedimentares (traçadores fluorescentes ou de tinta normal) para avaliar o transporte sedimentar é considerada uma ferramenta valiosa [2,3] mas apresenta algumas desvantagens relacionadas com logística e métodos de amostragem [4]. Por outro lado, a complexidade dos processos físicos nas zonas costeiras (associados à transformação das ondas), bem como as alterações morfológicas que ocorrem a pequenas escalas de tempo, determinando o perfil da praia, e a longo termo, que determinam a evolução da linha de costa, dificultam a previsão precisa da evolução das alimentações de praia com modelos numéricos morfodinâmicos existentes. A presente proposta propõe desenvolver uma abordagem multidisciplinar inovadora, combinando o uso de traçadores fluorescentes e magnéticos com a modelação numérica, para quantificar o transporte de sedimentos e melhorar a eficiência das alimentações artificiais efetuadas na zona submersa da praia. Esta abordagem é aplicada ao estudo de caso da Costa Nova-Aveiro onde está prevista a recarga de vários milhões de metros cúbicos de areia [5]. A metodologia consiste em: (i) avaliar a deslocação espácio-temporal e as taxas de transporte de sedimentos usando traçadores magnéticos. Ao contrário de estudos convencionais que utilizam areias paramagnéticas (fracamente magnéticas), o aspeto inovador e promissor deste projeto é a fabricação de traçadores ferromagnéticos (fortemente magnéticos) a partir de areias naturais previamente pintadas com tinta magnética. A utilização concomitante de traçadores fluorescentes dos quais a equipa de investigação tem vasta experiência [6,7,8] assegurará a validação do método magnético. (ii) aplicar o modelo morfodinâmico DELFT3D [9] e o modelo de evolução da linha de costa LTC [10,11,12] para descrever a evolução de alimentações de praia em diferentes cenários conceituais. A calibração/validação de resultados numéricos com os dados adquiridos durante o projeto permitirá melhorar vários processos descritos nos modelos. Em particular, considerará a componente transversal do transporte sedimentar no modelo LTC, mediante o acoplamento com o modelo de perfil de praia [13], e descreverá o transporte lagrangiano de partículas de areia [14] no modelo DELFT3D. Os resultados obtidos visam otimizar intervenções de alimentação artificial e contribuir para uma gestão mais eficiente da zona costeira.




Angela Fontan Bouzas
Investigadora
Cristina Bernardes
Investigadora
Maria Rita Nolasco
Investigadora
Paulo A. Silva
Coordenador
Tiago Abreu
Investigador

Financiamento do CESAM: