Building the future by doing more together

Joaquim Pedro Santos Mercês Ferreira

Joaquim Pedro Santos Mercês Ferreira

Collaborator (PhD)


  • Researcher ID:
  • ORCID: orcid.org/0000-0002-0469-1529
  • Department: Biology
  • ISI Web of KnowledgeSM search factor: AU=Ferreira JP AND AD=(Aveiro not (Dept Elect* or Dept Mech E*))


Academic degrees

2010 - Doutoramento em Biologia (Biologia da Conservação) pela Universidade de Lisboa.

2003 - Mestrado em Gestão dos Recursos Biológicos pela Universidade de Évora

1997 - Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais - Ramo Terrestres pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em Setembro de 1997

Scientific activities

Equiparado a Investigador Auxiliar

Publications

Projects

NutriMo - Development of handmade diets for tilapia nutrition in community based aquaculture in Mozambique See more

WildForests - Wildlife conservation and exotic production forests: the need for a bidirectional relation in sustainable landscapes See more

LIFE LINES - Linear Infrastructure Networks with Ecological Solutions See more

Biodiversity, prey-predator dynamics and environmental education at the humanized landscape of BIORIA See more

Factors affecting the seasonal and spatial patterns of vertebrate diversity and activity in different habitats of the humanized landscape of BioRia See more

Scientific Supervision

Master (Main Supervisor): Sara Isabel Ferreira Marques (not a CESAM member)

SCIENTIFIC AWARDS

1° Prémio na categoria Ecologia e Biodiversidade no IX Festival Internacional de Cinema de Turismo Art & Tur 2016 com o filme “Say no to the ilegal trapping of Birds”.  


1° Prémio na categoria Ecologia e Biodiversidade no VIII Festival Internacional de Cinema de Turismo Art & Tur 2015 com o Filme "Don't Let Our Wolves Become Homeless -Last Push"


Menção Honrosa na categoria Ecologia e Biodiversidade no VIII Festival Internacional de Cinema de Turismo Art & Tur 2015 com o Filme "Laboratórios de Natureza" 


1º Prémio Ex Aequo de Curtas-Metragens Científicas pelo projecto "Biodiversidade no Hipermercado", no âmbito do concurso internacional para países de língua hispânica e portuguesa, Ciencia in Acción. O prémio foi entregue no dia 5 de Outubro de 2014, em Barcelona, Espanha.


http://sicnoticias.sapo.pt/pai.....

Reviewer in international journals

Plos One


Mammalian Biology


Biological Conservation


 

Scientific Dissemination

Euro4Science 2.0 – Spin Off of a Forensic Science Educational Strategy Promoting Scientific Literacy and European Students Citizenship cuja do Programa Erasmus +.



Projecto  promovido e gerido pela Universidade de Aveiro. Integro a eq2uipa da Universidade de Aveiro sendo responsável pela produção dos conteúdos audiuovisuais.



Projecto LIFE LINES - Green infrastructures with ecological solutions


Membro da Comissão Técnica de Apoio à Gestão do projecto LIFE LINES - LIFE14 NAT/PT/001081 em representação da Universidade de Aveiro. Responsável pela divulgação do projecto Life - Linear Infrastruture of Networks with Ecological Solutions, projeto realizado em co-parceria entre as Universidades de Aveiro, Évora e Porto (2015-2020).


No âmbito deste projecto irão ser produzudos 20 videos com a fduração de 3 a 5 minutos  (já profduzidos 3) cada que irão acompanhar as principais etapas de desenvolvimento do projecto e um documentário de 50m para televisão.


Eis os links onde se poderá visualizar os videos já produzidos:


https://lifelines.uevora.pt/


https://www.facebook.com/search/top/?q=life%20lines


Série de videos para web - "1 minuto com Ciência"


No âmbito das comemorações dos 40 anos do Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA), está a ser exibida uma série de depoimentos de um minuto, num total de 52 episódios, com publicação semanal na página web do DBio, onde Investigadores e Professores dão a conhecer os seus interesses de investigação e os projectos que têm em curso. 


Conceito e realização de Joaquim Pedro Ferreira


Eis o link:


http://www.ua.pt/dbio/umminutocomciencia/#amadeu-soares


Documentário de 50m - "Laboratórios de Natureza"


Fui co-autor, co-realizador e responsável pela edição de conteúdos do do comentário de 50 minutos - "Laboratórios de Natureza" sobre 5 projectos de investigação da Universidade de Aveiro, emitido pelo canal generalista SIC e que teve uma audiência de 456mil espectadores e um share de 17,6%. Actualmente sou responsável pela divulgação do projecto LIfe - LINES.Laboratórios de natureza foi visto por quase meio milhão de espectadores (456 mil) com um share de 17,9%. Na verdade, no mesmo horário foi o programa mais visto em todos os canais generalistas (RTP, TVI e SIC), o quinto do dia mais visto da SIC e o 11º se contarmos com todos os canais generalistas. É um excelente indicador e mostra que há interesse do publico pela ciência. e pelo desconhecido da actividade cientifica.


Link para visualização integral do documentário:


http://www.ua.pt/dbio/PageText.aspx?id=20415#laboratoriosdenatureza


Noticia publicada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT): 


http://www.fct.pt/noticias/index.phtml.pt?id=124&ano=2015&mes=9/%E2%80%9CLaborat%C3%B 3rios_da_Natureza%E2%80%9D_%C3%A9_um_document%C3%A1rio_que_segue_bi%C3%B3lo gos_da_Universidade_de_Aveiro


Serie Audiovisual Educacional - "Biodiversidade no Hipermercado"


Projeto financiado pelo programa COMPETE no âmbito de um concurso da Agência Ciência Viva de Promoção da Cultura Científica e Tecnológica com vista à produção de conteúdos para a divulgação científica e tecnológica nos media (http://www.cienciaviva.pt/compete/), com o objetivo de contribuir para o aumento do conhecimento público sobre biodiversidade urbana, o ponto de partida deste projeto é o supermercado, um local comum frequentado por todos, mas onde vulgarmente a diversidade biológica não é reconhecida. Neste projeto integrei a equipa técnica do qual se destacaram as seguintes tarefas: planeamento do projeto em conjunto com a restante equipa, PROMOÇÃO DE CIÊNCIA BIODIVERSIDADE NOS SUPERMERCADOS – AUDIOVISUAL/MEDIA/ SOCIEDADE CIVIL Introdução 1 PROMOÇÃO DE CIÊNCIA 1 TAREFAS DE DIVULGAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO 3 RECONHECIMENTO NA ÁREA DA DIVULGAÇÃO 5 OUTRAS PUBLICAÇÕES NA ÁREA DA DIVULGAÇÃO 5 ATIVIDADE CIENTÍFICA 5 FORMAÇÃO RECEBIDA NA ÁREA DA DIVULGAÇÃO 7 2 elaboração de 13 guiões para a série de programas, captação de imagens de biodiversidade e gestão do banco de imagem de apoio aos diferentes programas, criação dos textos “OFF” com conteúdos científicos de fácil apreensão pelo público em geral, acompanhamento do trabalho da produtora responsável pela criação dos conteúdos (leia-se a série de programas). Os 13 episódios deste projeto foram emitidos entre os meses de Março ( http://vimeo.com/87773347 ) a Julho de 2014, no canal de televisão SIC Notícias.


Links dos 13 episódios:


http://vimeo.com/98622768 Uma Viagem à volta do Mundo


http://vimeo.com/98622475 Fungos para que te quero


http://vimeo.com/95514819 Um ramo de flores original


http://vimeo.com/94645136 Em tempo de vacas magras


http://vimeo.com/93601497 Inspeção periódica obrigatória


http://vimeo.com/91516640 Da galinha ao ovo


http://vimeo.com/91067216 Cereais: os melhores amigos do homem


http://vimeo.com/90006403 Em busca dos animais selvagens


http://vimeo.com/89497954 Um porco puzzle


http://vimeo.com/92144950 Anda na água mas não é peixe


http://vimeo.com/92816103 Salada de frutos


http://vimeo.com/88636937 Um doce aniversário


http://vimeo.com/87855279 Um mar de peixes


Video para o research day da Universidade de Aveiro


No âmbito do Research Day da Universidade de Aveiro produzi e realizei um vídeo (6:26m) de divulgação da Unidade de Vida Selvagem/DBIO/UA, destacando os seus projetos mais relevantes: Ungulados, Biodiversidade no Baixo Vouga Lagunar, Estudo da Ecologia e genética de sacarrabos Herpestes icnheumon em Portugal. Para além de escrever o argumento, captei as imagens, realizei e editei o mesmo. Este vídeo foi visto por centenas de  participantes ao encontro e conta até á data, com  292 visualizações no YouTube.


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IMkd59zoyXg


Video de divulgação educacional


Responsável pela escrita do argumento, captação das imagens, edição e realização. Vídeo de divulgação, com a duração de 9:50 minutos, da atividade de educação ambiental "no rasto dos mamíferos", realizada por Milene Matos (UVS) com as crianças do ATL Mealhada (Casa da Criança) em Julho de 2013. Conta, até à data, com 189 visualizações no YouTube.


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ImxW-kansrk


Media (TV/magazine)


Responsável pelo acompanhamento, preparação, e ajuda à produção da componente de reportagem dedicada aos investigadores do DBIO/UA, para além do tratamento e edição de imagens de caráter científico cedidas ao canal de televisão SIC. A Reportagem intitulada " O Regresso dos Bichos" é uma parceria SIC/Visão, que dedicou um vasto artigo com o mesmo tema na sua edição semanal. Tanto na reportagem da SIC como na edição da revista Visão foi dado um grande destaque ao trabalho de Investigadores da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia e CESAM. Trabalhos desenvolvidos na vertente da Divulgação e Investigação resultante de projetos de ecologia de ungulados e genética de sacarrabos. Esta reportagem, com cerca de 11 minutos, emitida no jornal da Noite da SIC de 26 de Julho de 2012 e repetida nos dias seguintes em outros horários de serviços informativos, terá sido vista por um universo de cerca de 700 mil espectadores. Na revista Visão (26 de Julho de 2012) a peça abrange 5 páginas, com uma tiragem de 70 mil exemplares. Em termos televisivos e em horário nobre e em publicidade, representa um investimento de 30 mil euros por minuto, o que corresponde a um valor global superior a 300mil euros. Enquanto que a peça da Visão, com custos médios por página de 7 mil euros, corresponderá a um total próximo dos 35 mil euros. Junto segue o link do site da Visão onde se pode ver a reportagem e ler o artigo na íntegra.


 http://visao.sapo.pt/o-regresso-dos-bichos-reportagem-multimedia=f677375

Academic experience Committees


(2013). Membro do Juri que avaliou o melhor Documentário de Morcegos no âmbito das II Jornadas Quiropterianas Sintra 2013, organizadas pelo CIR - Centro de Investigação da Regaleira.


(2011) André Pinto da Silva, Mestrado em Biologia da Conservação: Insights into wildcat's ecological requirements in scotland: a Multi-scale Approach de  na Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa.


(2005). Maria do Carmo Matos da Silva, Degree in Biology (Thesis: Factores determinantes da abundância e selecção de habitat pelo texugo na Serra de Monfurado) University of Évora.


(2004). Cláudia Sofia Marques da Encarnação, Degree in Biology (Thesis: Modelação da abundância da lontra (Lutra lutra Linnaeus, 1758) no Sítio Monfurado em função do grau de naturalização das linhas de água) University of Évora.


 

Coordenation Experience

(2006-2009). Scientific Coordinator of the Project Monitoring and Countervailing Measures specifies to the Bonelli's eagle, in the procedure of environmental impact assessment of the Line-Tunes-Estoi, 150 Kv. Recovery of populations of wild rabbits.


(1998-2000). Coordination of the component of ecological studies of mammals in Sierra Morena Ecological Corridor Project - Sierra Algarve: The Importance of the area Beliche-Pomarão, in collaboration with the Steering Committee of Algarve Region and the Natural Reserve of Ria Formosa).


(1998-2000). Coordination of the project “Instalação da Estação Biológica do Garducho, Mourão”, doCentro de Estudos da Avifauna Ibérica.

Participation in Research Projects

(2012-2013) Biodiversity, prey-predator dynamics and environmental education at the humanized landscape of BIORIA [see details]

(2011-2012) Factors affecting the seasonal and spatial patterns of vertebrate diversity and activity in different habitats of the humanized landscape of BioRia [see details]


(2007/2010). Identifying highly diagnostic molecular markers from domestication genes to efficiently detect hybrids between wolf/dog and wild/domestic cat. Contract with FCT (PTDC/CVT/71683/2006).


 (2005-2007). Centro de Biologia Ambiental/ Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Conservation and Habitat Managing for Iberian Lynx  (Lynx pardinus) in Moura-Barrancos of FFI and LPN.


(2003-2004). Unidade de Biologia da Conservação/ Universidade de Évora. Monitoring natural values in Pedrogão Dam.


(1999-2003). Centro de Biologia Ambiental/ Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Carnivore Monitoring: European Wildcat, Eurasian Otter in Alqueva dam”, integrated in the Monitoring Program for Natural Values - Estudos de Biologia e Ecologia de Animais (Área de Regolfo de Alqueva e Pedrogão). Protocolo do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica. Projecto coordenado pela Prof. Doutora Margarida Santos-Reis e financiado pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA AS).


 (1998-1999). Centro de Biologia Ambiental/ Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Quantitative and qualitative evaluation of Natural Values of Herdade da Coitadinhs. Component non-flying mammals.,Protocolo do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Projecto coordenado pela Prof. Doutora Margarida Santos-Reis e financiado pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA AS).


 (1997-1999). Centro de Estudos da Avifauna Ibérica. Distribution, abundance and relevant aspects to the conservation of Common crane (Grus grus) in the municipalities of Mértola and Castro Verde. Winter Season of 1997/98 and 1998/99. Project funded by the Natural Park of Guadiana Valley.

Experience as a trainer

(2010). Trainer within the course "Management of Impacts of Nature Tourism in Sensitive Natural Values (Module - Photography of nature in the context of Tourist Activities) organized by The Liga para a Proteção da Natrureza (LPN)/ Turismo de Portugal.


 (2010). Trainer Course "Nature Photography Marathon" in the program and Biodiversity Redondo, developed by the Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI) in partnership with the City Hall of Redondo.


 (2004). Trainer Course "Introduction to Nature Photography" under the program Sustainability, developed by the Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI).


 (1999). Trainer and coordenation of the Course "Introduction to the study of Mammals" organized by the Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI).


 

Teaching Experience

(2005-2010). Instituto Superior de Línguas e Administração. Taught the discipline of Ambiente, Turismo e Património (Module of Avifauna) of the Post-graduation in Ecoturismo.


(2003 e 2005). Unidade de Biologia da Conservação/ Universidade de Évora – Taught two classes about Carnivore Conservation integrated in the discipline of Biologia e Conservação de Mamíferos of Master - Biologia da Conservação.


 

Courses

(2013) Curso de formação do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR) – PRODUÇÃO DE VÍDEO HD PARA A WEB com Câmaras fotográficas que decorreu entre 1-31 de julho de 2011.


(2012) Curso de formação do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR) – STORYTELLING: NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS entre 27 janeiro e 11 de fevereiro de 2012.


(2011) Adobe Photoshop Lightroom 4 (Lr) e Adobe Photoshop CS6, de dezembro de 2012 a janeiro de 2013, com a duração de um mês através da plataforma elearning da Unave  - associação para a formação profissional e investigação da Universidade de Aveiro


(2003). Landscape Ecology Workshop (80h) provided by Dr. John A. Bissonette and organized by CBA, Lisbon, Portugal.
(2000). Acção de Formação sobre a Avaliação de Impactes Ambientais, organizado pelo Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB).
(1999). Curso “Carnívoros: Evolución, Ecologia y Conservación”, realizado em Madrid de 11 a 15 de Novembro de 1996, pela Sociedad de Amigos del Museo Nacional de Ciencias Naturales (SAMNCN) e pela Sociedad Española para la Conservación y Estudio de los Mamíferos (SECEM).
(1998). Simpósio sobre Aves Migradoras na Península Ibérica, que decorreu em Évora, entre 28 e 29 de Março de 1998, realizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
(1997). Environmental Education course (2nd phase) within Velaverde Project, organized by Grupo de Estudo e Investigação Naturalística e Didáctica, Sintra, Portugal.
(1994). Curso de Mergulho Amador. Câmara Lisboa Clube. Escola de Mergulho.
(1991). II Curso de Ilustração Científica, realizado pela Associação Portuguesa de Biólogos, sob orientação do Dr. Pedro Salgado, em 1991.

Technical Reports

Godinho, S. & Ferreira, J.P. (2009) Recuperação das populações de coelho- bravo (oryctolagus cuniculus). medidas compensatórias e monitorização específica para a águia de bonelli, decorrentes do processo de avaliação de impacte ambiental linha Tunes – Estoi, A 150 KV. Relatório Final, 78 pp.


Ferreira, J.P. & Santos-Reis, M. (2007) Projecto de Conservação e Gestão de Habitats Prioritários para o Lince Ibérico (Lynx pardinus). LPN/FFI. CBA/FCUL. 85pp


Mestre F., Ferreira J.P. & Mira, A. (2005) Monitorização do Patrimonio Natural da barragem de Pedrogão - mamiferos. [Monitoring Programme of the Natural Heritage: studies of carnivores biology and ecology]. Final Report UBC/ UE, 185 pp


Pais, M.C., M.P. Basto, R. Cangarato, S.E. Coelho, J.P. Ferreira, C. Janeiro, J.T. Marques, N. M. Pedroso, R. Alcazar, P.E. Cardoso, R.F. Lourenço, S.C. Pereira, I. Melo, C. Sérgio & M.J. Pinto (2003) Corredores Ecológicos Serra Morena-Serras Algarvias: a importância do troço Beliche-Pomarão. CEAI. Évora.


Santos-Reis, M., Ferreira J.P., N. Pedroso, C. Baltazar, H. Matos, I. Pereira, T. Sales-Luís, M.J. Santos, A.T. Cândido, I. Sousa, M. Rodrigues & C. Grilo (2003) Monitorização de carnívoros (2a Fase de Monitorização) na área de regolfo de Alqueva e Pedrógão. [Monitoring Programme of the Natural Heritage: studies of carnivores biology and ecology]. Final Report CBA/ FCUL, 207pp+annexes.


Pereira I., Ferreira J.P., C. Grilo, I. Sousa & M. Santos-Reis (2001) Estudos de Biologia e Ecologia de Animais (Felis silvestris, gato-bravo) na área de regolfo de Alqueva e Pedrógão [Biology and Ecology studies (Felis silvestris, wildcat) in the Alqueva dam]. Final Report CBA / FCUL, 96pp + annexes.


Santos-Reis,    M.,    Ferreira,    J.P .    &    Rosalino,    M.    (1999)    A valiação    Qualitativa    e Quantitativa do Património Natural da Herdade da Coitadinha: Componente Mamíferos Não Voadores. Projecto do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA AS). Relatório Final, 30 pp.


R. P. Cangarato, Ferreira J.P. & M. C. Pais (1999) Distribuição, abundância e aspectos relevantes para a conservação do Grou-comum (Grus grus) nos Concelhos de Mértola e Castro Verde. Épocas de Invernada de 1997/98 e 1998/99. Projecto financiado pelo Parque Natural do Vale do Guadiana. Relatório Final, 23 pp.

Posters presentation in Scientific Meetings

Tânia Barros, João Carvalho, Maria João Pereira, Joaquim Pedro Ferreira y Carlos Fonseca (2013). Expansion del meloncillo (Herpestes ichneumon) en Portugal: influencia de las barreras geográficas y humanas, abandono rural y alteraciones climáticas.


Florbela Almeida, Joaquim Pedro Ferreira, Carlos Fonseca, Márcia Bozzetti Moreira (2013). Dinâmica populacional de uma colónia de gatos urbanos em Aveiro (Portugal) no âmbito do congresso da Sociedade Portuguesa de Ecologia que se realizou em Bragança.


Maldonado C., Duarte A., Leitão I., Ferreira J.P., Santos-Reis M. & Tavares L. (2008) Rastreio virológico de carnívoros em Moura Barrancos Natura 2000, SE Portugal IV Congresso de Ciências Veterinárias INRB/INIA Fonte Boa, November 27-29


Ferreira J.P., Leitão I., Santos-Reis M. (2007) ¿Es el gato domestico Felis catus dependiente del hombre para sobrevivir en los meios rurales del Sur de Peninsula Iberica?. Congresso da Sociedade Espanhola para o Estudo e Conservação dos Mamiferos. Huelva.


Ferreira, J.P., J. Marques, I. Pereira, C. Grilo, C. Baltazar & M. Santos-Reis (2005) Modelling wildcat Felis silvestris distribution in a Portuguese Natura 2000 site (SPA Moura-Barrancos, SE Portugal). Symposium on the Biology and Conservation of the European Wilcat (Felis silvestris silvestris) (Fischbach - Germany, 21 - 23 January).


Baltazar C., J.P. Ferreira, N. Pedroso, C. Grilo, H. Matos, I. Pereira, T. Sales-Luis, J. Santos, I. Sousa & M. Santos-Reis (2003) Minimização dos impactes da barragem de Alqueva nos mamíferos carnívoros. 8o Encontro Nacional de Ecologia. 30 October-1 November 2003, Évora, Portugal.


Ferreira J.P., J. Marques, I. Pereira, C. Grilo, C. Baltazar & M. Santos-Reis. Modelling wildcat (2003) Felis silvestris distribution in a Portuguese Natural 2000 Site (SPA Moura-Barrancos, SE Portugal). 4th European Congress of Mammalogy, 27 July- 1 August, Brno, Czech Republic.


Pedroso, N.M, C. Baltazar, Ferreira J.P., C. Grilo, H. Matos, I. Pereira, T. Sales-Luis, M. J. Santos, I. Sousa; & M. Santos-Reis (2002) The Impact of the Alqueva dam on Threatened Carnivores. International Meeting – Dams: Impacts and Hazards, 14-15 November 2002, Évora, Portugal.


Grilo C., A.T. Cândido, Ferreira J.P., H. Matos, N. Pedroso, I. Pereira, T. Sales-Luis, M.J Santos. & M. Santos-Reis (2001) The Future of Carnivores in Alqueva (SE, Portugal): a Modelling Approach to Evaluate Suitable Habitat and Define Ecological Corridors. 8th International Theriological Congress. August 2001, Sun City, South Africa.


Pedroso N.M., Ferreira J.P., C. Grilo, H. Matos, I. Pereira, T. Sales-Luís, M.J. Santos, A.T. Cândido & M. Santos-Reis (2000) Monitoring of Carnivores in the Predicted Inundation Area of the Largest Dam in Europe (Alqueva Dam, Portugal). Carnivores 2000 – A Conference on carnivore Conservation in 21st Century, 12-15 November 2000, Denver Colorado, USA.


C. Espirito-Santo, Ferreira J.P., M. Rosalino & M. Santos-Reis (1998) Factors affecting selection and intensity of use of latrine sites, by common genets in Portugal. Poster no VIII Congreso Nacional y V Ibero-Americano de Etologia, Granada, 12-15 de Setembro.

Oral Presentations in Scientific Meetings


Joaquim Pedro Ferreira (2013). Baixo Vouga lagunar - Dynamics in natural and anthropogenic matrix landscape promote biological diversity? no âmbito do seminário sob o tema ‘CESAM NA ROTA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ABORDAGENS INOVADORAS DE I&D’ constituído por palestras de alguns investigadores do CESAM, Aveiro, 10 julho de 2013 


Maria João Ramos Pereira, Joaquim Pedro Ferreira, Rita Gomes Rocha, Eduardo Ferreira, Milene Matos, Eduardo da Silva Mendes, Sara Marques, Inês Salgueiro Torres, Michelle Alves, Victor Bandeira, Carlos Fonseca (2013). Factors affecting the seasonal and spatial patterns of vertebrate diversity and activity in different habitats of the humanized landscape of BioRia. Reunião anual dos "Observatoires Hommes-Milieux" (ROHM), Aveiro, 17-19 junho 2013 


Joaquim Pedro Ferreira (2013). Baixo Vouga lagunar - Dynamics in natural and anthropogenic matrix landscape promote biological diversity? No âmbito do seminário sob o tema "CESAM na rota do desenvolvimento sustentável - abordagens inovadoras de I&D".


Maria João Ramos Pereira, Joaquim Pedro Ferreira, Rita Gomes Rocha, Eduardo Ferreira, Milene Matos, Eduardo da Silva Mendes, Carlos Fonseca (2013). Factors affecting the seasonal and spatial patterns of vertebrate diversity and activity in different habitats of the humanized lands cape of BioRia. Reunião anual dos "Observatoires Hommes-Milieux" (ROHM).


Ferreira JP, N. Fernández Y E. Revilla (2011). Determinantes de la distribución del gato montés en España. X Congreso de la Sociedad Española para la Conservacíon y Estudio de los Mamíferos. Fuengírola (Málaga) que decorreu entre 3 a 6 Dezembro de 2011.


Ferreira J.P., Leitão I., Santos-Reis M. & Revilla E. (2009) Que limita a los gatos domésticos en áreas naturales? IX Jornadas de la SECEM Bilbao, España, December 5-8


Ferreira J.P., Leitão I., Santos-Reis M. (2008) Organização espacial e regime trófico do gato doméstico em ambiente rural. Implicações para a conservação do gato bravo. 11o Encontro da Sociedade Portuguesa de Ecologia. Vila Real.


Janeiro C., Ferreira J.P., Mira A. & Santos-Reis M. (2007) Idoneidad y perspectivas de gestión de hábitat para el lince ibérico Lynx pardinus en el Sitio Moura-Barrancos (Alentejo – Portugal). VIII Jornadas de la SECEM Huelva, España, December 5-8


Ferreira, J.P., J. Marques, I. Pereira, C. Grilo, C. Baltazar & M. Santos-Reis (2005) Modelling wildcat Felis silvestris distribution in a Portuguese Natura 2000 site (SPA Moura-Barrancos, SE Portugal). Symposium on the Biology and Conservation of the European Wilcat (Felis silvestris silvestris) (Fischbach - Germany, 21 - 23 January).


M. Basto, N. Pedroso, J. Marques, J.P. Ferreira. & M. Pais (2003) Corredores Ecológicos para Mamíferos en el Nordeste Algarvio (Portugal). Comunicação oral apresentada nas IV Jornadas Españolas de Conservación y Estudio de Mamíferos, 5 a 8 Dezembro de 2003, Ciudad Real.


Ferreira J.P., C. Grilo & M. Santos-Reis (2003) Que futuro para o lince-ibérico Lynx pardinus em Portugal: Extinção ou Recuperação. [Future for the Iberian lynx Lynx pardinus in Portugal: extinction or recovery] 8o Encontro Nacional de Ecologia, 30 October-1 November 2003, Évora, Portugal.


M. Basto, N. Pedroso, M. Pais, R. Cangarato, S. Coelho, J.P. Ferreira, C. Janeiro, J. Marques, R. Alcazar, P. Cardoso, R. Lourenço, S. Pereira, I. Melo, C. Sérgio & M. Pinto (2003) Corredores Ecológicos no Nordeste Algarvio. Comunicação oral apresentada no 8o Encontro Nacional de Ecologia, 30 a 1 de Novembro de 2003, em Évora.


Pedroso N.M., T. Sales-Luís, C. Baltazar, M. J. Santos, J.P. Ferreira, H. Matos, I. Pereira, C. Grilo, I. Sousa & M. Santos-Reis (2002) Monitorização de Carnívoros na Área de Regolfo de Alqueva e Pedrógão. I Colóquio sobre a Flora e a Fauna dos Montados, 27 - 29 September 2002, Grândola, Portugal.

Ferreira J.P., I. Pereira, A.T. Cândido., C. Grilo & M. Santos-Reis (2001) Predicting the Impacts of the Largest Dam in Europe (Alqueva, SE Portugal) on the Two Species of Portuguese Felids: European Wildcat (Felis silvestris) and Iberian Lynx (Lynx pardinus). 8th International Theriological Congress. August 2001, Sun City, South Africa.


Cândido A.T., J.P. Ferreira, C. Grilo, H. Matos, N.M. Pedroso, I. Pereira, T. Sales-Luís M.J. Santos & M (2000) Santos-Reis. Monitorização de carnívoros na área de regolfo de alqueva e Pedrógão [Monitoring carnivores in Alqueva Dam]. 1o Encontro sobre os trabalhos em Biologia no Alqueva. 7 June 2000, Beja, Portugal.


J.P. Ferreira, & M. Santos-Reis. Managing Mediterranean Habitats: The Common Genet as Keystone Species (1998) Comunicação oral apresentada no Euro-Americal Mammal Congress, Santiago de Compostela, Espanha, 19 a 24 de Julho de 1998.


J.P. Ferreira & M. Santos-Reis (1997) A Geneta no Perímetro Florestal da Contenda. Comunicação oral apresentada nas III Jornadas Españolas de Conservación y Estudio de Mamíferos. I Jornadas Ibéricas sobre la Nutria, Castelló d’Empúries, Girona, 5 a 7 de Dezembro de 1997.

Books

não existe legenda para esta imagem

Ana Valente, Rita Rocha, Elena Lozano, Joaquim Pedro Ferreira & Carlos Fonseca (2015). Atlas dos pelos de mamíferos terrestres ibéricos, Ediçções afrontamento, EDição de colecção Fernando Morgado e Amadeu Soares, Colecção Biologicando, 189pp


Paulo Caetano & Joaquim Pedro Ferreira (2015). Empreendedores por Natureza. Edição Bizâncio, Lisboa, 153pp


Paulo Caetano, Joaquim Pedro Ferreira (2014). Senhores do Bosque. Ungulados silvestres em Portugal. Edição Bizâncio, Lisboa, 184pp


Paulo Caetano, Joaquim Pedro Ferreira & Catarina Ginja (2013). Filhos do Auroque - Uma viagem pelas raças de bovinos portugueses. Edição Bizâncio, Lisboa, 192pp


Paulo Caetano & Joaquim Pedro Ferreira (2013). Barreiro - Uma reserva com Gente e Natureza. Câmara Municipal do Barreiro, Lisboa, 132pp


Paulo Caetano, Silvia Ribeiro & Joaquim Pedro Ferreira (2010) Cães de Gado. Edição Bizâncio, Lisboa, 160pp


Paulo Caetano & Joaquim Pedro Ferreira (2009) Linces em Portugal e Espanha. Edição Bizâncio, Lisboa, 221pp


Paulo Caetano & Joaquim Pedro Ferreira (2009) Mata da Machada. Entre a cidade e a Fábrica. Edição Má Criação, Lisboa, 132pp


Paulo Caetano & Joaquim Pedro Ferreira (2008) Lontras em Portugal. Edição Má Criação, Lisboa, 173pp


Paulo Caetano & Joaquim Pedro Ferreira (2007) A Serra de Monfurado. O homem e a Natureza. Edição Má Criação, Lisboa, 131pp


Paulo Caetano & Joaquim Pedro Ferreira (2007) Águias de Bonelli em Portugal. Edição Má Criação, Lisboa, 200pp


Paulo Caetano & Joaquim Pedro Ferreira (2006) Lobos em Portugal. Edição Má Criação, Lisboa, 231pp


Paulo Caetano & Joaquim Pedro Ferreira (2003) Ibéria Selvagem. Edição Má Criação, Lisboa, 231pp.

Peer reviewed

Barros, T., Carvalho, J., Pereira, M.J.R., Ferreira, J.P., Fonseca, C. (2015). Following The Trail: Factors Underlying the Sudden Expansion of the Egyptian Mongoose (Herpestes ichneumon) in Portugal. PLoS ONE 10(8): e0133768. doi:10.1371/journal.pone.0133768

 

Michele Alves, Joaquim Pedro Ferreira, Inês Torres, Carlos Fonseca and Milena Matos (2014). Habitat use and selection of the marsh harrier Circus Aeruginosus in an agriculturalwetland mosaic. Ardeola 61 (2), 351-366. DOI:10.13157/arla.61.2.2014.351 

 

Duarte A., Marques V., Duarte Correia J.H., Neto I., São Bráz B., Rodrigues C., Martins T., Rosado R., Ferreira J.P., Santos-Reis M. & Tavares L. (2014). Molecular detection of haemotropic Mycoplasma in urban and rural cats from Portugal. Journal of Feline Medicine and Surgery. On-line first 16 September 2014 (DOI: 10.1177/1098612X14550172). 

 

Saraiva M.J., Salvador A.C., Fernandes T., Ferreira J.P., Barros A.S., Rocha S.M., Fonseca C. (2014) Three mammal species distinction through the analysis of scats chemical composition provided by comprehensive two-dimensional gas chromatography.Biochemical Systematics And Ecology. 55, 46-52

Sérgio Godinho, Frederico Mestre, Ferreira JP, Rui Machado & Pedro Santos (2013). Effectiveness of habitat management in the recovery of low-density populations of wild rabbit. European Journal of Wildlife Research. DOI 10.1007/s10344-013-0738-3


Ferreira JP, Leitão I, Santos-Reis M, Revilla E (2011) Human-Related Factors Regulate the Spatial Ecology of Domestic Cats in Sensitive Areas for Conservation. PLoS ONE 6(10): e25970. doi:10.1371/journal.pone.0025970


Santos M.J., N. Pedroso, J.P. Ferreira, H. Matos, T. Sales-Luís, Í. Pereira, C. Baltazar, C. Grilo, Ana T. Cândido, I. Sousa, M. Santos-Reis (2008) Assessing dam implementation impact on threatened carnivores: the case of Alqueva in SE Portugal. Environmental Monitoring and Assessment 142 47-54.


Mestre F., Ferreira J.P., Mira A. (2007) Modelling the distribution of the distribution of the European Polecat Mustela putorius in a Mediterranean Agricultural Lanscape. Rev. Écol. (Terre Vie), Vol. 62. 35-47


 

Main interests

Dissemination of science
Photography and video


Research
Biologia da Conservação/Conservation Biology
Modelação Ecológica/Ecological Modeling
Espécies ameaçadas/Endangered Species
Ecologia de Carnívoros/Carnivores Ecology 

Education

(2010). PHD in Biology - Espertise in Conservation Biology, with the topic: " Integrating Anthropic Factors into Wildcat Felis silvestris Conservation in Southern Iberia Landscapes", for the University of Lisboa.


(2003). Master in Managementof Biological Resources by the University of Évora, with a topic: Análise dos factores condicionantes na distribuição de gato-bravo Felis silvestris na ZEC Moura-Barrancos.


(1997). Degree in Applied Biology to Animal Resources - Ramo Terrestres by the Faculty of Science of the University of Lisbon. Having realized the professional training period on the subject: Some Aspects of Ecology Genet (Genetta genetta) at the Perímetro Florestal da Contenda, with a rating of 18 points.

Funding

Post-Doctoral Fellowship
Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Reference: SFRH/BPD/72193/2010
Duration: 6 years
Starting date: 01/04/2011


CESAM Funding: