Forging sustainability

Cristina Ribeiro Barbosa

Cristina Ribeiro Barbosa

Bolseira de investigação


  • Researcher ID:
  • ORCID: 0000-0001-5482-3510
  • Ciencia ID: 4418-CD05-27C3
  • Departamento: Ambiente e Ordenamento
  • ISI Web of KnowledgeSM search factor: AU=(Ribeiro C)
  • Título da tese: Orientador: Professora Celeste Coelho; Investigadora Sandra Valente Category: BO Grant type: BI Funding entity: Universidade de Aveiro Grant reference: BI/DAO/2997/2019 Start date: 2019-11-01 End date: 2020-10-31


Publicações

Projetos

RECARE – Prevenção e Remediação da Degradação dos Solos na Europa através da Land Care (Cuidar da Terra) Ver mais

FRURB - Gestão do risco de cheia em áreas urbanas no contexto das alterações globais Ver mais

CASCADE – Mudanças catastróficas nas terras secas: como podemos prevenir a degradação dos ecossistemas Ver mais

ForeStake - O papel dos agentes locais no sucesso da política florestal em áreas afectadas por incêndios em Portugal Ver mais

RECOVER - Estratégias de remediação de solos imediatamente após incêndios florestais Ver mais

Orientações científicas

RESEARCH INTERESTS

- Gestão pós-fogo


- Envolvimento e participação dos agentes


- Políticas florestais e ambientais


 


 

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

2020: Doutoramento em Ciência e Engenharia do Ambiente, pela Universidade de Aveiro.


2009: Mestrado em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas, pela Universidade de Aveiro.


2002: Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

2019/ ... : Bolseira do Investigação no Grupo Funcional de Instrumentos Ambientais, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.


2015/ 2019: Bolseira de Doutoramento FCT em Agricultura, Silvicultura e Pescas


2010/2015: Bolseira de Investigação no Grupo de Planeamento dos Recursos Naturais, Ambiente e Património, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro. Projetos: RECARE, CASCADE, FRURB, Evolução da atividade agrícola no concelho de Estarreja a partir dos anos 50: análise histórica, presente e perspetivas futuras, ForeStake, Impacto da contaminação ambiental na saúde reprodutiva feminina – um estudo de perceção social. 

2010: Colaboradora do Grupo de Planeamento dos Recursos Naturais, Ambiente e Património, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

2006/2009: Bolseira de Investigação no Grupo de Planeamento dos Recursos Naturais, Ambiente e Património, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro. Projetos: TRADWATER, RECOVER, Agenda 21 local de Oliveira do Bairro, Secur-Ria.

2005/2006: Colaboradora do  Grupo de Planeamento dos Recursos Naturais, Ambiente e Património, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE CONSULTORIA E PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO

2018: Programa de Recuperação das Matas do Litoral (Componente 5. Participação pública e sensibilização). Membro da Comissão Científica. Coordenação: Margarida Tomé, Instituto Superior de Agronomia (PT). Financiamento: Acordo de cooperação celebrado pelo ICNF, INIAV e por instituições do Sistema Nacional de Investigação e Inovação.


2007/2009: Agenda 21 Local de Oliveira do Bairro. Membro da equipa. Coordenação: Celeste Coelho, Universidade de Aveiro (PT). Financiamento: Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (PT).


2006: Projeto Secur-Ria: Segurança na Região da Ria de Aveiro. Membro da equipa (Componente: risco de cheia). Coordenação: Celeste Coelho, Universidade de Aveiro (PT). Financiamento: AMRIA, Associação de Municípios da Ria de Aveiro (PT).

ORGANIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS, CONGRESSOS E OUTROS EVENTOS CIENTÍFICOS

19-21 Set. 2013: Membro da Comissão Organizadora da Conferência Nacional do projeto ForeStake – Participar no future e no cuidar das florestas Portuguesas: um repto para todos?. Universidade de Aveiro, Aveiro (PT).

ORGANIZAÇÃO E FACILITAÇÃO DE SEMINÁRIOS E WORKSHOPS PARTICIPATIVOS


29 Nov. 2017: Terceiro workshop participativo RECARE ‘Valorização dos serviços dos ecossistemas pelos agentes’. União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, Tondela (PT).


28 Nov. 2017: Ação de demonstração ‘Eficácia das medidas de conservação do solo testadas no âmbito do projeto RECARE’. Semide, Miranda do Corvo (PT).

27 Mai. 2017: Workshop AFVB 2017: Política Florestal e poder local: solução ou problema? Escola Superior Marques de Castilho, Águeda (PT).


15 Dez. 2016: Workshop final do Projeto CASCADE ‘Resultados do CASCADE: Princípios e recomendações para a gestão pós-fogo na área de Várzea (Calde, Viseu)’. Junta de Freguesia de Calde, Viseu (PT).

 

14 Jul. 2016: Ação de demonstração de intervenções pós-fogo: ‘Acolchoado de resíduos florestais, Corte e remoção de material lenhoso ardido e lavragem pós-fogo segundo as curvas de nível’ no âmbito do projeto RECARE. Semide, Miranda do Corvo (PT).

25 Set. 2015: Ação de demonstração: ‘Acolchoado de resíduos florestais’ no âmbito do projeto RECARE. Semide, Miranda do Corvo (PT).



17 Jul. 2015: Workshop do projeto FRURB 'Impactos da urbanização na degradação do solo e da água: problemas e soluções'. Escola Superior Agrária de Coimbra (PT).

 

29 Jun. 2015: Segundo workshop participativo RECARE: ‘Seleção de medidas para serem testadas e avaliadas’. União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, Tondela (PT).

9-10 Fev. 2015: Primeiro workshop participativo RECARE ‘Identificação participativa de medidas para combater as ameaças ao solo na Europa’. União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, Tondela (PT).


7 Jan. 2015: Grupo focal CASCADE ‘Reflexão sobre mudanças catastróficas nos ecossistemas e paisagens’. Junta de Freguesia de Calde, Viseu (PT).

20 Abr. 2013: Workshop ForeStake ‘O papel dos agentes locais na Gestão Sustentável da Floresta’. Câmara Municipal de Mação, Mação (PT).


25 Set. 2010: Organização do Seminário Local ‘Remediação do Solo e da Água após incêndio – Projeto RECOVER’. Junta de Freguesia de Pessegueiro do Vouga, Sever do Vouga (PT).29 Set. 2009: Workshop ‘Recuperação de Áreas Ardidas’, Universidade de Aveiro, Aveiro (PT).

9 Mai. 2009: Organização do Seminário Local ‘Água e saber tradicional – Resultados do projeto TRADWATER’. Junta de Freguesia de São João do Monte, Tondela (PT).


12 Dec. 2008: Apresentação Pública Final da Agenda 21 Local de Oliveira do Bairro. Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Oliveira do Bairro (PT).

 

31 Mai. 2008: II Forúm da Agenda 21 Local de Oliveira do Bairro ‘Estamos a construir um futuro sustentável…’. Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Oliveira do Bairro (PT).

24 Nov. 2007: II Forúm da Agenda 21 Local de Oliveira do Bairro ‘Estamos a construir um futuro sustentável…’. Junta de Freguesia da Mamarrosa, Oliveira do Bairro (PT).


10 Nov. 2007: I Forúm da Agenda 21 Local de Oliveira do Bairro ‘Estamos a construir um futuro sustentável…’. Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Oliveira do Bairro (PT).



Financiamento do CESAM: