Caring about the future

VESPRA - Elementos Vulneráveis em Espanha e Portugal e Avaliação de Risco
Investigador responsável no CESAM - Ana Isabel Miranda
Programa - POCTEP - Programa Operacional Transfronteiriço Espanha-Portugal
Período de Execução - 2021-01-01 - 2022-12-31 (24 Meses)
Entidade Financiadora - EC - European Commission, Union Civil Protection Mechanism (UCPM)
Financiamento para o CESAM - 129130 €
Financiamento Total - 782813 €
Instituicão Proponente - Meteogrid SL
Instituições Participantes
Universidade de Aveiro
ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial
UPC - Universitat Politècnica de Catalunya
CIBB - Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa
Junta de Extremadura. Consejería de Agricultura, Desarrollo Rural, Población y Territorio. Servicio de Prevención y Extinción de
Incendios Forestales.

Descrição do Projecto
O VESPRA tem como objetivo o aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão de risco, incidindo na zona fronteiriça entre Portugal e Espanha, tanto para riscos locais como os incêndios florestais, eventos meteorológicos extremos ou a dispersão de poluentes em áreas extensas. No âmbito do projeto, será definido um protocolo internacional para a recolha de elementos vulneráveis e a sua caracterização em relação a diferentes ameaças e a sua integração numa plataforma baseada em Sistema de Informação Geográfica, especialmente desenhada para otimizar sua gestão e atualização contínua.
O VESPRA resultará num sistema de apoio à tomada de decisão em caso de emergência, a fim de melhorar a identificação harmonizada, o mapeamento dos elementos vulneráveis e a integração da vulnerabilidade num sistema de informação conjunto para a avaliação da resposta transnacional à emergência. Além disso, serão realizados simulacros LiveEX para autoridades e agentes de proteção civil.
Os resultados do projeto serão apresentados em workshops onde se pretende envolver a comunidade científica, técnica e de resposta em emergências. Uma das características mais marcantes da solução proposta é que foi especialmente desenhada para facilitar a atualização constante da cartografia dos elementos vulneráveis.
Os beneficiários diretos do VESPRA serão os agentes de proteção civil de Portugal e Espanha, a nível nacional, regional e local, que terão um poderoso instrumento de apoio à gestão e resposta de emergências e à otimização da gestão preventiva visando a redução da vulnerabilidade. Além disso, todos os habitantes da área de intervenção, que beneficiarão com a redução do risco de desastres, também serão beneficiários indiretos.
A duração do projeto será de 24 meses. Até o mês 10, espera-se que a primeira versão do sistema esteja disponível para avaliação e melhorias antes da implementação final.




Membros do CESAM neste projecto
Ana Isabel Miranda
Coordenadora
Johnny Daniel Reis
Investigador
Myriam Nunes Lopes
Investigadora

Financiamento do CESAM: UIDP/50017/2020 + UIDB/50017/2020 + LA/P/0094/2020