Building the future by doing more together

BIOGAIR - Impacto da cadeia de valorização energética de biomassa na qualidade do ar e na política climática Portuguesa
Investigador Responsável - Myriam Lopes
Programa - PTDC/AAC-AMB/103866/2008
Período de Execução - 2010-06-01 - 2013-11-30 (42 Meses)
Entidade Financiadora - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Financiamento para o CESAM - 195490 €
Financiamento Total - 195490 €
Instituicão Proponente - Universidade de Aveiro
Instituições Participantes
RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel

Face à dependência energética externa da Europa, e no sentido de diminuir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE), a União Europeia (EU), bem como os Estados Membros, têm feito um esforço no sentido de se tornarem energeticamente mais eficientes e ambientalmente mais eficazes. A diversificação das fontes energéticas, o aumento do uso de recursos energéticos endógenos e o reforço da produção de energia, nomeadamente electricidade a partir de fontes renováveis, são considerados eixos estratégicos da política climática e energética, que visam contribuir para a redução da dependência externa dos combustíveis fósseis e das emissões de GEE, promovendo um desenvolvimento mais sustentável.


O recurso à biomassa é considerado uma medida fundamental do ponto de vista dos benefícios ambientais esperados, em particular na redução das emissões de GEE, devido às suas múltiplas aplicações: produção de electricidade, de calor e nos transportes. Contudo, não foram ainda avaliados de forma integrada e holística os impactes ambientais da Cadeia de Valorização Energética de Biomassa (CVEB), desde a produção da matéria-prima à utilização final.


Alguns estudos sugerem que o aumento da utilização de energia produzida a partir da biomassa irá provocar variações ao nível do uso do solo e de emissões de outros poluentes para a atmosfera para além dos GEE. No entanto, ainda não se conhecem os impactes da CVEB na qualidade do ar resultantes das alterações de uso do solo, das emissões associadas os processos de produção e conversão de energia e ainda dos transportes. Neste sentido o projecto BIOGAIR pretende avaliar os impactes CVEB, na qualidade do ar e nas alterações climáticas, em Portugal, até 2030.


 


https://www.ua.pt/gemac/PageText.aspx?id=11355

Membros neste projecto
Alexandra C. S. Monteiro
Investigador em Pós-Doc
Ana Isabel Miranda
Investigador
Carlos Borrego
Investigador
Isabel Ribeiro
Aluna de Doutoramento
Luís Tarelho
Investigador
Myriam Nunes Lopes
Coordenadora
Sandra Isabel Moreira Rafael
Bolseiro de Investigação

Financiamento do CESAM: