Building the future by doing more together

EMOSAT- Caracterização de fontes de emissão recorrendo à modelação atmosférica e a dados de satélite
Investigador Responsável - Oxana Tchepel
Programa - PTDC/CTE-ATM/103253/2008, FCOMP-01-0124-FEDER-009305
Período de Execução - 2010-05-01 - 2013-05-31 (37 Meses)
Entidade Financiadora - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Financiamento para o CESAM - 170000 €
Financiamento Total - 170000 €
Instituicão Proponente - Universidade de Aveiro
Instituições Participantes
DEIMOS Engenharia, S.A. (DME)


Actualmente, a qualidade do ar constitui uma das grandes preocupações de muitos países europeus incluindo Portugal. Para diminuir a poluição atmosférica é necessário definir estratégias de redução de emissões e, consequentemente, é imprescindível caracterizar as fontes emissoras e analisar o seu contributo para os níveis de poluição observados. Para melhorar a qualidade dos inventários, o futuro da investigação na área das emissões passará por uma integração de várias abordagens. Deste modo, os desenvolvimentos recentes na área da observação terrestre, que permitem o estudo da composição da baixa troposfera através de dados de satélite, constituem uma mais valia para a caracterização de fontes e sumidouros de poluentes atmosféricos. Os principais objectivos do projecto EMOSAT são:

  (i) desenvolvimento de um modelo de emissões que permite incorporar dados de satélite, com elevada resolução espacial e temporal, para melhorar a caracterização de precursores de ozono e aerossóis;

  (ii) quantificação da contribuição individual de diferentes fontes emissoras (biogénicas e antropogénicas) para os níveis de poluição atmosférica em Portugal proporcionando informação fundamental para a definição de políticas e estratégias de redução de emissões;

  (iii) desenvolvimento de novas abordagens e metodologias para a integração de observações de satélite na avaliação da composição atmosférica para obter informação credível sobre a poluição do ar e as fontes emissoras. 

Este projecto contribuirá para enriquecer o estado do conhecimento relativo a fontes de emissão e fornecerá novas metodologias e ferramentas para a integração de dados de satélite em estudos de poluição atmosférica.


http://www.ua.pt/gemac/emosat

Membros neste projecto
Ana Isabel Miranda
Investigador

Investigador
Carlos Borrego
Investigador
Joana Ferreira
Investigador
Joana Valente
Investigador

Investigador Responsável
Investigador

Financiamento do CESAM: