Building the future by doing more together

RESEARCH GAME: Jogo Europeu de Investigação Cientifica
Investigador Responsável - Ana Maria Rodrigues
Investigador responsável no CESAM - Ana Maria Rodrigues
Programa - Lifelong Learning Programme - Comenius
Período de Execução - 2012-10-01 - 2014-12-31 (27 Meses)
Entidade Financiadora - UE
Financiamento para o CESAM - 48499 €
Financiamento Total - 398400 €
Instituicão Proponente - Dept. of Biol. and Env. Sc. and Techn. - UNIVERSITY OF SALENTO - ITALY
Instituições Participantes
Universidade de Aveiro
Dept. of Biol. and Env. Sc. and Techn., University of Salento, LECCE, ITALY
University of West Scotland, PAISLEY, SCOTLAND
Bildungswerk der Sächsischen Wirtschaft gGmbH, DRESDEN, GERMANY
European Ecological Federation - LONDON, ENGLAND
Kariyer Danismanligi ve Insan Kaynaklarini Gelistirme Dernegi, CEBECI, TURKEY

Necessidades: A Europa tem necessidade de se adaptar rapidamente a um ambiente de aprendizagem e empresarial em rápida mudança e é fundamental que os alunos entendam, que a ciência e a tecnologia proporcionam a base para a progressão não só na sua educação mas também no trabalho podendo influenciar as suas carreiras. O raciocínio indutivo e hipotético-dedutivo de metodologias de investigação cientifica requer o desenvolvimento de competencias de raciocínio critico e dedução lógica.  Estas capacidades fornecem as bases para enfrentar os problemas do século XXI. O projeto insere-se na Estratégia 2020 da UE “Novas Competências para Novos Empregos” e nas Prioridades Gerais do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (“Lifelong Learning Programme”).
Tem havido recentementeum aumento no interesse pelo uso de jogos na aprendizagem. Estes permitem métodos de aprendizagem consistentes com as teorias modernas de aprendizagem efectiva, que deve ser ativa, baseada em problemas reais, interativa, mediada socialmente, etc. Kili (2005) defende que os jogos desenvolvem nos jogadores processos de raciocinio inerentes à resolução de problemas.
O Projeto: O projeto “Research Game”  requer que alunos de vários países Europeus colaborem na construção de hipóteses, na investigação, no teste e validação das suas hipóteses, culminando numa conclusão. O projeto permitirá desenvolver uma melhor compreensão do trabalho científico e pretende que os alunos partilhem a sua investigação e resultados e participem também numa competição.


http://rg.uws.ac.uk/

Membros neste projecto

Financiamento do CESAM: