Forging sustainability

LO3CAted - Larval Occurrences in Open Ocean: Connectivity studies in the East Atlantic and West Mediterranean
Investigador responsável no CESAM - Luciana Génio
Programa - Transnational Access (TNA) - Fixed Point Open Ocean Observatories (FixO3)
Período de Execução - 2016-04-01 - 2017-08-31 (17 Meses)
Entidade Financiadora - FP7-INFRASTRUCTURES
Financiamento para o CESAM - 11591 €
Instituicão Proponente - Natural Environment Research Council – National Oceanography Centre – NERC-NOC
Instituições Participantes
Universidade de Aveiro
University of Bergen, Norway
Observatoire Océanologique de Villefranche-sur-Mer (CNRS-UPMC), France
Plataforma Oceánica de Canarias (PLOCAN), Spain
Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas, Cape Verde
National Oceanography Centre, United Kingdom


A visão sobre os oceanos como vastos e contínuos domínios imunes à ação humana tem vindo a alterar-se, e o estudo da conectividade tornou-se fundamental para perceber a resiliência dos organismos e habitats marinhos face aos impactos naturais e antropogénicos, e informar partes interessadas e decisores políticos com opções cientificamente fundamentadas para a gestão e conservação dos ecossistemas.
Nos últimos anos, abordagens integradas e multidisciplinares, incluindo modelos biofísicos de alta resolução, marcadores genéticos e geoquímicos, tem sido utilizadas para inferir as escalas espaciais da dispersão larvar e conectividade de populações. No entanto, as lacunas no conhecimento dos processos físicos e biológicos que controlam a dispersão, assentamento de larvas e recrutamento, impedem a compreensão da conectividade no mar profundo. Com o objetivo principal de avançar o conhecimento da conectividade no mar profundo, o projeto proposto irá centrar-se no estudo de distribuições e assentamento de larvas ao longo da margem continental Europeia e Norte-africana.
Os objectivos específicos deste trabalho são investigar:
   1. A ocorrência de estádios larvares de organismos de mar profundo em diferentes profundidades da coluna de água e a sua distribuição geográfica no Atlântico este e oeste Mediterrânico.
   2. O assentamento de organismos de mar profundo, bem como bio-filmes nos quais as larvas assentam, em substratos orgânicos e inorgânicos, em escalas espaciais horizontais e verticais ao longo da margem continental Europeia e Norte-africana.
   3. A conectividade entre populações do este Atlântico e Mediterrâneo, utilizando marcadores moleculares e geoquímicos.

Os objectivos propostos serão alcançados com o fundeamento de armadilhas de larvas e plataformas de assentamento com substratos naturais e artificiais, em diferentes profundidades ao longo de cabos de amarração, por períodos de 6 a 18 meses coincidentes com as operações de manutenção de observatórios fixos em alto mar. A cinco instalações selecionadas, Station M (Noruega), PAP (Reino Unido), DYFAMED (França), ESTOC (Canárias) and CVOO (Cabo Verde), abrangem a distribuição geográfica e batimétrica de espécies conhecidas de moluscos em habitats marinhos de profundidade no Este Atlântico e Oeste Mediterrânico. LO3CAted permitirá obter novos dados sobre a distribuição e disponibilidade de larvas em diferentes massas de água, contribuindo para o conhecimento da conectividade entre populações de mar profundo no Atlântico e Mediterrâneo. Este projeto reúne investigadores do CESAM e cientistas internacionais com elevada experiência no estudo de ecossistemas marinhos profundos, incluindo áreas como a taxonomia e anatomia de invertebrados, ecologia trófica e reprodutiva e biogeografia. 

http://www.fixo3.eu/




Financiamento do CESAM: