Forging sustainability

O património natural e cultural a bordo do moliceiro

O património natural e cultural a bordo do moliceiro

Teve início no passado dia 19 de janeiro, em formato live training, o curso de formação “O património natural e cultural a bordo do moliceiro”, promovido pelo projeto PERICLES ‘Preservar e governar de forma sustentável as paisagens e o património cultural nas regiões costeiras e marítimas da Europa’, financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação - Horizonte 2020.

O curso tem como público-alvo os operadores marítimo-turísticos e como objetivo capacitar e fornecer suporte informativo adequado às visitas guiadas em embarcações tradicionais nos canais urbanos da Ria de Aveiro na área do património natural e cultural da cidade e Ria de Aveiro. Foram abordados temas relacionados com a história da cidade de Aveiro e o papel das atividades tradicionais no seu desenvolvimento socioeconómico e cultural, o património cultural, material e imaterial, da cidade de Aveiro, e o património natural da Ria de Aveiro. Para isso, este curso contou com a presença das formadoras Gabriela Mota Marques, Técnica superior da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Aveiro, e Rosa Pinho, Bióloga do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Parte desta informação foi compilada no “Passeio de moliceiro: Um guia sobre o património natural e cultural” e pode ser descarregada aqui.

Sendo os passeios em embarcações tradicionais – como o moliceiro e o mercantel – uma das principais atrações turísticas da cidade e um local privilegiado de transmissão de informação, o projeto PERICLES pretende, com este curso, contribuir para a divulgação, valorização e defesa do património natural e cultural da Ria de Aveiro.

Partilhe nas redes sociais:

Financiamento do CESAM: