DESTAQUES

COVID-19 info

Caro membro do CESAM: Considerando a situação atual e as recomendações do Governo e do Reitor da UA, o staff do CESAM ficou reduzido ao mínimo possível presencial. O pessoal administrativo que não está de assistência aos filhos menores encontra-se em regime de teletrabalho. Até indicações em contrário todas as comunicações com o staff deverão privilegiar o uso do email e/ou telefone. Conforme indicações anteriores agradece-se o uso das contas institucionais - isto facilitará o correto encaminhamento. Tentaremos fazer com que as coisas corram o mais normalmente...

ver mais

AVISOS


NOTíCIAS

  • Exposição sobre expedições a espaços naturais tem contributo de docente do CESAM

    Pela primeira vez, os melhores desenhos de campo, fotografias e vídeos feitos durante um total de 15 expedições, expõe-se na mostra “Grupo do Risco – Expedições a espaços naturais (2007 – 2019)”. Estará patente até 14 de março de 2021, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, no âmbito do programa de Lisboa, Capital Verde Europeia 2020. Henrique Queiroga, professor do Departamento de Biologia e CESAM da Universidade de Aveiro (UA), é um dos fundadores do Grupo de Risco. A notícia completa pode ser lida aqui.

  • Cost Action em Lipidómica submetida por investigadora do CESAM foi aprovada para financiamento

    A Cost Action CA 19105 “Pan European Network in Lipidomics and Epilipidomics”, um projeto liderado por Rosário Domingues, investigadora do CESAM e do Centro de Espectrometria de Massa do Departamento de Química da Universidade de Aveiro foi aprovada para financiamento. O objetivo da Cost Action é construir e manter uma rede multidisciplinar pan-europeia de excelência em lipidómica e epilipidómica. O projeto conta com a participação de parceiros de 26 países, de universidades, institutos de investigações, hospitais, centros clínicos e empresas.

  • Professora do CESAM foi entrevistada pela Notícias Magazine sobre o Covid-19

    Macau fechou os casinos durante 15 dias e mede a temperatura à entrada dos serviços públicos. Taiwan aplica multas para quem desrespeita medidas. China colocou milhões de pessoas em quarentena. Os alemães confiam no seu sistema de saúde e nos patrões. Portugal, na ponta da Europa, foi-se preparando para a batalha contra o Covid-19. As táticas de uma luta. Dura. Adelaide Almeida, investigadora na área dos vírus e antibióticos, professora de Microbiologia, percebe a resposta de Macau. “É o terceiro surto por coronavírus, tem a experiência de outras pandemias, estava mais assustado do que nós”, comenta. A população estava sensibilizada para o perigo, para os riscos de mais um coronavírus que se instalava a seu lado. “As pessoas estavam assustadas e sabiam que se tinham de proteger, que tinham de se isolar.” Notícia completa aqui.

  • Projeto ERA Chair do CESAM aprovado

    O projeto BESIDE - Institutional, BEhavioural, critical and adaptive economics towards SustaInable Development, management of natural capital and circular Economy, submetido pelo CESAM à call do H2020 ERA Chairs call, foi recentemente aprovado. Ana Isabel Lillebø, Coordenadora Científica do CESAM, será a Coordenadora deste Projeto. Os projetos ERA Chair atraem Investigadores altamente qualificados, com comprovada excelência em investigação e capacidades de gestão, para Universidades e Instituições de Investigação de países” Widening” com potencial para Investigação de excelência. O projeto da BESIDE visa consolidar, no Laboratório Associado da UA CESAM, um grupo de investigação de excelência em Economia Ambiental e Recursos Naturais. O projeto impulsionará as atividades de investigação fundamental e aplicada já existentes, preenchendo as lacunas identificadas relativas a: i) impacto financeiro das políticas ambientais, ii) oportunidades de emprego altamente qualificado e iii) modelos de negócios de economia circular. No âmbito do projeto será contratado um “ERA Chair holder” para a posição de Investigador Coordenador e serão financiados 5 Investigadores e 3 estudantes de Doutoramento. O projeto BESIDE está totalmente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, com as prioridades da UE que incluem o compromisso para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo baseado no conhecimento e inovação, e na procura partilhada de excelência, e com as Estratégias de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3) nacionais e região centro de Portugal.

Financiamento do CESAM: