DESTAQUES

Video do grupo de investigação Biotecnologia Marinha e Aquacultura (MBA)

Todas as segundas feiras, nas próximas 12 semanas, o CESAM vai lançar os vídeos dos seus doze grupos de investigação.   26 de outubro 2020: Biotecnologia Marinha e Aquacultura (MBA)    Próximas datas (podem estar sujeitas a modificação):   02 de novembro 2020: Biologia da Adaptação e Processos Ecológicos (ABEP) 09 de novembro 2020: Sensores Analíticos e Eco-Química Aplicada (ASAEC) 16 de novembro 2020: Toxicologia Aquática e Análise de Risco (ATRA) 23 de novembro 2020: Processos Atmosféricos e Modelação (APM) 30...

ver mais

AVISOS

  • One Health Day @ CESAM

    No âmbito da Linha Temática “Ambiente & Saúde”, o CESAM está a organizar um workshop para comemorar a iniciativa “One Health Day”. O Workshop vai realizar-se no dia 11 de novembro à tarde e englobará duas sessões temáticas e uma sessão de posters. O programa do workshop encontra-se aqui e pretende-se o evento seja presencial (Universidade de Aveiro). No entanto, devido à incerteza da atual situação pandémica pode ser em formato à distância (a confirmação será enviada atempadamente). Para a sessão de posters, qualquer membro do CESAM (integrado ou colaborador - desde alunos de pesquisa a alunos de doutoramento) poderá submeter um resumo até ao dia 13 de outubro às 17 h.  Para submeter o resumo basta enviar um mail para cesam@ua.pt que deve incluir: Título (em inglês); Nome do autor principal e coautores (se existentes); Resumo (em português e inglês com ca. 250 palavras). O One Health Day é uma iniciativa com caracter internacional coordenada por redes de investigação, como a One Health Comission e a One Health Platform Foundation, que escolheram o dia 3 de novembro como o Dia da Saúde Única. O conceito One Health remete à interdependência entre a saúde humana, dos animais e do ambiente. O Workshop será um fórum de debate interdisciplinar na solução de desafios globais que envolvem a saúde humana, animal e ambiental. Pretende-se que este evento permita à academia e ao público em geral discutir um problema atual, as doenças infeciosas emergentes, abordando os microrganismos envolvidos - vírus, bactérias, fungos e parasitas - mas também os fatores envolvidos na incidência destas doenças, nomeadamente, atividades humanas que direta ou indiretamente atingem o ambiente, as alterações climáticas e o uso indiscriminado de antibióticos.  O registo é gratuito mas obrigatório e deve ser feito aqui.

  • Conferência "Lipids in the Ocean" | 05-08 Jul 2021, Aveiro

    Devido à pandemia este evento foi adiado para 2021. Por favor confirme as novas datas aqui.  O Grupo de Investigação Biotecnologia Marinha & Aquacultura (MBA) do CESAM e o Centro de Espectrometria de Massa da Universidade de Aveiro têm o grande prazer de apresentar a 2ª edição da Conferência "Lipids in the Ocean", que será realizada na Universidade de Aveiro, de 17 a 19 de novembro de 2020. O evento é organizado pelo Professora Rosário Domingues do CESAM.  + info: http://lipids2021.web.ua.pt/


NOTíCIAS

  • Novo projecto: WaderTrack – Seguimento de alta precisão de aves limícolas

    Arrancou a meados de Outubro o projecto WaderTrack, na Reserva Natural do Estuário do Tejo, com o objectivo de implementar um sistema de alta precisão para o seguimento espácio-temporal de espécies de aves limícolas prioritárias. Com o recurso a tecnologia inovadora, serão colocados pequenos transmissores GPS/UHF ultra leves com micro paneis solares (4 a 5 gramas) nestas aves o que irá permitir mapear os seus movimentos ao longo dos ciclos diários e de maré, durante o período de inverno, podendo-se assim: (1) quantificar o grau de conectividade entre habitats intertidais (usados como áreas de alimentação no período de baixa-mar) e supralitorais (usados como refúgio no período de preia-mar); (2) determinar as distâncias de deslocação entre habitats supralitorais e habitats intertidais; e (3) determinar a variação na utilização dos diferentes habitats supralitorais entre o período diurno e nocturno. Esta informação servirá para colmatar actuais lacunas de conhecimento nestas espécies prioritárias, tendo em vista a melhoria do seu estado de conservação, com vista a informar políticas de conservação de biodiversidade, designadamente através da redução dos fatores de pressão e de ameaça actuais e futuras, previsíveis no curto e médio prazo. No enquadramento deste projecto financiado pelo Fundo Ambiental (Ministério do Ambiente e Ação Climática), foram já realizadas três sessões de marcação de aves limícolas em diferentes refúgios de preia-mar, que resultaram na colocação dos dispositivos de seguimento em 15 indivíduos de três espécies. Estes aparelhos irão registar a localização GPS das aves a cada 30-45 minutos, e essa informação será transmitida para antenas receptoras colocadas nos refúgios supralitorais, quando os indivíduos para aí se deslocam em cada período de maré alta. A instalação das antenas receptoras também já foi iniciada e em breve esperamos obter os primeiros dados, que permitirão conhecer em grande detalhe os movimentos destas aves, intimamente ligadas ao Estuário do Tejo. Mais novidades sobre este e outros projectos em @eco_flyway (Twitter).

  • Alerta de investigadores do CESAM-UA para impacto do lixo da pesca nas aves marinhas

    O lixo marinho, principalmente o material descartado ou perdido com origem em atividades piscatórias, tem consequências severas para a conservação das aves marinhas. O alerta é de um grupo de biólogos da Universidade de Aveiro (UA) que, durante dez anos, estudou as causas que levaram milhares de aves feridas ou mortas até ao centro de reabilitação de animais marinhos que atua na costa centro de Portugal. A investigação foi levada a cabo por membros do CESAM no ECOMARE. A notícia completa pode ser lida aqui.

  • Documentário “Lousada -Reencontro com a Natureza” vence prémio do público

    O documentário “Lousada -Reencontro com a Natureza” nomeado para prémio do público de Melhor Documentário no ART & TUR - International Tourism Film Festival 2020, venceu o primeiro lugar com 1905 votos. O documentário está também nomeado, nos prémios atribuídos pelo Júri, que serão anunciados na próxima sexta feira. Transmitido no dia 22 de Março, pelo canal de televisão SIC, o documentário “Lousada - Reencontro com a Natureza” foi visto por cerca de 700 mil pessoas, merecendo o destaque no site da SIC (http://www.sic.pt/.../2020-03-22-Documentario-Vida...). O  CESAM é o parceiro científico deste documentário e a maioria dos biólogos envolvidos neste projeto fez a sua formação na Universidade de Aveiro. As filmagens do documentário, com 45 minutos de duração, demoraram cerca de 18 meses e mais de 800 horas de filmagens. Joaquim Pedro Ferreira, investigador do CESAM, partilha a autoria deste documentário com Manuel Nunes e Milene Matos e a realização com Pedro Miguel Ferreira.

  • CESAM estará presente nas Comemorações do V Centenário da Viagem de Fernão de Magalhães

    Comemora-se esta semana o V Centenário da Viagem de Fernão de Magalhães (ENCFM) em vários locais do país. Os investigadores do CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) da Universidade de Aveiro, Roberto Martins (Departamento de Biologia) e Irina Gorodetskaya (Departamento de Física), participarão a convite na apresentação dos vencedores do Prémio de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação a decorrer dia 21 de outubro no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa. Neste evento serão apresentados e distinguidos os 8 projetos financiados pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia contando com a presença do Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Dois dos projetos aprovados são liderados pelo CESAM-UA: NANOGREEN - Nova geração de aditivos sustentáveis de base nanotecnológica para revestimentos anti-corrosivos marítimos: uma abordagem multidisciplinar no espaço Atlântico, coordenado pelo Doutor Roberto Martins e co-coordenado pelo Prof. João Tedim (CICECO) e ATLACE - Interações Atlânticas através do ciclo hidrológico atmosférico: exploração de dados resultantes da Expedição de Circum-Navegação Antártica para um melhor conhecimento de nuvens e precipitação, coordenado pela Doutora Irina Gorodetskaya e co-coordenado pela Doutora Carla Gama. O programa completo da semana pode ser consultado aqui. Todo o programa será transmitido ao vivo, via internet, para toda rede de parceiros das celebrações em www.magalhaes500.pt. O evento poderá ser revisitado em https://magalhaes500.pt/streaming-do-2o-dia-das-comemoracoes-dos-500-anos-da-passagem-do-estreito-de-magalhaes/.

Financiamento do CESAM: