Building the future by doing more together

VITAQUA: Alterações climáticas: uma ameaça adicional para sistemas aquáticos sob pressão intensiva de poluição agrícola difusa
Investigador Responsável - Nelson J C Abrantes
Programa - PTDC/AAC-AMB/112438/2009
Período de Execução - 2011-04-01 - 2014-09-30 (42 Meses)
Entidade Financiadora - FCT
Financiamento para o CESAM - 162369 €
Financiamento Total - 162369 €
Instituicão Proponente - Universidade de Aveiro


O principal desafio do projecto VITAQUA será estudar os impactos das alterações climáticas ao nível dos processos hidrológicos, poluição agrícola, funcionamento do ecossistema e estado ecológico das massas de água localizadas nas proximidades de áreas de agricultura intensiva. Para além disso, é também um objectivo do projecto estudar e propor medidas de adaptação tendo em conta as alterações climáticas, em conformidade com a DQA.


Por conseguinte, foi planeado um esquema faseado de modo a atingir os principais objectivos do projecto:



  • Aplicar e avaliar a consistência do modelo SWAT na simulação da entrada de agroquímicos (nutrientes e pesticidas) nos sistemas aquáticos, em áreas de vinha intensiva e na reprodução do estado químico corrente e indicadores do estado ecológico.

  • Avaliar os impactos das alterações climáticas no estado de qualidade da água, tendo em conta as suas implicações nas principais forças motrizes da poluição difusa.

  • Executar bioensaios em microcosmos para simular o funcionamento dos ecossistemas aquáticos sob cenários climáticos actuais e futuros.

  • Esquematizar e testar adaptações nas práticas agrícolas para minimizar os impactos da agricultura nas massas de água, sob condições climáticas actuais e futuras.


O projecto estará focado numa bacia piloto (bacia do Rio Cértima), que corresponde a uma importante região vitivinícola no contexto Português - Bairrada.


O projecto VITAQUA inclui uma equipa de investigação multidisciplinar, com competências na área hidrológica, climatológica, química, ecológica e ecotoxicológica, permitindo uma combinação sólida de ferramentas distintas que resultarão numa visão holística. Os resultados deste estudo, irão ajudar a colmatar a falta de informação existente sobre as implicações das alterações climáticas nos recursos aquáticos afectados pela poluição difusa agrícola, contribuindo assim para uma estratégia de gestão ambiental efectiva, de modo a assegurar a sustentabilidade dos recursos e ajudar na formulação de decisões de boas práticas agrícolas.




Membros neste projecto

Investigador
Catarina Marques
Investigadora
Jan Jacob Keizer
Investigador

Investigador
Investigador

Financiamento do CESAM: