Building the future by doing more together

LUNA
Investigador Responsável - Ricardo Almendra (GeoAtributo)
Investigador responsável no CESAM - J. Jacob Keizer
Programa - QREN
Período de Execução - 2014-01-01 - 2015-06-30 (18 Meses)
Entidade Financiadora - AdI
Financiamento para o CESAM - 138656.61 €
Financiamento Total - 354861.3 €
Instituicão Proponente - GeoAtributo - Consultadoria e Informação para o Planeamento e Ordenamento do Território, Lda
Instituições Participantes
Universidade de Aveiro
ESTGA:
- Prof. Doutora Luísa Pereira (http://www.ua.pt/estga/yellowP.....20Pereira)
- Mestre Zulmira Pereira (http://www.ua.pt/estga/yellowP.....20Pereira)

LUNA As explorações florestais intensivas são de grande importância para a economia Portuguesa e ocupam uma parte importante do território continental. Este tipo de explorações exige um planeamento cuidado e uma gestão cautelosa para garantir os diferentes aspetos de uma exploração sustentável.
O acompanhamento regular dos povoamentos em todo o seu ciclo de rotação é de importância crucial para enfrentar a panóplia de ameaças, existentes e recém-emergentes (fogo, combustíveis florestais, espécies invasoras, stress hídrico e doenças), aos objetivos relativos à produtividade.

O acompanhamento de campo (atualmente realizado por observação direta de técnicos) tem duas limitações importantes em termos da informação tipicamente produzida: (1) a forma qualitativa e, pelo menos em certa medida, interpretação pessoal/ subjetiva; (2 ) resolução espacial pobre, para a escala da plantação/exploração. A falta de informação (quantitativa, objetiva e georeferenciada) pode prejudicar gravemente a priorização das operações de gestão e de intervenção precoce e, ao mesmo tempo, a capacidade de avaliar a eficácia de tais operações (e.g. operações corretivas para lidar com as limitações de nutrientes para determinados tipos de solo ou o combate de pragas).

Para dar resposta a estes problemas, estamos a desenvolver um sistema de informação que facilite a monitorização das explorações florestais alimentado com informação de vários tipos de sensores (híper e multiespectrais e dados de sensores LIDAR) equipados em veículos aéreos não tripulados (VANT). Este sistema permitirá a obtenção de informação relevante para a monitorização de pragas e doenças do eucalipto, monitorização de espécies invasoras, de situações de mortalidade precoce das árvores resultante, por exemplo, de stress hídrico, monitorização do crescimento dos povoamento e do sub-coberto e informação para a certificação florestal




Membros neste projecto
Artur Alves
investigador

investigadora
Jan Jacob Keizer
Coordenador equipa UAveiro

Financiamento do CESAM: