Building the future by doing more together

LTER-RAVE – Monitorização de longo prazo na Ria de Aveiro: rumo a um conhecimento mais fundo dos processos ecológicos, ambientais e económicos
Investigador Responsável - Daniel Cleary
Programa - Ciências Biológicas - Biodiversidade, Ecologia e Conservação
Período de Execução - 2011-12-31 - 2014-12-30 (36 Meses)
Entidade Financiadora - FCT
Financiamento para o CESAM - 187159 €
Financiamento Total - 199999 €
Instituicão Proponente - Universidade de Aveiro
Instituições Participantes
Fundação da Faculdade de Ciências (FFC/FC/UL)
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)


Os ecossistemas estuarinos são extremamente produtivos e prestam serviços cruciais que influenciam o clima, os ciclos ds nutrientes e a produtividade primária numa escala global. Perturbações induzidas pelo homem, no entanto, afectam severamente estes ecossistemas. Na Europa, em particular, tem havido um declínio drástico nos habitats marinhos costeiros. Dos restantes, menos de 15% são considerados em bom estado.


O objectivo da presente proposta é uma reavaliação do valor ecológico e económico prestado por um ecossistema estuarino, através de uma monitorização, análise e compreensão integradas dos seus múltiplos habitats. Em termos da sua diversidade cultural, económica e biológica poucos ecossistemas se podem comparar aos estuários. Os serviços essenciais prestados pelos ecossistemas estuarinos incluem armazenamento de carbono, controle de cheias, produção de peixe, carregamento de aquíferos, reciclagem de nutrientes e manutenção da biodiversidade, entre outros. A provisão continuada destes serviços, contudo, depende de um conhecimento profundo e uma apropriada gestão de larga escala de todo o ecossistema estuarino. Uma degradação acentuada dos estuários pode afectar seriamente estes serviços. Entre outros efeitos podem provocar a passagem de um estado em que estes ecossistemas actuam como um sumidouro de carbono, para outro em que funcionam como uma fonte de gases com efeito de estufa, incluindo dióxido de carbono e metano.


 




Membros neste projecto
Adelaide Almeida
Investigador
Ana Isabel Lillebø
Investigador
Ana Isabel Sousa
Investigador
Ana Maria Rodrigues
Investigador
Ana Ré
Investigador
Carlos Borrego
Investigador
Cristina Bernardes
Investigador
Henrique Queiroga
Investigador
Jan Jacob Keizer
Investigador
João Miguel Dias
Investigador
João Serôdio
Investigador
Kieran Monaghan
Investigador
Marta Otero Cabero
Investigador
Myriam Nunes Lopes
Investigador
Rosa L. Freitas
Investigador
Victor Quintino
Investigador

Financiamento do CESAM: