DESTAQUES

Simpósio local ANICT 2020 - 5 de março, UA

Os eventos ANICT 2020 são uma série de simpósios locais, organizados pela comunidade científica em vários pontos do país, com o objetivo de recolher informação  sobre os principais problemas que os investigadores doutorados defrontam no desenvolvimento da sua atividade laboral, assim como apresentar e discutir propostas concretas de políticas científicas prioritárias que o governo deveria implementar.  A pertinência e urgência destes eventos prende-se com o mandato da Comissão de Avaliação de Alto Nível de avaliação do Programa de Estímulo ao...

ver mais

AVISOS

  • Apresentação Pública do projeto CIÊNCIA COM IMPACTO

    O CESAM-Centro de Estudos do Ambiente e do Mar tem uma nova iniciativa que pretende retirar as grandes e pequenas descobertas científicas do laboratório e dos gabinetes dos investigadores. O projeto terá o nome de Ciência com impacto e a sua apresentação pública será no dia 06 de março, pelas 15h no Auditório do ISCA da Universidade de Aveiro. Ciência Com Impacto é um projeto de divulgação e promoção do conhecimento científico produzido nas áreas do ambiente, saúde humana, do mar, da ecologia e da biotecnologia por investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro.  O principal objetivo deste projeto é mostrar como o conhecimento científico, que está a ser gerado neste preciso momento, tem impacto nas nossas vidas e no nosso quotidiano, como esse conhecimento resolve problemas, ajuda a tomar decisões e como permite que sejamos cidadãos mais ativos e responsáveis. Ciência Com Impacto será constituída por vídeos temáticos de três minutos e de podcasts com uma hora de duração. Estes conteúdos terão uma periodicidade quinzenal: a publicação dos vídeos alterna com a semana de divulgação dos podcasts. Serão ainda realizados debates sobre temas da atualidade, associados às áreas do ambiente, saúde humana, ecologia, mar e biotecnologia, entre outros que contarão com a presença e o contributo de investigadores do CESAM e de outros atores relevantes para a temática abordada. Ciência Com Impacto terá, também, uma componente de ciência cidadã de modo a envolver as empresas e o público em projetos de investigação. Ciência Com Impacto é um projeto da Universidade de Aveiro, que conta com o apoio da produtora Play Solutions Audiovisuais  e a parceria da Bondalti – a maior indústria química portuguesa. 

  • IBERSENSOR 2020 | 07-10 setembro, Aveiro

    We would like to invite you to join us at the 12th Ibero-American Congress on Sensors (IBERSENSOR2020) in Aveiro, Portugal, from 7th to 10th of September 2020. This conference series have already been successfully held on eleven occasions in La Habana, Cuba (1998), Buenos Aires, Argentina (2000), Lima, Perú (2002), Puebla, México (2004), Montevideo, Uruguay (2006), Sao Paulo, Brasil (2008), Lisboa, Portugal (2010), San Jose, Puerto Rico (2012), Bogotá, Colombia (2014), Valparaiso, Chile (2016) and Barcelona, Spain (2018). IBERSENSOR is a forum of the Spanish and Portuguese speaking scientific community, working in the field of development and application of sensors. This congress promotes the interaction among research groups, contributing to enhance the scientific level of our countries in the field of sensors, an activity in rapid development with enormous interest and social impact worldwide. The official languages of the Congress are Portuguese, Spanish and English. IBERSENSOR covers a diversity of interdisciplinary areas under the umbrella of sensors, ranging from physics, chemistry, electrical engineering, nanoscience, and materials engineering to biosciences. In addition, it covers such aspects of KETs (key enabling technologies) as nanotechnology, micro- and nanoelectronics, advanced manufacturing technologies, advanced materials, industrial biotechnology and photonics. On behalf of the promoters of IBERSENSOR 2020 I would like to cordially invite you to participate in this meeting. We are looking forward to seeing you in Aveiro!   Abstract submission deadline: March 1st 2020 Acceptance notification: April 30th 2020 Early registration deadline: June 1st 2020  


NOTíCIAS

  • Amêijoa asiática limpa águas contaminadas

    Trabalho do CESAM em parceria com a Universidade do Porto explora o potencial de uma espécie invasora para tratar águas contaminadas. A notícia completa aqui.

  • CESAM acolhe série Bio Id & Ciência

    O objectivo da série é dar a conhecer a diversidade de organismos, o seu papel nos ecossistemas e o contributo que têm dado à ciência. Cada episódio, com periodicidade quinzenal, inicia com uma espécie de “bilhete de identidade” de um organismo e dará a conhecer as descobertas científicas que lhe estão associadas. É um catálogo de diversidade biológica, desde bactérias a grandes vertebrados, dado a conhecer por investigadores do CESAM. Esta produção audiovisual insere-se no cumprimento da missão do CESAM de promoção e divulgação do conhecimento científico. O primeiro episódio pode ser visto aqui. Esta série era antes uma iniciativa do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e que também teve a colaboração de vários membros do CESAM. Todos os vídeos publicados até ao momento podem ser vistos aqui.

  • Docente do CESAM é o novo diretor de tecnologia do ForestWISE

    Carlos Fonseca, professor do CESAM, tomou posse no dia 10 de fevereiro, como CTO do Laboratório Colaborativo ForestWISE, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro Manuel Heitor e juntou na UTAD empresas e instituições públicas interessadas em procurar respostas para o desafio da gestão integrada dos fogos rurais. A notícia completa aqui.

  • CESAM faz parte da comissão científica das Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia

    O Instituto Hidrográfico e o Instituto Hidrográfico de la Marina, da Armada Espanhola, juntam-se pela primeira vez para realizar as 1as Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia. A investigadora do CESAM, Doutora Ana Lillebø, faz parte da comissão científica deste evento. As 1as Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia que também serão as 6as Jornadas de Engenharia Hidrográfica, irão decorrer no Instituto Hidrográfico de 23 a 25 de junho. Este evento insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Hidrografia (21 de junho) e constitui um espaço para a comunidade científica discutir temáticas relacionadas com a engenharia hidrográfica e em áreas que com ela interagem. Os temas que serão abordados serão: Hidrografia Cartografia Navegação e Serviços Marítimos Oceanografia Geologia Marinha Química do Meio Marinho Tecnologias do Mar Infraestruturas de Dados Geoespaciais do Mar Datas importantes: Submissão de resumos: 13 março Submissão de resumos alargados: 04 maio Divulgação de programa provisório: 15 abril Registo: 15 abril – 09 junho Mais informação aqui.

Financiamento do CESAM: