Building the future by doing more together

Estudo de Caracterização para o Reordenamento e a Valorização dos Núcleos Piscatórios Lagunares.
Investigador Responsável - Maria de Fátima Lopes Alves
Período de Execução - 2010-01-01 - 2010-03-31 (3 Meses)
Entidade Financiadora - POLIS LITORAL Ria de Aveiro – Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro, S.A.
Financiamento para o CESAM - 176179 €
Financiamento Total - 176179 €
Instituicão Proponente - Universidade de Aveiro
Instituições Participantes
Universidade de Aveiro
ARPAS, Arquitectos Paisagistas Associados, lda
9h, arquitecturas associadas, lda
S.TOP - João Serôdio; Serviços de Topografia, Lda

O estudo tem como objecto a caracterização e requalificação para o conjunto dos cais identificados, caracterizando cada um deles, identificando a necessidade de intervenção e indicando uma(s) proposta(s) de acções a desenvolver (dimensão dos cais, equipamentos, estruturas de apoio necessárias e reordenamento da área envolvente). Com base no documento produzido, foi elaborado o programa preliminar para lançamento do concurso para a elaboração do projecto de cada cais, pelo que, as propostas de intervenção foram apresentadas de forma individualizada para cada cais. Além da caracterização física dos cais e sua envolvente, foi efectuada a caracterização socioeconómica, numa perspectiva de desenvolvimento de acções compatíveis. Assim, o estudo foi dividido em 3 capítulos distintos, sendo:


1. Caracterização Socioeconómica;


2. Caracterização dos Cais;


3. Proposta de intervenção.


Este Estudo abrangeu o conjunto de cais a requalificar no âmbito da Polis Litoral Ria de Aveiro, situados nos concelhos de: Ovar (Cais do Torrão, Cais do Puxadouro, Cais da Pedra e Cais da Tijosa); Murtosa (Cais da Bestida, Cais do Chegado, Cais da Boca da Marinha, Porto de Abrigo da Torreira, Cais da Ribeira de Pardelhas, Cais da Cambeia, Cais do Bico, Cais dos Moliceiros das Quintas do Norte); Estarreja (Cais das Teixugueiras, Cais do Nacinho, Cais da Tabuada, Cais das Bulhas, Cais da Ribeira da Aldeia); Aveiro (Cais da Ribeira de Esgueira); Ílhavo (Cais da Malhada, Cais da Gafanha da Nazaré e Cais da Gafanha d´Aquém); Mira (Cais do Areão).




Membros neste projecto




Maria de Fátima Lopes Alves
Coordenadora Geral

Financiamento do CESAM: