Forging sustainability

SAUDAR – A Saúde e o Ar que Respiramos
Investigador Responsável - Carlos Borrego
Período de Execução - 2004-04-01 - 2007-12-31 (45 Meses)
Entidade Financiadora - Fundação Calouste Gulbenkian
Financiamento para o CESAM - 183392 €
Financiamento Total - 310784 €
Instituicão Proponente -


Com este projecto pretende-se analisar a relação entre a qualidade do ar (exterior e interior) e a saúde humana numa dada região, e a evolução previsível dessa região com base nos planos de desenvolvimento existentes.
Para tal, proceder-se-á à caracterização da qualidade do ar (exterior e interior), do desenvolvimento económico e social e da população em termos de saúde, duma dada região, a seleccionar. Essa caracterização abrangerá, não só a situação actual, mas também a previsão da sua evolução com base em cenários de desenvolvimento económico e social. Pretende-se portanto que a região de estudo, actualmente, não represente uma área crítica em termos de qualidade do ar, mas cujo desenvolvimento previsto para os próximos anos posso pôr em risco a qualidade do ar e a saúde das populações.
É igualmente objectivo deste projecto contribuir para um maior envolvimento da comunidade local nos processos de decisão com influência neste domínio, através da divulgação dos resultados alcançados e da formação de intervenientes nos referidos processos. A implementação de critérios para uma adequada utilização dos espaços interiores conduzirá obrigatoriamente a uma redução dos elementos considerados alérgicos e com inevitável influência sobre a qualidade de vida dos indivíduos. A concretização deste objectivo implicará a realização de um programa de sensibilização e de formação destinado a agentes locais, com especial incidência em escolas e/ou outros locais públicos.



Membros neste projecto
Ana Isabel Miranda
Investigadora

Investigadora Pos-doc
Carlos Borrego
Coordenador
Joana Ferreira
Investigadora Pos-doc
Joana Valente
Estudante de doutoramento

Investigador Pos-doc
Myriam Nunes Lopes
Investigadora

Bolseiro de investigação
Richard Tavares
Estudante de Doutoramento

Financiamento do CESAM: