HOME  » 
 
Quem somos

Laboratório Associado desde 2005, o CESAM inclui cerca de 500 investigadores, 190 dos quais doutorados, de seis departamentos da Universidade de Aveiro: Ambiente e Ordenamento, Biologia, Engenharia Civil, Fí­sica, Geociências e Quí­mica; inclui ainda alguns membros da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. perder peso


O CESAM tem por missão fundamental desenvolver investigação na área do Ambiente Costeiro e Marinho, entendido de uma forma integrada envolvendo a atmosfera, a biosfera, a hidrosfera, a litosfera e a antroposfera.

 
Serviços à Comunidade
One of us
  Joana Barbosa  
  Categoria:  
  Departamento: Departamento de Biologia  
  Linha de Investigação: Biodiversidade e Biologia do Stress  
  Grupo de Investigação:  
Ciclo de Seminários do CESAM
Financiamento do CESAM
Destaques
  • 14/04/2014
    Utilizados para combaterem pragas, os cocktails de pesticidas usados na agricultura estão a provocar efeitos nefastos nos organismos que regeneram o ecossistema terrestre e, por isso, a porem em causa a saúde dos solos nacionais. Esta é a principal conclusão do trabalho de uma equipa de biólogos do CESAM que analisou os efeitos de misturas de pesticidas utilizadas em larga escala, não só no país como por toda a Europa, em organismos que, não sendo o alvo a abater, sofrem danos por ação dos químicos. Sem eles, e por consequência sem o papel crucial que desempenham na decomposição da matéria orgânica e na redistribuição dos nutrientes, os solos agrícolas não se conseguem manter saudáveis.
    Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/deta.....

  • 01/04/2014
    UA no maior projeto da União Europeia contra a degradação dos solos europeus

    Ninguém sabe em que estado se encontra a saúde dos solos portugueses. Certo é que a variedade e a intensidade das ameaças são enormes. Entre os culpados, a desertificação e a impermeabilização dos terrenos surgem à cabeça de uma imensa lista de fenómenos. Para avaliar pela primeira vez o estado dos solos nacionais, identificar e estudar os fenómenos que os afetam e desenvolver soluções inovadoras para impedir que, a longo prazo, o sul do país – principalmente – se transforme num deserto árido, uma equipa de investigadores da UA tem já as mangas arregaçadas. A missão dos cientistas portugueses faz parte do RECARE. O projecto, o maior da União Europeia no que toca ao estudo de medidas de prevenção e remediação da degradação dos solos europeus, é lançado oficialmente a 1 de abril e conta com uma equipa multidisciplinar de investigadores de 27 organizações europeias.
    Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=37876

  • 28/03/14
    No dia 22 de Março de 2014, investigadores do CESAM participaram na iniciativa ‘Plantar o Caramulo’, promovida pela Câmara Municipal de Tondela em conjunto com outras entidades regionais e locais. Agentes e comunidades locais juntaram esforços num movimento voluntário para plantar 10,000 árvores (carvalho-alvarinho e bétula) para restaurar algumas das terras públicas que foram afectadas pelos grandes incêndios florestais que consumiram mais de 9,000 hectares de floresta na Serra do Caramulo durante o Verão de 2013. Estes incêndios desencadearam não apenas a perda de vidas humanas mas também grandes impactos ambientais e socioeconómicos. Na área da ‘União de Freguesias de São João do Monte e de Mosteirinho’, uma das áreas de estudo do projeto RECARE, foram plantadas cerca de 600 árvores com grande entusiasmo apesar das condições meteorológicas adversas.
    A iniciativa foi um enorme sucesso, contando com mais de 1,000 voluntários de organizações e associações locais, escolas e cidadãos, demonstrando a sensibilização dos agentes locais para os impactos diretos e indiretos dos incêndios florestais e a necessidade de implementar soluções para reabilitar as áreas ardidas e mitigar a degradação do solo.
    Mais informação sobre a iniciativa em: http://www.cm-tondela.pt/plantarocaramulo/ ou http://cmtv.sapo.pt/atualidade/detalhe/dez-mil-arvores-plantadas-no-caramulo.html

  • 25/03/2014
    Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Aveiro, tem vindo a trabalhar em novas aplicações de métodos utilizados noutras áreas científicas no sentido de procurar uma solução para a resistência de estirpes bacterianas a vários antibióticos.
    Um destes métodos, designado por terapia fotodinâmica, tem vindo a ser testado no tratamento de esgotos hospitalares onde são frequentemente encontradas essas bactérias multirresistentes e, segundo os estudos realizados até agora, mostra ser bem mais eficiente que outras abordagens convencionais.
    Mais detalhes: http://www.cienciahoje.pt/inde.....

  • 17/03/14
    O ADAPT-MED é um projecto de investigação europeu, que visa acompanhar os elementos de governação na elaboração de estratégias de adaptação às alterações climáticas, tendo em conta: a sua incerteza inerente; os riscos costeiros; a conservação dos ecossistemas; o planeamento urbano; e a gestão da água. O Projecto envolve parceiros em França (ACTeon e BRGM), na Grécia (Universidade de Atenas) e em Portugal (ISCTE e a Universidade de Aveiro-CESAM), que irão trabalhar sobre três casos de estudo distintos em como a percepção sobre as alterações climáticas afecta o processo de decisão a todos os níveis (económico, social e ambiental). Esta metodologia é inovadora no aspecto que junta a psicologia, as ciências socioeconómicas, as ciências políticas e as ciências naturais (geografia, geomorfologia e biologia marinha). O Projecto teve início em 2013 e tem a duração de 24 meses.

  • 12/03/14
    O artigo 'Nucleic acid changes during photodynamic inactivation of bacteria by cationic porphyrins', publicado na revista 'Bioorganic and Medicinal Chemistry' com autoria de membros do CESAM, foi selecionado como sendo um artigo de relevo para o avanço da investigação em ciências biomédicas pela plataforma 'Global Medical Discovery'.
    Link: http://globalmedicaldiscovery......

  • 11/03/13
    Animais que realizam a fotossíntese e conseguem sobreviver durante semanas sem ingerir alimento? Sim, existem. E, apesar de pouco conhecidos do grande público, a Ciência conhece-os desde o século XIX, sendo vulgares na costa portuguesa. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro publicou um artigo na Philosophical Transactions of Royal Society B, periódico de grande impacto científico, e tem vindo a desenvolver trabalho de investigação sobre ”kleptoplastos”, nome dado neste contexto aos cloroplastos, os organelos celulares responsáveis pela fotossíntese.

    Abstract do artigo aqui.

  • 01/03/2014
    De 1 de março a 24 de abril, aos sábados, às 20h50 (com repetições)

    Chama-se Biodiversidade no Hipermercado, é um programa com o carimbo do Departamento de Biologia da UA. Com muita ciência e humor, e conduzido por personagens de animação 3D, o projeto televisivo quer alertar as consciências para a importância da biodiversidade. Longe das florestas e dos oceanos, a mensagem vai ser transmitida a partir de um local tipicamente urbano e onde a diversidade de espécies biológicas não é propriamente um tema que salte à vista: um hipermercado.


    Programas já emitidos:

    Um Mar de Peixes
    http://vimeo.com/87855279

    Um Doce Aniversário
    http://vimeo.com/88636937
  • 06/03/14
    O pequeno esquilo-vermelho já povoou todo o país, há muitos séculos. Mas com os bosques a caírem para que a sua madeira levasse os portugueses para outras paragens, o pequeno bicho perdeu o seu habitat e desapareceu. Entretanto voltou mas por onde andará? É isso que um estudo do CESAM/UA pretende descobrir.
    Rita Gomes Rocha criou o projecto Esquilo-Vermelho em Portugal com o objectivo de conhecer melhor esta espécie, os seus padrões de comportamento e identificar os factores que podem influenciar a sua expansão, disse ao jornal PÚBLICO. Os dados recolhidos serão o objecto de estudo no âmbito do pós-doutoramento que faz na UA.
    Notícia no jornal PÚBLICO: http://www.publico.pt/local/no.....bsp; />Ciência Hoje: http://www.cienciahoje.pt/inde.....


     

  • 28/02/2014
    Biologia e genética, gestão e conservação de populações animais, estudo dos ecossistemas e da biodiversidade são algumas das áreas que a Unidade de Vida Selvagem da UA/CESAM abraçou dentro e fora do país. Coordenada pelo biólogo Carlos Fonseca, a UVS tem hoje nas suas fileiras cerca de meia centena de investigadores que, divididos entre o território nacional, vários países europeus, o Brasil, a Bolívia, Cabo Verde e Moçambique, ajudam a desbravar as muitas respostas que a Natureza tem ainda para dar ao Homem. E a contribuir para uma relação harmoniosa entre a espécie humana e o meio ambiente.

    Entrevista: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=37493


     

  • 21/02/2014
    Uma equipa de biólogos do CESAM desenvolveu um teste de rastreabilidade inédito que, através de uma análise microbiológica ao muco do peixe garante determinar a sua proveniência. O teste está pronto a ser usado por qualquer piscicultura de água salgada e serve três grandes objectivos: permite aos consumidores saberem exatamente que o peixe cresceu numa aquacultura que utiliza, ou não, métodos de criação amigos do ambiente e, consequentemente, aferirem a qualidade do pescado e respetivas implicações na saúde humana e possibilita aos produtores certificarem o próprio produto enquanto combate a fraude de quem vende ‘gato por lebre’.
    Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/deta.....

  • 19/02/2014
    Successful prediction of pathways of storm runoff generation and associated soil erosion is of considerable societal importance, including off-site impacts such as water quality and the provision of related ecosystem services.
    The key benefit of this Action will be to establish connectivity as a research paradigm. The Action will permit transfer of current understanding into useable science, by developing it’s conceptual basis and transferring it into a series of monitoring and modelling tools that will provide the platform for indices that will inform holistic management of catchment systems.
    More details about Action: http://www.cost.eu/domains_act.....

  • 14th Rodens et Spatium – International Conference on Rodents Biology

    28 de Julho a 2 de Agosto de 2014, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

    A Conferência Rodens et Spatium é um encontro bienal reune cientistas de vários países cuja investigação envolve a biologia de roedores, em áreas tão variadas como a ecologia, genética, evolução, parasitologia, gestão de pragas, entre outras. Rodens et Spatium, oferece ainda a oportunidade de participação em workshops selecionados (Tools for analyzing landscape connectivity: methods and applications; Using Landsat imagery to understand landscape ecology; and Geometric Morphometrics).
    Convidamos todos os interessados a visitar a página oficial em http://rslisbon2014.wix.com/conference. Aos estudantes são oferecidos descontos sobre o valor da inscricação, assim como um número limitado de bolsas.
  • 30-01-2014


    Universidade de Aveiro 24-28 February 2014


    Deep sea ecosystems are the most extensive and remote environments on our planet, but despite the scarcity of our knowledge it is clear that they yield an extremely relevant portion of the Earth’s biodiversity. The scientific exploration and the numerous opportunities for the exploitation of deep-sea resources, require technological advances and present important societal challenges. From a pragmatic perspective there are concerns about the potential impacts of current and future anthropogenic activities, climatic changes and other threats to marine biodiversity and the subsequent influence on the global ecological processes and services sustained by this biodiversity. Furthermore there are important management and policy-making implications for these marine areas that are mostly beyond national jurisdiction. Any understanding of global biodiversity regulation must include a basic knowledge on the organisms inhabiting the Earth’s most extensive environment, how they interact with the environment and influence global processes, as well as, which are the theories that explain how this biodiversity is generated and/or maintained.


    Objectives



    • To understand the spatial and temporal deep-sea biodiversity patterns, the ecological processes that contribute to biodiversity creation and maintenance and deep-sea.

    • To debate conservation needs and challenges including research issues, technological advances and the implications of deep-sea specificities for policy-making and management.

    • To acquire skills for developing fundamental and applied research in the deep sea; to gain competence for the design and implementation of action plans for deep-sea biodiversity conservation and deep-sea Marine Protected Areas and Networks


    Enrolment deadline: 19th February 2014

  • 30/01/14
    The theme session on ​The science and tools for the management of networks of Marine Protected Areas, which is part of the ICES Annual Science Conference 2014, is being organized by CESAM members. 
    The ASC 2014 will be held at the Palexco Congress and Exhibition Centre in A Coruña, Spain, from the 15th to the 19th of September.

    The topics to be addressed during the session are:
         - Theoretical and modeling approaches to define and implement representative and resilient networks of MPAs:
         - Development and validation of species distributions and habitat models as surrogates for biological and ecological processes;
         - Identification of movement corridors and connectivity among regions, and its implications for management; 
         - Approaches for addressing the effect of environmental change on species distributions and/or community structure through the implementation of MPAs and dynamic ocean management;
         - Application of seascape ecology to ecosystem-based management and assessing the effect of human activities, such as renewable energy and mariculture, on marine habitats and species;
         - Mending the fences: interactions between networks of MPAs and other uses of the marine environment;
         - Design, implementation and management of MPAs at large spatial scales: high seas, deep-sea and transnational MPAs and MPA networks;
         - MPAs in practice: use of Before/After designs, Control/Impact designs and No-take zones to assess the effectiveness of MPAs; 
         - MPAs in practice: social science and culturally appropriate guidance in MPA designation;
         - MPAs in practice: socioeconomic impacts of MPAs and MPA networks.

    Further information on the theme session and on the ASC 2014 is available in the attached document, and following the links www.ices.dk/asc2014/ and www.ices.dk/news-and-events/asc/ASC-2014/Documents/Description TS B.pdf.

  • 24/01/2014
    Biochar in soils: new insights

    This special issue of the European Journal of Soil Science is the fruit of biochar sessions at the EUROSOIL 2012 conference (held at Bari, Italy). The 16 papers of this Special Issue are a snapshot of a dynamic international research community. The wide range of disciplines,methodologies, spatio-temporal scales, fundamental and applied research questions, is entirely appropriate for advancing the scientific understanding and for the urgently needed contribution of science to policy and society on this topic.

    See Special Issue: http://onlinelibrary.wiley.com.....

  • Published in Life Science Weekly, August 20th, 2013

    According to news originating from Aveiro, Portugal, changes in the transcription of selected genes in fish can be used as indicators of the sublethal impact of metals. In this study, head kidney cells of Sparus aurata (Gilthead sea bream) were exposed to copper in vitro to evaluate steroidogenic andimmune functions by measuring changes in gene transcription of steroidogenic acute regulatory protein (StAR) and in cytokines, respectively.
    Paper: Teles M., Castillo J., Pacheco M., Santos M.A., Tort L. (2013) IN VITRO EXPOSURE TO COPPER INDUCED CHANGES IN IMMUNE AND STEROIDOGENIC GENE EXPRESSION IN SPARUS AURATA HEAD KIDNEY CELLS. Fresenius Environmental Bulletin, 22(2), 357-361.

  • 18/11/2013


    26 de novembro, 15h00, Anfiteatro 23.1.7 do Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro.


    No âmbito do projeto ADAPTARia, coordenado pela Universidade de Aveiro/Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, decorre a 26 de Novembro um seminário, onde serão divulgados os resultados deste projeto e efetuada a apresentação da publicação “RISCO DE CHEIA e estratégias de adaptação para a zona costeira e lagunar da Ria de Aveiro”.


    Detalhes adicionais: http://uaonline.ua.pt/pub/deta.....

  • 11/11/2013


    DATA: 13 de Novembro de 2013, a partir das 14:00
    LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Geociências (Edifício 16), Universidade de Aveiro


    "Este seminário é organizado no âmbito do projecto de investigação ORGANOSOL “Organic Matter in Atmospheric Aerosols: Composition, Variability, and Sources at Portuguese Urban Areas” (http://organosolproject.wordpress.com/, PTDC/CTE-ATM/118551/2010) e pretende apresentar os desenvolvimentos mais recentes no campo da caracterização estrutural da matéria orgânica natural de diferentes matrizes ambientais, incluindo partículas atmosféricas, com o objectivo de elaborar ferramentas inovadores que permitam descodificar o importante papel desempenhado por esta componente em diversos processos ambientais.

  • 26/09/13
    This Action aims to develop a network of European expertise to improve understanding of Grapevine trunk diseases (GTD) by acquiring knowledge on occurrence of pathogens, vine-pathogen interaction, ecology of wood-inhabiting microorganisms, and to develop new management protocols and biocontrol approaches. This knowledge will be promoted in an effort to increase knowledge and awareness of the problem by disseminating information to end-users and authorities in the viticulture sector, and to the general public.

    More details about this COST action: http://www.cost.eu/domains_act.....

  • 19/09/13
    O coordenador da Unidade de Vida Selvagem (DeBio/CESAM), Carlos Fonseca, foi galardoado com o “Prémio Ibérico FECIEX 2013”, que distingue personalidades e/ou instituições que se tenham destacado pelo trabalho desenvolvido em prol da caça, da natureza, e do estreitamento das relações ibéricas nestes campos, nos últimos anos. O prémio irá ser entregue em Badajoz, na maior Feira de caça, pesca e natureza da Península e uma das maiores da Europa, no próximo dia 19 de setembro. 
    Este é também um prémio que reconhece a Universidade de Aveiro, através da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia, como instituição de reconhecido valor na área dos recursos naturais.

    Mais detalhes:
    http://www.efe.com/efe/noticias/portugal/estremadura/biologo-portugues-carlos-fonseca-sera-premiado-feciex-badajoz/6/60019/2126043
    http://www.abc.es/agencias/noticia.asp?noticia=1494236
    http://www.badajozonline.tv/2013/09/12/el-biologo-luso-carlos-fonseca-recibira-el-premio-iberico-de-la-caza-feciex/
    http://www.hoy.es/v/20130913/badajoz/feciex-presentara-coleccion-taxidermia-20130913.html
    http://arronchesemnoticias.blogspot.pt/2013/09/feciex-2013-feira-da-caca-pesca-e.html
    https://sites.google.com/site/unidadevidaselvagem/


     

  • 19/09/13
    This COST Action aims to establish Europe as a world-leader in the emerging area of complex chemical systems, by bringing together these research fields. Main objectives are to develop far-from-equilibrium self-assembly and self-replicating systems, self-assembling and reproducing compartments, and the use of information-rich molecules in these contexts. The approach to these subjects is inherently multidisciplinary and will only be possible by combining the expertise of different theoretical and experimental research groups around Europe

    More details about this COST action: http://www.cost.eu/domains_actions/cmst/Actions/CM1304

  • 12/09/13
    A investigadora do CESAM e DBio, Ana Marçalo, participou no programa da RTP2 Sociedade Civil de 11 de Setembro, no qual foi abordado o tema “Pesca sustentável”. Neste programa, a Bióloga apresentou os Manuais de Boas Práticas para as várias pescarias Portuguesas elaborados no âmbito do projeto Life+ MARPRO - Conservação de espécies marinhas protegidas em Portugal continental.
    Ver programa: http://www.rtp.pt/play/p1043/e.....

  • 09/09/13
    O trabalho de investigação do CESAM, realizado em cooperação com a Estação vitivinícola da Bairrada, mostra que o carvão biológico (biochar) pode ser um importante aliado para ajudar o sector agrícola a enfrentar os efeitos nefastos das alterações climáticas. O trabalho mereceu destaque no programa da RTP 'Bom Dia Portugal' de 30 de agosto 2013.
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=677053&tm=8&layout=122&visual=61

  • 09/09/13
    O fumo proveniente dos incêndios florestais é altamente perigoso para a saúde pública. O alerta do CESAM aponta para os malefícios da mistura de gases e partículas emitida pelos incêndios. Estas últimas, de natureza ultrafina, têm grande capacidade de penetração nas vias respiratórias transportando até aos alvéolos compostos cancerígenos como os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. O estudo, conduzido pela investigadora Célia Alves no meio das equipas de combate aos fogos florestais, garante também que, para além dos prejuízos para a saúde, o fumo contribui em muito para alterar o clima.
    Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=35407&lg=pt

  • 09/09/13
    Mónica Amorim, investigadora do Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), na área da análise toxicológica de nanomateriais, é a investigadora principal da equipa portuguesa de um Projeto Europeu recentemente aprovado no âmbito do 7º Programa Quadro (FP7), com início no final de 2013.
    O projeto “SUN-SUstainable Nanotechnologies”, na área da nanotecnologia, conta com um financiamento global de cerca de onze milhões de euros. É coordenado pela University ca’ Foscari Venice, de Itália,  é um “Large-scale Integrating Collaborative Project” e envolve 35 parceiros de 16 países Europeus.
    More details: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=35370

  • 05/09/13
    O trabalho de investigação feito por uma equipa do CESAM acerca dos impactos ambientais dos fogos florestais, no que diz respeito à erosão do solo e à contaminação de bacias hidrográficas foi destacado na SIC.

    VER: http://sicnoticias.sapo.pt/pai.....

  • University of Aveiro 
    6-8 December 2013

    The Portuguese Congress of Microbiology and Biotechnology (MicroBiotec’13) will be held at the University of Aveiro, from 6th to 8th December 2013. The scientific program is supervised by the Portuguese Society for Microbiology (SPM) and the Portuguese Society for Biotechnology (SPBT).

    ON LINE REGISTRATION OPEN

  • 02/08/13
    The Sea Life Kansas City Aquarium is joining a new effort to end a poisonous and destructive form of fishing called cyanide fishing. Any new fish headed to 49 Sea Life Aquariums across the world will now be tested for cyanide poisoning at Portugal's University of Aveiro.

    More details: http://www.kctv5.com/story/229.....

  • 01/08/13
    Reduzir drasticamente o nível de erosão dos solos florestais depois da ocorrência de um incêndio é o grande objetivo do mulching, uma técnica que pela primeira vez está a ser estudada em Portugal pela mão de uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro.
    O método inovador que a UA, através de investigadores do CESAM, quer introduzir em Portugal, consiste na distribuição pelos solos consumidos pelo fogo de uma camada de restos florestais triturados. Numa primeira fase o mulch reduz as perdas de solo e, posteriormente, através da própria decomposição dos restos florestais, acaba por se incorporar no ecossistema florestal.


    Notícia no website Ciência Hoje: http://www.cienciahoje.pt/inde.....amp;op=all
    Notícia UA on-line: http://uaonline.ua.pt/pub/deta.....


     

  • 29/07/13
    A captura de peixes com cianeto é comum no sudoeste asiático. A Universidade de Aveiro quer ajudar a acabar com esta prática barata e ilegal e, por isso, desenvolveu uma técnica que ajuda a detectar quando um animal foi capturado com recurso a veneno.

    Reportagem na SIC: http://sicnoticias.sapo.pt/pai.....om-cianeto
    Notícia no website Ciência Hoje: http://www.cienciahoje.pt/inde.....amp;op=all
    Notí

  • University of Aveiro, July 21-25th 2014, Portugal



    The main goal of MEME'2014 is to provide a multidisciplinary forum where mathematicians, engineers, and other scientists can engage and discuss the development of innovative scientific and technological tools for the study and exploration of the Earth and the Ocean. Besides promoting demonstrations and discussions of recent advances in hot topics of research, the conference is expected to foster a tighter cooperation between theoretical and experimental practitioners leading to the emergence of new research agendas and providing guidelines for future work.
    Registration is mandatory for all participants in order to take part of MEME'2013. Note that all registrations will close before June 2014.

    More details: http://meme.glocos.org

  • 15/05/13
    O artigo "Characterisation of PM10 emissions from woodstove combustion of common woods grown in Portugal", dos membros do CESAM da linha da Qualidade da Atmosfera recebeu o prémio de artigo mais citado no biénio 2010-2011 da revista Atmospheric Environment da Elsevier.

    Mais informações: http://www.journals.elsevier.c.....

  • 14/05/13
    Os resultados e principais conclusões de um estudo sobre processos tróficos nas águas costeiras portuguesas, promovido pela SIMRIA, vão ser apresentados dia 14 de maio às 14h30 no anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro. Este trabalho de investigação contou com a colaboração de João Serôdio, professor e investigador do CESAM e DBio.

    Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=34218

  • 13/05/13
    Uma caravela portuguesa, centena e meia de estudantes do ensino básico e secundário e cinco viagens no estuário do Tejo. Estas viagens querem incentivar crianças e adolescentes a olharem para a investigação dos oceanos e fundos marinhos e para o património marítimo português como um dos maiores valores do país. A bordo, cientistas da Universidade de Aveiro (UA), com a colaboração de investigadores do Centro de Oceanografia da Universidade de Lisboa, vão surpreender os pequenos marinheiros com o que a ciência faz pelo conhecimento dos mares.
    Organizadas pela UA e pela Fundação EurOcean, as viagens vão decorrer nos dias 13, 14 e 15 de maio.

    Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=34190

  • 10/05/13
    O professor do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e ex-ministro do Ambiente e Recursos Naturais, Carlos Borrego, foi distinguido com a Medalha de Mérito Científico do Município de Aveiro. A atribuição da Medalha de Mérito Científico tem um significado especial, este ano em que se assinalam 40 anos da Universidade de Aveiro, 35 do Departamento de Ambiente e Ordenamento e 20 anos do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD) que é dirigido pelo professor.

    Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=34116

  • 26/04/13
    Depois de efetuar o primeiro estudo científico da fauna da Mata do Buçaco e de realizar o inventário florístico exaustivo, a equipa do CESAM e do Departamento de Biologia da UA revela a grande diversidade de cogumelos existente naquele ecossistema. O estudo, realizado no âmbito do projeto Life+ BRIGH, permitiu identificar 115 espécies, sendo um contributo de relevo para a área da micologia em Portugal.

    Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=33990

  • 26/04/13
    A Universidade de Aveiro destaca-se em relação às restantes universidades portuguesas quanto à prestação científica e está no lugar 133 da Europa, contabilizando todas as áreas científicas, de acordo com ranking CWTS publicado pela Universidade de Leiden. É o segundo ano consecutivo em que o ranking de Leiden coloca a UA na frente das portuguesas. Na área de “Ciências Naturais e Engenharia”, a UA surge no lugar 69 das universidades europeias.

    Mais detalhes: http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=108015&Itemid=279

    Ranking Leiden:http://www.leidenranking.com/ranking

  • 12/04/13
    O Compendium fornece informações detalhadas sobre todos os projetos (incluindo os projetos com participação do CESAM/UA como são: Portonovo; EcosalAtlantis e SPRES) e regiões do Atlântico, para além disso destaca também a estratégia do Programa que ambiciona dar um salto qualitativo na cooperação e na diversificação económica, para melhorar as muitas facetas do património marítimo e reforçar as sinergias entre cidades e regiões.

  • 26/03/12
    A Ria de Aveiro tem cerca de 75 quilómetros quadrados, apresentando um ecossistema único e frágil, onde inúmeras espécies – bivalves, crustáceos, peixes, aves – coabitam numa vasta área pontuada pelas salinas. 
    No âmbito do projeto Europeu LAGOONS, coordenado por Ana Lillebø, uma equipa do Euronews esteve em Aveiro a fazer um documentário acerca da Ria e das ameaças a que este sistema está sujeito. 
    Ver Documentário: aqui

  • 01/02/13
    Uma equipa de investigadores do CESAM/UA descobriu a presença de níveis preocupantes para a saúde humana de compostos orgânicos de estanho no pó recolhido em casas portuguesas. Utilizados tradicionalmente em tintas para cobrir os cascos dos navios e usados em papel de parede, espumas, silicones, PVC´s e em vários produtos presentes quotidianamente, como é o caso de roupas ou brinquedos, os compostos orgânicos de estanho interferem com o funcionamento hormonal, são cancerígenos, diminuem a eficácia do sistema imunológico e promovem a obesidade.

    Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=33116 e http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56864&op=all

  • 27/09/12
    Os parceiros do projeto europeu APPRAISAL (Air Pollution Policies foR Assessment of Integrated Strategies At regional and Local scales), que inclui especialistas de 15 universidades e institutos europeus, reúnem-se na Universidade de Aveiro, nos dias 27 e 28 de setembro, para analisar as ferramentas disponíveis e habitualmente utilizadas na avaliação da qualidade do ar.

    Mais informações: http://uaonline.ua.pt/detail.asp?lg=pt&c=24918

  • 30/08/12
    A revista multidisciplinar internacional 'Estuarine, Coastal e Shelf Science' editou um número especial com os temas do '5th European Coastal Lagoons Symposium' que foi organizado por membros do CESAM e que decorreu na Universidade de Aveiro, de 25 a 29 de julho, 2011.
    Este número da revista versa vários temas relacionados com as lagoas costeiras num ambiente em mudança, tendo sido editado pelos membros do CESAM: Victor Quintino; Ana Maria Rodrigues; e Freitas Rosa e por McLusky Donald e apresentando 21 manuscritos.
    http://www.sciencedirect.com/s.....727714/110

  • 22/02/12
    A recente edição da Invertebrate Systematics (vol. 25, nº 5 de 2011)  tem como capa de revista uma fotografia subaquática da autoria de Carlos J. Moura, membro do CESAM. A foto foi tirada a 10 metros de profundidade no arquipélago das Berlengas. O animal marinho fotografado - Lafoea dumosa - é uma espécie de invertebrado colonial morfologicamente simples pertencente à classe dos hidrozoários e ao filo Cnidaria.
    O artigo intitulado "Polyphyly and cryptic diversity in the hydrozoan families Lafoeidae and Hebellidae (Cnidaria : Hydrozoa)", da autoria de vários membros do CESAM, consta nesta edição da Invertebrate Systematics. Este artigo apresenta um estudo genético e morfológico aplicado a hidrozoários que revelou novas espécies e profundos erros de nomenclatura e organização taxonómica.

  • 22/11/11
    A reunião de lançamento do projeto Europeu "LAGOONS - Integrated water resources and coastal zone management in European lagoons in the context of climate change" no âmbito do 7º Programa-Quadro de I&DT (tema Ambiente, incluindo Alterações Climáticas), decorreu entre 22 e 24 de novembro, na UA. 
    O  LAGOONS tem a coordenação científica da investigadora do CESAM Ana LillebØ e co-coordenação de Per Stålnacke (Bioforsk, Noruega). O consórcio deste projeto envolve ainda a participação de instituições de investigação da Polónia, Rússia, Reino Unido, Ucrânia, Alemanha e Espanha.
    A questão ambiental de fundo do projeto centra-se nos efeitos antropogénicos e nos impactos das mudanças climáticas (especialmente os efeitos dos eventos climáticos extremos) nas massas de água de superfície, em particular nos ecossistemas lagunares costeiros. O objetivo principal do projeto LAGOONS é contribuir para uma gestão integrada dos sistemas lagunares costeiros, envolvendo o trinómio ciência, políticas e atores chave. Neste contexto, o projeto irá contribuir para a integração de vários instrumentos da UE, nomeadamente a Diretiva-Quadro da Água, a Diretiva Habitats, a Recomendação para a Gestão Integrada das Zonas Costeiras, e a Diretiva-Quadro Estratégia Marinha.

  • 16/11/11
    A convite do MicroLab, o Prof. Doutor Artur Silva do Laboratório de Polimorfismo de DNA da Universidade Federal do Pará, Brasil, vem à Universidade de Aveiro, onde irá relatar a sua experiência com a rede Paraense de Genómica e Proteómica, de que é coordenador.
    Artur Silva é membro da Academia Brasileira de Ciências e doutorado em Ciências Biológicas (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Federal do Pará, onde leciona desde 1996 e desenvolve a sua investigação centrada na Evolução Molecular e Genómica.
    A Rede Paraense de Genómica e Proteómica (RPGP) constitui uma das cinco redes de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), e foi apresentada oficialmente pela Governadora do Estado do Pará em 14 de abril de 2009. A Rede é composta por instituições de ensino e investigação do Pará, Minas Gerais e São Paulo.
    A conferência intitulada “Análise de genomas em next-gen: a experiência da Rede Paraense de Genômica e Proteômica” realizar-se-á no próximo dia 21 de Novembro, pelas 15h no Anfiteatro do departamento de Biologia.
    A entrada é livre.

  • Laboratório Associado desde 2005, o CESAM inclui cerca de 500 investigadores, 190 dos quais doutorados, de seis departamentos da Universidade de Aveiro: Ambiente e Ordenamento, Biologia, Engenharia Civil, Fí­sica, Geociências e Quí­mica; inclui ainda alguns membros da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. perder peso


    O CESAM tem por missão fundamental desenvolver investigação na área do Ambiente Costeiro e Marinho, entendido de uma forma integrada envolvendo a atmosfera, a biosfera, a hidrosfera, a litosfera e a antroposfera.

Instrumentos para Financiamento

Calls Horizon 2020
Horizon 2020 is the new EU funding programme for research and innovation running from 2014 to 2020 with a €80 billion budget. The first calls for proposals for Horizon 2020 were published on 11 December 2013. Its simplified rules and submission and grant management tools should facilitate participants' tasks. For practical guidance, see the H2020 online manual.
Consult the Calls in the Participants Portal

Bilateral Actions
FCT: http://alfa.fct.mctes.pt/apoio.....bilaterais 
CRUP: http://www.crup.pt 

Acções Cost 
The support cover the costs of networking activities such as meetings, conferences, workshops, short-term scientific exchanges, training schools, publications and dissemination activities. COST does not fund the research itself.