DESTAQUES

Exposição "Women in Limnology" na Universidade de Aveiro até dia 14 de dezembro

O CESAM acolhe a exposição "Women in Limnology" (Mulheres na Limnologia) na Universidade de Aveiro. A exposição está atualmente no átrio principal do edifício da reitoria e vai estar disponível até ao dia 14 de dezembro.  A exposição realça o papel das mulheres na limnologia ao longo da história, dando uma visão geral da vida científica e descobertas, apresentando perfis de mulheres limnólogas e reportando os seus principais desafios na sua carreira. Juntamente com vários painéis, a exposição inclui um pequeno documentário com testemunhos de mulheres envolvidas na limnologia. A exposição foi criada pelo grupo de género da Associação Ibérica da Limnologia (AIL) resultando do trabalho de equipa de 20 voluntários. A bolseira de Pós-Doutoramento Ana Genua pertence a esta Associação e foi responsável por plantar a semente para trazer esta exposição para Portugal.

ver mais

AVISOS

  • Campus+sustentável

    Considerando a importância da definição e implementação de uma estratégia de sustentabilidade, a Universidade de Aveiro (UA) constituiu um Grupo de Missão para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivos criar e desenvolver um conjunto de processos articulados num Sistema de Gestão Ambiental (SGA) passível de certificação, tendo como base as linhas de orientação da NP EN ISO14001:2015. Mais informações sobre o Sistema de Gestão Ambiental da UA aqui.

  • Vai ter um contrato de investigador(a)?

    [Conteúdo apenas disponível em inglês] If yes, please pay attention! When you start your contract of researcher you are no longer an integrated member of CESAM! "Oh no! What should I do?" When you confirm the starting date of your contract with the UA human resources department you should send an email to cesam@ua.pt, directed to the Scientific Coordinator of CESAM, requesting that you want to be an integrated member of CESAM and indicating the starting date of the contract. "And it is done?" No! If you have your CV updated in CESAM webpage, please indicate that in the e-mail. If not, briefly state how your research contributes to the strategy of CESAM and send a summarized CV. "But why?" Because, according to the regulation of CESAM, if you are not a post-doc fellow you need to have a minimum scientific production to be an integrated member (Annex I of the regulation). Please note that all the researchers in CESAM go through this process! "And then?" Your request will be analysed and voted in one of the meetings of the Scientific Council Coordinating Commission of CESAM and you will be notified on the decision.


NOTíCIAS

  • Trabalho de membros do CESAM considerado relevante pela Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia

    O artigo "An urban air quality modeling system to support decision-making: design and implementation"  do doutorado Hélder Relvas e da docente Ana Isabel Miranda foi esta semana divulgado no boletim informativo da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia "Science for Environment Policy". Deste modo, o trabalho desenvolvido poderá chegar até 21 000 responsáveis políticos, académicos e empresários em toda a Europa o que será um grande passo para ser usado no desenvolvimento de políticas eficazes e baseadas nas evidências. O artigo é focado no desenvolvimento de um novo modelo computacional que irá ajudar os tomadores de decisões a, rapidamente, tomar medidas estratégicas para abrandar a poluição do ar. O modelo utiliza tecnologia de inteligência artificial e tem também em conta a influência da opinião pública na avaliação das estratégias de redução de emissões. Pode consultar o documento aqui e o artigo original aqui. O boletim informativo "Science for Environment Policy" é um serviço gratuito que noticia os últimos desenvolvimentos na investigação na área do ambiente. Os trabalhos são selecionados por conselheiros científicos independentes e são depois reescritos numa linguagem mais acessível ao público não especializado. Assim, os leitores têm uma visão única sobre os temas mais relevantes e atuais para a UE em termos de políticas ambientais. Caso tenha interesse, poderá subscrever o documento aqui.

  • Membros do CESAM publicam o seu trabalho sobre o efeito da salinização em ecosistemas de água doce

    Isabel Lopes e Cátia Venâncio, investigadoras do Laboratório Associado CESAM e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro são autoras de um dos 23 artigos publicados no volume da Philosophical Transactions B dedicado ao tema “Salt in freshwaters: causes, ecological consequences and future prospects”. A salinização dos ecossistemas dulçaquícolas é uma ameaça crescente e global. Dentro do cenário das alterações climáticas, a subida do nível médio das águas do mar será o grande impulsionador do aumento da salinidade em ecossistemas costeiros de baixa altitude. O aumento da salinidade pode causar uma redução severa na biodiversidade aquática, levando à ruptura dos processos do ecossistema e comprometendo os bens e serviços que os ecossistemas dulçaquícolas fornecem. Neste contexto, o trabalho, intitulado “Sensitivity of freshwater species under single and multigenerational exposure to seawater intrusion”, avaliou os efeitos do aumento da salinidade em várias espécies dulçaquícolas representativas de diferentes níveis tróficos (algas, plantas aquáticas, crustáceos, insectos, caracóis). Os resultados obtidos revelaram que níveis de salinidade dez vezes inferiores à salinidade da água do mar podem influenciar a resiliência de várias espécies nestes ecossistemas costeiros, nomeadamente de microcrustáceos dulçaquícolas. Estes microcrustáceos são importantes fontes de alimento para pequenos peixes e impedem a proliferação de microalgas. Isto poderá significar que mesmo pequenos aumentos da salinidade poderão, através de efeitos indiretos, influenciar a resiliência de espécies mais tolerantes. Esta situação é ainda mais preocupante se se tomar em atenção que a maioria das espécies estudadas continuaram a mostrar pouca tolerância ao aumento da salinidade mesmo quando expostas durante várias gerações . Esta conclusão do presente estudo reforça a questão da vulnerabilidade do biota aquático ao aumento da salinidade. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projecto SALTFREE – Prediction of salinization effects on coastal freshwater and soil ecosystems due to climate changes, financiado pela FCT. O trabalho teve como co-autores Bruno Branco Castro (Departamento de Biologia, Universidade do Minho), Rui Ribeiro (Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra), Sara Antunes (Departamento de Biologia, Universidade do Porto), Nelson Abrantes (Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro), Amadeu M.V.M. Soares (Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro). O artigo pode ser lido aqui.  

  • 2ª Edição do Atlas Europeu de Mamíferos e campanha "Descubra os mamíferos da Europa"

    Os docentes do CESAM Carlos Fonseca e Maria da Luz Mathias são coordenadores nacionais da 2ª Edição do Atlas Europeu de Mamíferos da EMMA - European Mammal Foundation juntamente com a Doutora Luísa Rodrigues do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. Este projeto tem como objetivo atualizar a informação do atlas anterior que finalizou a recolha de dados há já 10 anos atrás. A EMMA está também envolvida na campanha "DESCUBRA OS MAMÍFEROS DA EUROPA" que pretende apoiar pessoas e organizações que trabalham na conservação de mamíferos na Europa. Mais informação sobre esta ação aqui.

  • O CESAM esteve presente no evento "Our Atlantic Ocean for Growth and Well-Being", Mindelo, Cabo Verde

    A Professora Marina Cunha esteve no evento da Comissão Europeia “Our Atlantic Ocean for Growth and Well-Being” que decorreu no Mindelo, Cabo Verde de 21 a 22 de novembro de 2018. Ficou a seu cargo a apresentaçãos dos projetos H2020 HERMES - Hotspot Ecosystem Research on the Margins of European Seas e HERMIONE - Hotspot Ecosystem Research and Man’s Impact on European Seas. Este evento incluiu a assinatura dum protocolo de cooperação na investigação e inovação marinha que permitirá a participação de Cabo Verde em projectos Europeus. A foto apresenta a sessão dedicada às altas patentes com o Primeiro Ministro de Cabo Verde (Ulisses Correia e Silva) e o Comissário Europeu para a Investigação e Inovação (Carlos Moedas).

Financiamento do CESAM: