Caring about the future

EPyRIS - Joint Strategy for the Protection and Restoration of Ecosystems Affected by Forest Fires. (Integrated management in high-risk natural areas)
CESAM Responsible researcher - Jan Jacob Keizer
Programme - Programa Interreg Sudoe (SOE2/P5/E0811)
Execution dates - 2018-03-01 - 2022-02-28 (48 Months)
Funding Entity - FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Funding for CESAM - 220000 €
Total Funding - 1124784 €
Proponent Institution - Empresa de Transformación Agraria S.A. Tragsa
Participating Institutions
Universidade de Aveiro
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), Universidade de Aveiro
Office National des Forêts, France
Universitat de València, Spain
Universidad de Santiago de Compostela Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales, Spain
Instituto Galego da Calidade Alimentaria Servicios centrais / Centro de Investigación Forestal de Lourizán, Spain
Tecnologías y Servicios Agrarios, SA Subdirección de Medio Ambiente, Pesca e Ingeniería Gerencia de Desarrollo Rural y Política Forestal, Spain

Project Description
[Content only available in Portuguese]

Sudoeste Europeu partilha a ameaça dos incêndios florestais, acrescida num cenário de mudança socioeconómica e climática. A biodiversidade, solo e serviços de ecossistema são recursos diretamente afetados, tanto na área de incêndio como a jusante, com riscos adicionais como a contaminação de água potável, inundações, danos a infraestruturas, destruição de colheitas ou perda de produtividade do território. A janela de oportunidade para efetivamente estabilizar as áreas afetadas é bastante reduzida no tempo e recursos, especialmente no caso de grandes incêndios, e a resposta imediata é crucial para otimizar os benefícios das subsequentes ações de emergência. O EPyRIS oferece uma estratégia de gestão conjunta que permite abordar efetivamente os riscos resultantes da ocorrência de incêndios florestais em espaços naturais do SUDOE. Consolida, harmoniza e instrumentaliza critérios, procedimentos e contribuições do campo científico para sua utilidade na gestão. Facilitar uma análise imediata da vulnerabilidade a esses riscos, otimizar os procedimentos de emergência pós-fogo e capitalizar o conhecimento científico sobre a gestão do território são os objetivos específicos, usando uma abordagem transnacional inclusiva com a participação de agentes envolvidos na gestão em diferentes níveis (Estado, Regional / Local, etc.), a fim de obter critérios acordados e facilitadores de cooperação entre gestores com realidades específicas de um problema comum. O uso de infraestruturas públicas de dados e normas de interoperabilidade é fundamental na implementação harmonizada e adaptada às necessidades de cada gestor, de acordo com as particularidades do território. As administrações e entidades regionais e nacionais com poderes executivos beneficiarão inicialmente da produção do projeto para uma gestão mais eficaz e eficiente, enquanto os outros agentes envolvidos (pessoas locais, agentes económicos, utilizadores de ecossistemas e serviços de ecossistema, etc.) beneficiarão seguidamente.

O projeto EPyRIS irá implementar uma estratégia de gestão de áreas naturais vulneráveis a processos de erosão, perda de produtividade, processos que desencadeiam desertificação, e derivados da elevada exposição a incêndios florestais (IIFF). Permitindo assim, uma adaptação das políticas de prevenção de áreas naturais de risco e harmonização de critérios de resposta em áreas afetadas, incluindo a aplicação de medidas inovadoras de estabilização de áreas sensíveis e a priorização das áreas de aplicação. EPyRIS coliga o conhecimento gerado da análise da severidade do incêndio através de técnicas de deteção remota (TOT) e campo para o tratamento antecipada e otimização da resposta. A sua implementação é acompanhada por soluções de TIC para a sua implementação eficaz, maximizando assim o aproveitamento de infraestruturas públicas de dados (espaciais e alfanuméricos) para o diagnóstico prévio e pós-fogo da vulnerabilidade, do dano (caso exista), e os riscos derivados a longo prazo.




CESAM members on this project
Ana Paula Gomes
Researcher
Ana Rita Lopes
Research Fellow

Co-Coordinator

Coordinator
Joana Santos Silva
Research Fellow
Sandra M. Valente
Researcher

CESAM Funding: UIDP/50017/2020 + UIDB/50017/2020 + LA/P/0094/2020

Aviso/Notice
×

Esta página será descontinuada em breve, não sendo atualizada. Na nova página do CESAM poderá aceder a conteúdo mais atual.

This page will be discontinued soon and is outdated. You can access updated contents on the new CESAM webpage.