DESTAQUES

Balanço do ano de 2018 da UA

A Universidade de Aveiro publicou o balanço do ano de 2018 aqui. O CESAM teve um importante papel ao longo do ano, e foi destacado pela UA nos meses de fevereiro, abril, junho, julho, agosto, novembro e dezembro. Para além disso, na edição deste ano da revista Research@UA, muita investigação do CESAM foi realçada, nomeadamente os projetos SmartBioR, AgroForWealth e SusPhotoSolutions como projetos estratégicos, o projeto SmartGreenHomes, e os trabalhos dos membros Ana I. Miranda e equipa, Rosa Freitas e equipa, Juan Bueno-Pardo e equipa. Esta publicação foca-se nos destaques de investigação da UA do ano anterior (2017) e pode ser consultada aqui.

ver mais

AVISOS

  • Campus+sustentável

    Considerando a importância da definição e implementação de uma estratégia de sustentabilidade, a Universidade de Aveiro (UA) constituiu um Grupo de Missão para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivos criar e desenvolver um conjunto de processos articulados num Sistema de Gestão Ambiental (SGA) passível de certificação, tendo como base as linhas de orientação da NP EN ISO14001:2015. Mais informações sobre o Sistema de Gestão Ambiental da UA aqui.

  • Vai ter um contrato de investigador(a)?

    [Conteúdo apenas disponível em inglês] If yes, please pay attention! When you start your contract of researcher you are no longer an integrated member of CESAM! "Oh no! What should I do?" When you confirm the starting date of your contract with the UA human resources department you should send an email to cesam@ua.pt, directed to the Scientific Coordinator of CESAM, requesting that you want to be an integrated member of CESAM and indicating the starting date of the contract. "And it is done?" No! If you have your CV updated in CESAM webpage, please indicate that in the e-mail. If not, briefly state how your research contributes to the strategy of CESAM and send a summarized CV. "But why?" Because, according to the regulation of CESAM, if you are not a post-doc fellow you need to have a minimum scientific production to be an integrated member (Annex I of the regulation). Please note that all the researchers in CESAM go through this process! "And then?" Your request will be analysed and voted in one of the meetings of the Scientific Council Coordinating Commission of CESAM and you will be notified on the decision.


NOTíCIAS

  • Reunião em Paris marca o arranque official do Projeto H2020 HERA

    Nos passados dias 10 e 11 de janeiro, decorreu a reunião de arranque do projeto HERA - Integrating Environment and Health Research: a Vision for the EU, em Paris. Nesta reunião, estiveram presentes Ana Isabel Miranda (coordenadora do projeto na Universidade de Aveiro) e Joana Ferreira, ambas membros integrados do CESAM. O projeto HERA é financiado por Fundos Europeus (H2020) e conta com mais de 20 parceiros internacionais. Tem como objetivo definir as prioridades para a Agenda Europeia de Investigação em Ambiente e Saúde.

  • Artigo da tese de doutoramento do aluno do CESAM Camilo Carneiro destacado na capa de revista científica

    A subespécie Islandesa de Maçarico-galego (Numenius phaeopus islandicus), ave limícola migradora de longa distância e foco de estudo do doutoramento de Camilo Carneiro desde 2015, foi selecionada para ilustrar a capa do número de Janeiro de 2019 da revista científica Journal of Avian Biology, destacando o artigo intitulado “Faster migration in autumn than in spring: seasonal migration patterns and non?breeding distribution of Icelandic whimbrels Numenius phaeopus islandicus”. Esta revista, publicada pela Sociedade Nórdica Oikos, divulga investigação ornitológica e está classificada em segundo lugar na área (Ornitologia; factor de impacto = 2.49). Foi mostrado previamente, num artigo liderado pelo Dr. José A. Alves (membro do CESAM) publicado na revista científica Scientific Reports, que os Maçaricos-galegos da Islândia são capazes de voar sem parar entre a Islândia e o Oeste Africano no outono, mas na primavera as aves embarcam noutro voo sem paragens para os locais de reprodução ou fazem a migração em dois voos com uma paragem de alguns dias entre eles, geralmente no Reino Unido ou Irlanda. Nesta nova publicação esse conhecimento é consolidado, as rotas migratórias, locais de invernada e de paragem durante a migração são mapeados, as diferenças sazonais de duração e velocidade de migração são avaliadas e as potenciais causas desses padrões são discutidas. A data de chegada das aves aos locais de reprodução pode influenciar o sucesso reprodutor subsequente, particularmente a latitudes elevadas, como na Islândia. Por essa razão, a maioria das aves migradoras sazonais migram mais rápido na primavera (antes da reprodução) do que no outono (depois da reprodução). No entanto, no caso dos Maçaricos-galegos da Islândia o padrão é o inverso, em que os indivíduos migram mais rápido no outono do que na primavera. A variação sazonal na prevalência dos ventos pode explicar as diferenças observadas neste estudo e a paragem durante a migração primaveril pode permitir aos indivíduos avaliar as condições atmosféricas mais próximo dos locais de reprodução e/ou aumentar a sua condição corporal de forma a chegar a essas áreas com reservas de energia. Desvendar efeitos de carry-over e trade-offs no ciclo anual dos Maçaricos-galegos da subespécie islandesa num cenário de alterações globais é um foco da tese de doutoramento do Camilo, aluno no programa doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais na Universidade de Aveiro (CESAM/DBIO). O artigo completo aqui: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jav.01938

  • Investigadora do CESAM integra dois novos projetos europeus na área das nanotecnologias

    Mónica Amorim, investigadora do CESAM, é a investigadora principal da equipa portuguesa de dois Projetos Europeus recentemente aprovados no âmbito do Horizonte 2020. Ambos os projetos vão desenvolver-se na área da nanotecnologia (NMBP-13-2018: "Risk Governance of nanotechnology" e NMBP-14-2018: Nanoinformatics: from materials models to predictive toxicology and Ecotoxicology”). O projeto “NANORIGO - Establishing a Nanotechnology Risk Governance Framework” conta com um financiamento global de 4.748.740 € e é coordenado pela Universidade de Aarhus, Dinamarca. Envolve 29 parceiros de 15 países Europeus, além da Coreia e EUA. O projeto “NanoinformaTIX - Development and Implementation of a Sustainable Modelling Platform for NanoInformatics” conta com um financiamento global de 6.783.556 € e é coordenado pela Agencia Estatal Consejo Superior De Investigaciones Cientificas (CSIC), de Madrid, Espanha. Envolve 36 parceiros de 20 países europeus, além da China e EUA. A equipa portuguesa é responsável pelas atividades relacionadas com a avaliação de perigo e risco no ambiente. A avaliação do impacto ambiental utilizando novas ferramentas ómicas irá ser um dos pontos chave a explorar, tanto na avaliação de efeitos como na implementação em regulamentação. A investigadora Mónica Amorim é também a responsável do projeto H2020-NMBP-12: “BIORIMA - BIOmaterial RIsk Management”, que teve inicio em 2017, tendo assim a Universidade de Aveiro continuado a investigação na área das nanotecnologias e seus impactos ambientais via financiamento internacional (H2020-NMBP-12-13-14), garantindo a participação em grandes redes de cientistas e industria internacional.

  • Docentes do CESAM presentes em debate sobre Alterações climáticas numa escola de Oliveira de Azeméis

    Os Professores Henrique Queiroga e Paulo Silva, foram convidados para fazerem apresentações sobre as alterações climáticas e os seus impactos nos oceanos num debate na Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro em Oliveira de Azeméis. O Prof. Henrique Queiroga falou sobre as causas do aquecimento global, e sobre alguns dos impactos nos ecossistemas marinhos, nomeadamente nas regiões árticas, tropicais e de Portugal. O Prof. Paulo Silva falou sobre o aumento do nível da água do mar, das consequências na erosão da costa portuguesa, e sobre as possíveis medidas de adaptação. Este debate está inserido na 1ª fase de candidatura desta escola ao Parlamento dos Jovens 2019. Foi organizado por alunos do 12º ano e contou com a participação de cerca de uma centena de alunos desde o 7º ao 12º ano.

Financiamento do CESAM: