HOME  »  Oportunidades  »  Bolsas
 
Bolsa de pós doutoramento

Área científica genérica: Not available 
Área científica específica:


Resumo do anúncio: 
Bolsa de pos doutorarmento (BPD) no âmbito do projeto de investigação “Cloroplastos Funcionais dentro de Células Animais: Resolvendo o Enigma” (PTDC/BIA-ANM/4622/2014) 


Texto do anúncio


Estão abertas candidaturas para um (1) lugar de Bolseiro de pos doutoramento (BPD) no âmbito do projeto de investigação “Cloroplastos Funcionais dentro de Células Animais: Resolvendo o Enigma” (PTDC/BIA-ANM/4622/2014).


As atividades de Investigação serão desenvolvidas na Universidade de Aveiro, com períodos de curta duração na Universidade de Copenhaga (Dinamarca) e na Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça).


A bolsa terá por finalidade desenvolver trabalhos no âmbito do projeto acima referido. O objeto da bolsa será elucidar o papel dos cleptoplastos no metabolismo de lesmas-do-mar fotossintéticas.


A bolsa terá a duração de 12 meses (data prevista de início em 01/05/2017), eventualmente renovável por mais 12 meses. O trabalho de bolseiro requere disponibilidade para viagens de trabalho aos laboratórios dos parceiros envolvidos. Os destinatários da bolsa são doutorados na área de Biologia.


Os objetivos a atingir pelo bolseiro são: saídas de campo para recolha de material biológico e manutenção do mesmo em sistemas de suporte de vida; planeamento e execução de experiências em laboratório e tratamento de amostras utilizando técnicas tais como fluorometria de pulso modulado, HPLC (High Perfomance Liquid Chromatography) e NanoSIMS (Nanoscale Secondary Ion Mass Spectometry); tratamento estatístico de dados e preparação de manuscritos para publicação.


A componente financeira da bolsa é de € 1495 por mês. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de transferência bancária ou equivalente.


Os critérios de avaliação das candidaturas e respetivas valorações serão: 
- Conhecimentos em ecologia e fisiologia na área da candidatura (2 pontos);
- Experiência profissional: experiência em trabalho de campo em zona intertidal (1 ponto); 
- experiência no tratamento laboratorial de amostras para análise em HPLC (3 pontos);
-  experiência na aplicação de microsensores em sistemas aquáticos (2 pontos); 
- experiência no uso de equipamento de medição e análise de fluorescência de clorofila (1 ponto); 
- experiência em tratamento estatístico de dados biológicos (2 pontos);
-  experiência em microscopia (1 ponto); 
- experiência de investigação em projetos nacionais (1 ponto) e internacionais (2 pontos) na área da candidatura;
- Capacidade de escrita e comunicação oral em inglês (2 pontos) e publicação de artigos científicos (3 pontos). 
No total cada candidato poderá obter o máximo de 20 pontos, sendo 10% desses pontos respeitante aos conhecimentos demonstrados na área da candidatura, 65% à experiência profissional na área de investigação pretendida, 10% à fluência em inglês e 15% às publicações científicas. A pontuação será atribuída mediante prova documental (recomendação por pessoa contactável; comprovativo de frequência em curso de formação; artigo científico como primeiro/último autor). Em caso de diferença inferior a 10% na avaliação dos candidatos, estes serão entrevistados para aferir o desenvolvimento da sua carreira científica.


O júri responsável pela seleção será constituído por: Sónia Marisa Gonçalves da Cruz (Investigadora Auxiliar), Ricardo Jorge Guerra Calado (Investigador Principal) e Ana Isabel Lillebø (Investigadora Principal), e contará com Ana Isabel Sousa (Bolseira de Pós-Doutoramento) na qualidade de membro suplente do júri.


 Legislação e regulamentação aplicável: A atribuição de bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P. (http://www.fct.pt/apoios/bolsa.....T2015.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Despacho n.º 9887/2005 (2ª série), de 13 de Abril.


Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:
 - Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura;
- Curriculum vitae detalhado;
- Comprovativo do grau exigido (Doutoramento);
- Comprovativos de conhecimentos e experiência profissional. O prazo de receção das candidaturas será de 20/03/2017 a 31/03/2017.


 As candidaturas deverão ser dirigidas a Sónia Cruz, via email para sonia.cruz@ua.pt com o assunto “Candidatura BI-doutor HULK”. 
O resultado do processo de seleção será divulgado através de correio eletrónico.
Universidade de Aveiro, 02 de Março de 2017
Sónia Cruz


Número de vagas: 1 


Tipo de contrato: A definir 


País: Portuga


 Localidade: aveiro 


Instituição de acolhimento: universidade de aveiro/centro de estudos do ambiente e do mar 


Data limite de candidatura: 31 March 2017 
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)


2. Dados de contactos da organização / 2. Organization contact data


Instituição de contacto: Universidade de Aveiro - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar 


Endereço: Campus Universitário de Santiago; Aveiro - 3810-193 AVEIRO - Portugal 


Email: sonia.cruz@ua.pt 


Website: http://www.cesam.ua.pt

Bolsa investigação Quimica

De 10 a 23 de Setembro estão abertas candidaturas para um lugar de Bolseiro de investigação no âmbito do projeto "Desenvolvimento de adsorventes alternativos para a remediação de águas contaminadas com fármacos" financiado pela Medalha de Honra para as Mulheres na Ciência (edição 2014). A bolsa terá por finalidade a produção e aplicação de adsorventes para remoção de fármacos de efluentes contaminados.


 


O objeto da bolsa será a avaliação do desempenho de carvões produzidos a partir de resíduos industriais para a remoção de fármacos de efluentes sintéticos à escala laboratorial, usando para o efeito testes de adsorção em sistema fechado e em contínuo, incluindo estudos cinéticos e em equilíbrio.


A bolsa terá a duração de 3 meses (que poderão ser prorrogáveis por mais 3 meses) com início previsto a 1 de Outubro de 2015.


Requisitos:


Habilitações: licenciados e/ou mestrados em Química ou áreas afins.


Outros requisitos a preencher: 
- Experiência laboratorial prévia em produção de carvões por processos de pirólise. 
- Experiência laboratorial prévia em otimização de técnicas analíticas para a quantificação de contaminantes em matrizes aquosas, sendo a experiência em electroforese capilar um requisito obrigatório. 
- Experiência laboratorial prévia em testes de adsorção em sistema fechado, estudos cinéticos e em equilíbrio e subsequente tratamento e interpretação de dados, sendo largamente valorizada a existência de publicações/comunicações neste âmbito.


Os objetivos a atingir pelo bolseiro serão os seguintes: produção de carvões a partir de resíduos industriais; otimização de metodologias baseadas em electroforese capilar para a quantificação de fármacos em fase aquosa; realização de testes cinéticos e em equilíbrio de adsorção de soluções de fármacos (mono e multi-componente) aos carvões produzidos em sistema fechado e em contínuo.


Os trabalhos irão decorrer no CESAM/Universidade de Aveiro


As componentes financeiras da bolsa são: Subsídio de manutenção mensal no valor de 745 euros e pagamento do enquadramento do bolseiro no regime de Seguro Social Voluntário, quando aplicável.


A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de transferência bancária, cheque ou modalidade equivalente.


Método de seleção dos candidatos: 
1 - a) Avaliação curricular - tendo por base a análise das habilitações académicas, formação e experiência profissionais, constantes do curriculum vitæ. b) Poderá ainda ser utilizado o método de seleção entrevista para avaliação de competências e perfil, no caso do júri não se considerar devidamente habilitado a decidir, em função da aplicação do método mencionado na alínea anterior. 
2 - Os critérios de apreciação e ponderação da avaliação curricular e da entrevista de avaliação de competências e perfil, bem como o sistema de classificação final, incluindo a respetiva fórmula classificativa, constarão de ata de reunião do Júri.


O júri responsável pela seleção será constituído por: Doutora Vânia Calisto (Investigador de pós-doutoramento, responsável pelo projeto), Doutor Valdemar Esteves (Professor Auxiliar), Mestre Catarina Ferreira.


Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos: 
- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, emhttp://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura; 
- Carta/e-mail de apresentação e motivação do candidato; 
- Curriculum Vitae atualizado; 
- Cópia do certificado de habilitações e bilhete de identidade/cartão de cidadão;


O prazo de receção das candidaturas será de 10/09/2015 a 23/09/2015.


A atribuição de bolsa tem por base o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro - Regulamento n.º 341/2011, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio e o Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pelo Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto.


As candidaturas deverão ser dirigidas à Presidente do Júri - Doutora Vânia Calisto e enviadas em formato digital para vania.calisto@ua.pt, com cc para valdemar@ua.pt.


O resultado do processo de selecção será divulgado através de uma lista de candidatos ordenada por pontuação final e notificada aos candidatos por e-mail.


Universidade de Aveiro, 10 de setembro 2015
Vania Calisto