Building the future by doing more together

  • Programa Doutoral em Biotecnologia

    O Programa Doutoral em Biotecnologia visa a formação de profissionais de nível superior especializados na conceção, investigação e desenvolvimento em 3 áreas chave da Biotecnologia: Médica, Marinha e Industrial. O ramo de Biotecnologia Médica visa promover o desenvolvimento de competências no design de materiais com aplicações em terapia celular, engenharia de tecidos e libertação controlada de fármacos, desenvolvimento e estudo do potencial de biomateriais, biomiméticos, desenvolvimento de tecnologias de diagnóstico e terapêutica. O ramo de Biotecnologia Marinha visa promover o desenvolvimento de competências na produção de biomassa de holobiontes marinhos com ênfase para a propagação clonal ex situ, utilização de ómicas na descoberta de biodiversidade química de organismos marinhos e na sua valorização inteligente sob a forma de produtos nutracêuticos, cosméticos e farmacológicos, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia azul. O ramo de Biotecnologia Industrial visa contribuir para o desenvolvimento de competências científicas e técnicas que permitam a resolução de problemas no contexto empresarial no âmbito de um enquadramento socioeconómico, e a criação e implementação de novas soluções visando a inovação de processo ou produto, e o empreendedorismo. Informação adicional disponível aqui.

    ver mais
  • Programa Doutoral Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (Do*Mar)

    O programa doutoral Do*Mar emerge do Campus de Excelência Internacional "Campus do Mar", sendo uma iniciativa conjunta de três universidades portuguesas, três Universidades galegas e dois institutos de investigação (IEO e CSIC). Trata-se de um programa doutoral com vincado cariz internacional e transfronteiriço, com o objetivo de atrair os melhores estudantes de diferentes nacionalidades.A principal missão deste programa consiste na formação dos melhores profissionais e investigadores na área das ciências, tecnologias e gestão do mar, fornecendo aos setores produtivos ferramentas que irão contribuir para o aumento da competitividade internacional destes setores.Informação adicional disponível aqui e aqui.

    ver mais
  • Programa Doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais

    O programa doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais (BEAG) é oferecido pelo departamento de Biologia da Universidade de Aveiro em co-tutela com a Universidade de Lisboa e com a participação de várias instituições estrangeiras.Trata-se do primeiro doutoramento em Portugal que aborda a área das Ciências Biológicas na perspectiva das alterações globais, com especial ênfase em aspectos de Biodiversidade e Evolução, Ecologia e relações entre o Ambiente e a Saúde. Informação adicional disponível aqui e aqui.

    ver mais
  • Programa Doutoral inter-universitário em Território, Risco e Políticas Públicas

    O Doutoramento em Território, Risco e Políticas Públicas é um programa inter-universitário oferecido em conjunto pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, pelo Centro de Estudos Sociais (CES) e o Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra e pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e o Centro de Estudos Geográficos (CEG) da Universidade de Lisboa.Trata-se de um programa bastante diversificado, indo das ciências sociais às ciências naturais e exatas e às tecnologias, permitindo uma visão integrada, e a quantificação da capacidade de resiliência e resistência das comunidades e indivíduos, baseada na consideração conjunta de diversas incertezas, e na seleção de variáveis relevantes para a avaliação e perceção do risco nas comunidades humanas.Plano Curricular: http://www.ua.pt/PageCourse.aspx?id=242&b=1&lg=pt&p=4Para mais informações contactar: Prof. Doutora Maria de Fátima Lopes Alves

    ver mais
  • Programa Doutoral em Ciências e Engenharia do Ambiente

    O programa doutoral em Ciências e Engenharia do Ambiente oferecido pelo departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro destina-se a preparar quadros altamente qualificados para o desenvolvimento de trabalho de investigação autónomo no domínio das Ciências e da Engenharia do Ambiente, respondendo às necessidades de recrutamento do meio académico, das instituições públicas e do sector empresarial.Informação adicional disponível aqui.

    ver mais
  • Programa Doutoral em Biologia

    O programa doutoral em Biologia tem uma duração de 4 anos. O primeiro ano compreende uma componente curricular estruturada em módulos de cursos de formação avançada e o início da componente de tese. Os três anos seguintes são dedicados ao desenvolvimento do trabalho de investigação num dos âmbitos: Biologia Molecular e Genética; Biologia Celular; Microbiologia; Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas; Ecotoxicologia e Biologia Ambiental; Biologia Marinha; Biologia e Ecologia Tropical; Recursos Cinegéticos e Aquícolas; Comunicação, Divulgação e Ilustração Biológicas; Biologia e Biociências Aplicadas.Informação adicional disponível aqui.

    ver mais
  • Programa Doutoral em Sistemas Energéticos e Alterações Climáticas

    O programa doutoral em Sistemas Energéticos e Alterações Climáticas está essencialmente focado no processo de alterações climáticas, enquanto fenómeno físico de carácter global, com implicações na sociedade, economia e gestão de recursos naturais, nomeadamente os energéticos.Neste programa doutoral estão envolvidos vários departamentos da Universidade de Aveiro, assegurando a interdisciplinaridade do mesmo que integra áreas da engenharia com áreas da economia e gestão, proporcionando uma análise dos sistemas energéticos num contexto de desenvolvimento sustentável.Informação adicional disponível aqui.

    ver mais
  • Programa Doutoral Erasmus Mundus em Gestão Marinha e Costeira (MACOMA)

    O consórcio que abraçou o MACOMA é liderado pela Universidade de Cadiz (Espanha) e é composto, para além da UA, pela Universidade do Algarve, pela Universidade de Bolonha (Itália) e pela Universidade Estatal Hidrometeorológica de São Petersburgo (Federação Russa). Fazem ainda parte do conjunto de parceiros associados entidades pertencentes a mais cinco países diferentes, nomeadamente Alemanha, Brasil, Canadá, China e França.Os objetivos académicos do programa doutoral MACOMA centram-se na formação avançada interdisciplinar e desenvolvimento de aptidões e métodos de investigação em Gestão Marinha e Costeira, de forma a proporcionar a integração profissional dos doutorandos e contribuir para a promoção do progresso tecnológico, social ou cultural. Mais informação disponível aqui ou com Prof. Filomena Martins.

    ver mais

Financiamento do CESAM: