HOME  »  Members  »  Collaborators  »  PhD Students/Fellows
 
BIOATLAS
Coordinator - Myriam Lopes
CESAM Responsible researcher - Myriam Lopes
Programme - QREN
Execution dates - 2014-01-01 - 2015-06-12 (17 Months)
Funding Entity - SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas (QREN)
Funding for CESAM - 94260.1 €
Total Funding - 387477.36 €
Proponent Institution - .
Participating Institutions
Universidade de Aveiro
INTELI - Inteligência em Inovação, Centro de Inovação

EnergyIN - Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia

AREANATejo-Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo


 Bioatlas, projecto financiado pelo QREN, que teve o seu arranque em Janeiro deste ano, tem como finalidade promover a competitividade da economia portuguesa pela incorporação e valorização do conhecimento gerado por empresas, empreendedores e instituições do ensino superior e do sistema científico.


Bioatlas tem como objetivo principal desenvolver um mapa digital integrado que disponibiliza informação georreferenciada sobre as disponibilidades biomássicas florestal e agrícola, centrais de processamento que integram as cadeias de produção dos vários produtos bioenergéticos nacionais assim como as estimativas dos volumes de produção potencial e respetivos custos operacionais. Serão ainda integrados algoritmos de estimativa de energia e emissões associadas às mesmas cadeias de produção. 


Esta plataforma incluirá ainda layers de indicadores da procura nacional, tais como hospitais, escolas, edifícios públicos, densidades populacionais e de veículos e horas de desconforto térmico de modo a fornecer uma visão integrada da procura/oferta, bem como informação adicional referente a produtividades potenciais de áreas abandonadas, taxas potenciais de aproveitamento de resíduos,  entre outros.


São parceiros do Bioatlas a Inteli, o EnergyIN, a Universidade de Aveiro e a AREANATejo.


http://www.bioatlas.pt