New Portal! At final development & testing stage by September, since July.

Ricardo Assunção was distinguished in an international workshop of mycotoxicology

Ricardo Assunção was distinguished in an international workshop of mycotoxicology

[Only available in Portuguese]

Ricardo Assunção, bolseiro de pós-doutoramento no CESAM, foi distinguido com o prémio “Brigitte Gedek – Science Award” atribuído pela “Society for Mycotoxin Research”, no âmbito do 40º Workshop de Micotoxinas, que decorreu, dia 12 de junho, em Munique (Alemanha). Este prémio distingue contribuições científicas na área da micotoxicologia que se diferenciem pela qualidade excecional e é atribuído de forma bianual desde o ano 2000.

Para a atribuição deste prémio foram tidos em conta os contributos alcançados por Ricardo Assunção na sua tese de doutoramento “Children exposure to multiple mycotoxins through food consumption: a holistic approach for risk assessment”, realizada no Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com o CESAM e a Universidade de Évora. Este trabalho teve como principais objetivos caracterizar a exposição das crianças portuguesas com idade inferior a 3 anos a múltiplas micotoxinas através da alimentação e determinar a bioacessibilidade das micotoxinas nos alimentos habitualmente consumidos pelas crianças.

Os resultados desta investigação reforçam a importância da implementação de uma abordagem holística para a avaliação de risco de mistura de micotoxinas, em especial quando envolvidas populações vulneráveis como as crianças. As potenciais consequências da exposição intestinal a micotoxinas deverão ser ponderadas principalmente no que respeita às implicações no desenvolvimento de doenças intestinais.

O prémio “Brigitte Gedek – Science Award” conta com o apoio da Professora Doutora Brigitte Gedek, professora aposentada de Bacteriologia e Micologia da Ludwig-Maximilians University of Munich, que esteve presente na cerimónia de entrega deste prémio. Este ano, para além do prémio atribuído a Ricardo Assunção, foi também distinguido o grupo de investigação do Professor Doutor Ludwig Niessen da Technische Universität München (Alemanha).

CESAM Funding: