Building the future by doing more together

Laboratório de Poluentes Orgânicos & Matéria Orgânica Natural (LOPNOM)

Resumo:

A investigação do Laboratório de Poluentes Orgânicos & Matéria Orgânica Natural (LOPNOM) foca-se no destino e efeitos de contaminantes orgânicos no ambiente e no desenvolvimento de estratégias para a sua remoção ou degradação, com ênfase em contaminantes emergentes tais como os farmacêuticos.
Para a remediação de águas contaminadas são estudadas duas estratégias principais: adsorção em adsorventes low-cost alternativos e fotodegradação usando fontes de luz de custo zero (ex. luz solar). A produção de adsorventes económicos, usando resíduos industriais ou agrícolas como precursores, está a ser testado e otimizado para fins de remoção de farmacêuticos destinados ao Homem ou à aquacultura, promovendo a economia circular e a colaboração com as indústrias. Para a fotodegradação, estão a ser preparados e testados/otimizados diferentes tipos de fotocatalisadores (regulados para ser ativados por luz artificial solar ou visível) que consigam degradar os farmacêuticos nas águas residuais. Para além disto, a investigação do LOPNOM foca-se também no desenvolvimento e otimização de membranas com foto-catalisadores (nanocompostos à base de TiO2) para a eliminação de COVs por filtros de ar interiores, em colaboração estreita com especialistas de ciência dos materiais e da indústria.
O papel da fotodegradação solar no destino de poluentes orgânicos em águas naturais é também estudado, assim como a avaliação dos efeitos de vários componentes de matrizes aquáticas, nomeadamente os efeitos dos iões principais e da matéria orgânica natural de diferentes origens.
A química analítica assume um papel chave na investigação deste grupo. Técnicas analíticas como HPLC-UV, HPLC-fluorescência, HPLC-MS/MS, eletroforese capilar e técnicas imunoquímicas são usadas na análise de poluentes orgânicos e/ou na identificação de produtos derivados da degradação. As metodologias de preparação de amostras baseadas em técnicas como SPE, DLLME e outras, são desenvolvidas de modo a obter dados analíticos de confiança. Outras técnicas como FTIR, NMR, SEM e XPS são usadas para a caracterização estrutural de matéria orgânica natural e/ou de materiais (adsorventes e foto-catalisadores).

Equipa:

Líder do Laboratório: 

Membros Doutorados:

Marta Otero
LOPNOM

Partilhe nas redes sociais:

Financiamento do CESAM: