Building the future by doing more together

Laboratório de Planeamento Integrado (LIP)

Download ficheiro

Resumo:

Os ecossistemas terrestres, de água doce, costeiros e marinhos estão ligados através de uma variedade de processos biofísicos, assim como de uma variedade de processos sócio-económicos e político-institucionais que sofrem, por sua vez, efeitos de pressões resultantes das mudanças globais. Estas ligações constituem uma base para benefícios mútuos, assim como para uma gama de efeitos negativos e perigosos, potencialmente levando a tensões, conflitos e perda do bem-estar. Um dos desafios centrais é o de providenciar investigação de suporte com o intuito de reduzir os riscos de perigos ambientais em sistemas sócio-ecológicos na interface terra-mar. Este desafio pode atingir-se através do uso e gestão mais sustentável e resiliente de recursos naturais e de serviços de ecossistemas que asseguram economias, sociedades e o bem-estar do Homem.
O objetivo geral do Laboratório de Planeamento Integrado (LIP) é o de desenvolver abordagens transdisciplinares avançadas, assim como o de ter impacto na área da sustentabilidade e resiliência ambiental, através do planeamento e gestão de recursos naturais em sistemas interligados sócio-ecológicos terrestres, de água doce, costeiros e marinhos.
A investigação do LIP pretende contribuir para o avanço nas ciências sócio-económicas e político-institucionais que sustentam abordagens de gestão integrada e adaptada, assim como para o desenvolvimento de novos métodos para as abordagens exploratórias integradas, previsíveis e facilitadoras que apoiam os setores públicos e privados na implementação dos princípios de sustentabilidade ambiental, eficiência económica e igualdade social, e na gestão e planeamento dos recursos costeiros, marinhos e das capturas.

Equipa:

Líder do Laboratório: 

Membros Doutorados:

Partilhe nas redes sociais:

Financiamento do CESAM: