HOME  »  Notícias
 
Investigação do Departamento de Biologia e CESAM distinguido em congresso internacional

22/7/2015

Cátia Venâncio, doutoranda do Departamento de Biologia e CESAM, foi distinguida com o prémio para melhor póster no 10º Congresso Ibérico e 7º Iberoamericano de Contaminação e Toxicologia Ambiental, que decorreu em Vila Real, de 14 a 17 de julho, com um trabalho que pretendeu avaliar os efeitos do aumento de salinidade, devido a intrusões de água do mar, no crescimento de quatro espécies de fungos, ao longo de várias gerações: Pleurotus sajor caju, Phanaerochaete chrysosporium, Rhizopus oryzae, e Trametes versicolor.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projecto SALTFREE - Prediction of salinization effects on coastal freshwater and soil ecosystems due to climate changes.

Mais informação em: http://uaonline.ua.pt/pub/deta.....

Investigadora do CESAM / Departamento de Biologia da UA transforma prémio internacional que lhe foi atribuído em Prémio para o público “UA – BIO Somos Todos”

14/7/2015

Milene Matos, investigadora do CESAM / Departamento de Biologia da UA, que, no ano passado, venceu o prémio internacional “Terre de Femmes”, decidiu reverter esse prémio novamente para o público através de oportunidades educativas. Através de uma parceria entre a UA e o projeto “BIO Somos Todos”, projeto de promoção dos valores naturais e da sustentabilidade coordenado por Milene Matos, o dinheiro do prémio garantirá a atribuição de uma bolsa que corresponde ao pagamento de propinas de um curso mestrado da UA, durante dois anos. O Prémio “UA – BIO Somos Todos” visa contribuir para a promoção e o desenvolvimento da investigação científica no âmbito da sustentabilidade nas suas três componentes: ambiental, económica e social. Em concreto, distingue uma proposta de trabalho de investigação ao nível de mestrado, na área da sustentabilidade, que se evidencie “pelo seu caráter inovador, utilidade pública, benefícios ambientais e potencial de replicabilidade”.

Mais informação em:
http://www.diarioaveiro.pt/not.....tudo />http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=43154 />https://www.facebook.com/biosomostodos?fref=ts />http://www.jornaldamealhada.co.....

Investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica e do CESAM/Departamento de Química da UA desenvolvem chá de grafeno para descontaminar águas com metais pesados

13/7/2015

À primeira vista parecem saquinhos de chá. E são mesmo. Mas, ao contrário do que se poderia pensar, não servem para fazer infusões mas para descontaminar águas contaminadas com metais potencialmente tóxicos. Dentro dos saquinhos, não há por isso folhas nem flores mas óxido de grafeno. Esta aplicação ambientalista para o grafeno, desenvolvida por investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica e do CESAM/Departamento de Química da UA, promete ajudar a resolver o problema global que representa a água contaminada com metais tóxicos que é diariamente libertada nos sistemas aquáticos do planeta. É que nem os mais avançados e caros processos de descontaminação conseguem taxas de remoção quase totais como esta infusão.
Para além da facilidade de síntese e do baixo custo de produção, este sistema permite também a respetiva aplicação em locais que não possuam infraestruturas específicas para descontaminar águas contaminadas com metais.

Mais detalhes em: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=43179
http://www.cienciahoje.pt/inde.....amp;op=all
http://www.publico.pt/ciencia/.....ua-1702039
http://diariodigital.sapo.pt/n.....ews=781680

First account on the diversity of the Ophryotrocha genus marine worms (Annelida, Dorvilleidae) from a mammal-fall in the deep-Atlantic Ocean with the description of three new species

13/07/2015

The CARCACE project research team of CESAM analyzed, for the first time, the Ophryotrocha worms assemblage associated with a mammal-fall in the deep-Atlantic Ocean. Specimens were collected from the bones of degrading cow carcasses deployed in the Setúbal canyon at approximately 1000 m depth. Using morphological characters and phylogenetic analyses based on the nuclear gene H3 performed on 31 Ophryotrocha species, the project research reported the presence of five different species, described three new species and extended the distribution of O. scutella. The results, published in Systematics and Biodiversity journal,substantially increase the number of deep Atlantic species in the genus Ophryotrocha and highlight the remarkable unknown diversity and biogeographic patterns hidden behind unstudied deep-sea habitats.

More details: https://uaonline.ua.pt/  
http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/
https://video-fra3-1.xx.fbcdn.net/hvideo-xfa1/v/t42.1790-2/11738984_911120612278097_1796851999_n.mp4?efg=eyJybHIiOjQ0OCwicmxhIjo2NTN9&rl=448&vabr=249&oh=2958ce34e55cda7bfd058f255cc23ba8&oe=55A8E0DE


 


 

Biólogos do CESAM/UA em missão área de registo de cetáceos na costa portuguesa

25/06/2015

Na campanha de censos aéreos para cetáceos que decorreu a 18 e 19 de junho, várias foram as espécies avistadas por investigadores e estudantes de doutoramento do DBio. Entre estas espécies encontram-se baleias-comuns, baleias-anãs, cachalotes, baleias-pilotos, grampos, zífios, baleias-de-bico, golfinhos-riscados, golfinhos-comuns e roazes.
A missão, entre as 50 e as 200 milhas náuticas ao longo da costa nacional, decorreu no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido ao abrigo do LIFE+ MARPRO entre a Força Aérea Portuguesa (FAP), a UA e a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem. Ao todo os investigadores avistaram 698 indivíduos pertencentes àquelas espécies.

Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=42893

Ana Lillebø publica livro na área da gestão das águas costeiras e lagoas

19/06/2015

Ana Lillebø, Investigadora Auxiliar no CESAM & Departamento de Biologia, publicou o livro Coastal Lagoons in Europe: Integrated Water Resource Strategies e deu entrevista à IWA Water Wiki. O livro centra-se nas estratégias de gestão integradas na perspetiva do trinómio ciência-política-stakeholders. Este livro constitui um dos principais resultados do projeto de investigação LAGOONS (http://lagoons.web.ua.uk), financiado pela UE-FP7 e coordenado pela investigadora Ana Lillebø. As recomendações resultantes do projeto são apresentados no livro numa perspetiva pan-europeia global. O livro contém também questões chave que devem ser consideradas por cientistas e gestores na gestão de zonas lagunares. 

Mónica Amorim completa um ano na presidência da SETAC Europa

11/06/2015

Mónica Amorim, investigadora no CESAM e no Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro, completa um ano na presidência da SETAC (Society of Environmental Contamination and Toxicology) para a Europa, uma das sociedades de ecotoxicologia com maior expressão a nível mundial.
Na sua mensagem no jornal on-line SETAC-Globe (http://globe.setac.org/2015/ma.....ident.html), Mónica Amorim refere como um dos aspetos fundamentais do seu mandato a criação do SETAC Europe Certification of Environmental Risk Assessors Program (http://www.certification.setac.eu/?contentid=956) que conta inclusivamente com alguns cursos lecionados na Universidade de Aveiro. 

Mais detalhes: http://uaonline.ua.pt/pub/deta.....mp;c=42768




Clara Grilo coeditora e coautora da obra “Handbook of Road Ecology”

9/06/2015

Foi lançado este mês o livro “Handbook of Road Ecology” pela Wiley Blackwell que reúne alguns dos principais investigadores, académicos e profissionais na área das infraestruturas rodoviárias. O desafio do livro, que tem como coeditora e coautora Clara Grilo, investigadora pós-doc do CESAM/UA, é melhorar a sustentabilidade ecológica das infraestruturas lineares que têm afetado negativamente muitas populações animais e paisagens.

Mais informação em: http://handbookofroadecology.org

CESAM/UA desenvolve o primeiro drone de monitorização da saúde das florestas

08/06/2015

É o primeiro drone preparado para monitorizar o estado da saúde das áreas florestais. Desenvolvida na Universidade de Aveiro, a tecnologia acoplada ao veículo aéreo não tripulado (VANT) permite avaliar o grau de impacto de vários fatores de stress numa área florestal, seja os causados pela falta de água ou de nutrientes, seja os provocados por doenças ou ataques de insetos e fungos. O projeto, que numa primeira fase pretende mudar o paradigma da monitorização das florestas, que quando realizada é morosa e feita por técnicos no terreno, está já pensado para ser posto ao serviço de explorações agrícolas.
O coordenador do projeto na UA, J
an Jacob Keizer, investigador do CESAM, esteve no programa Sociedade Civil da RTP2 para explicar o projeto.

Mais detalhes: 
http://uaonline.ua.pt/pub/deta.....mp;c=42317   

http://www.pcguia.pt/2015/04/universidade-de-aveiro-desenvolve-um-drone-de-monitorizacao-da-saude-das-florestas/

Director of CESAM considered an outstanding reviewer of Atmosferic Environment journal

04/06/2015

Atmospheric Environment is the international journal for scientists in different disciplines related to atmospheric composition and its impacts. The journal publishes scientific articles with atmospheric relevance of emissions and depositions of gaseous and particulate compounds, chemical processes and physical effects in the atmosphere, as well as impacts of the changing atmospheric composition on human health, air quality, climate change, and ecosystems.