HOME  »  Membros  »  Integrados  »  Pós-Docs
 
MARSH-C-LEVEL - Papel dos sapais do Baixo Vouga Lagunar no armazenamento de carbono como serviço do ecossistema: Efeitos da subida do nível do mar
Investigador Responsável - Ana I. Sousa
Programa - Observatoire Hommes-Millieux International (OHMI)
Período de Execução - 2015-03-13 - 2016-06-30 (16 Meses)
Entidade Financiadora - CNRS/INEE, via OHMI (Centre National de la Recherche Scientifique/Institut Ecologie et Environnement, via OHMI – International Observatory Hommes-Millieux)
Financiamento para o CESAM - 6000 €
Financiamento Total - 6000 €
Instituicão Proponente - Universidade de Aveiro


Os sapais constituem um dos ecossistemas mais produtivos e prestam serviços importantes, nomeadamente regulação e manutenção de áreas costeiras. Actuando como filtros costeiros, os sapais possuem um papel importante no armazenamento de carbono (C), contribuindo para a regulação do clima a nível local e global. Todavia, estes habitats têm sofrido transformações ou degradação devido a diversas forças motrizes e pressões (ex. efeitos das alterações climáticas globais) e, consequentemente, a sua sustentabilidade e capacidade de armazenamento de C poderá estar ameaçada. Neste sentido, os sapais do Baixo Vouga Lagunar (BVL), inserido na Ria de Aveiro (Portugal), serão provavelmente afetados pela subida do nível do mar e, consequentemente, os serviços prestados por estes ecossitemas serão igualmente afectados. Deste modo, os objectivos principais deste projeto são analisar a tendência fitossociológica dos sapais do BVL e determinar a sua capacidade de armazenamento de C, um serviço do ecossistema.




Membros neste projecto
Ana Isabel Lillebø
Investigadora
Ana Isabel Sousa
Coordenadora
Olga M. C. C. Ameixa
Investigadora

Investigadora