earth surface processes team
CESAM  »  earth surface processes team  »  notícias
Concurso para criação de um logótipo

18 dez 2015

A ESP Team, do CESAM, está a realizar um concurso para criação de um novo logótipo para a equipa. O concurso começou no dia 15 de dezembro e prolongar-se-á até ao dia 15 de janeiro de 2016 e o seu principal objetivo é eleger um novo logótipo que melhor represente a equipa.

O concurso está aberto a todos os docentes, alunos e não docentes da Universidade de Aveiro que estejam interessados em participar sendo que o criador do logótipo selecionado receberá um prémio monetário no valor de €100.

Os interessados poderão consultar o regulamento em vigor e enviar as suas participações para esp.team.cesam@gmail.com. 

Ano Internacional dos Solos

7 dez 2015

O ano de 2015 foi declaro pelas Nações Unidas o Ano Internacional dos Solos que foi encerrado no passado dia 5 de dezembro, considerado o dia Internacional dos Solos. O objetivo desta celebração foi alertar a população mundial para a importância do solo na vida humana.

A Universidade de Aveiro tem um papel ativo na investigação nesta área com o projeto RECARE – Preventig and Remediating degradation of soils in Europe through Land Care. Neste projeto, financiado pela União Europeia, os diversos investigadores trabalham em 17 casos de estudos espalhados pela Europa como o intuito de salvarem os solos. Em Portugal, estuda-se a eficácia de soluções que reduzam a erosão hídrica do solo após incêndios florestais e, em particular, a eficiência da construção de barreiras de controlo de erosão, da aplicação de um coberto de resíduos florestais restantes da extração lenhosa (mulching) e da lavragem segundo as curvas de nível após incêndios florestais.

O coordenador do projeto em Portugal, Jan Jacob Keizer, assegura que os investigadores continuam a trabalhar para encontrar soluções para a proteção dos solos.

 

(Para mais informações pode, ainda, consultar a notícia publicada no jornal online da Universidade de Aveiro: http://uaonline.ua.pt/pub/deta.....

Abertas candidaturas para bolsa de investigação

5 nov 2015

O Centro de Estudos do Mar e da Atmosfera (CESAM), da Universidade de Aveiro, Portugal, abriu candidaturas para uma bolsa de investigação no âmbito do projeto RECARE – Preventing and Remediating degradation of soils in Europe throuh LandCare. A bolsa tem uma duração de 3 meses, em regime de exclusividade com possibilidade de renovação até ao limite do prazo de execução do projeto, e destina-se a Doutorados em Ciências Ambientais e áreas afins.

Os interessados poderão candidatar-se até dia 30 de novembro de 2015, preenchendo o formulário de candidatura do link https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032 ao qual deverão anexar carta de motivação, Curriculum Vitae atualizado, certificado de habilitações, bilhete de identidade ou cartão do cidadão e, de preferência, uma ou duas cartas de recomendação com contacto do emissor.

Para informações adicionais consultar http://uaonline.ua.pt/pub/deta.....t;span> ou http://www.eracareers.pt/oppor.....

 

 

Projeto RECARE noticiado pela RTP2

A RTP2 irá apresentar, no próximo sábado, dia 17 de outubro de 2015, uma peça sobre o projeto RECARE. A peça será emitida no programa Biosfera, às 11h15.Este projeto é levado a cabo pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro, e tem como principal objetivo desenvolver medidas efetivas de prevenção, remediação e reabilitação, usando uma abordagem inovadora transdisciplinar, integrando de forma ativa o conhecimento dos agentes e dos cientistas em 17 casos de estudo, envolvendo um vasto conjunto de ameaças ao solo em diferentes ambientes biofísicos e socioeconómicos europeus. 

Abertas candidaturas para bolsas de investigação

O Centro de Estudos do Mar e da Atmosfera (CESAM), da Universidade de Aveiro, Portugal, abre hoje, dia 1 de outubro de 2015, candidaturas a 3 bolsas de investigação. Estas bolsas estão inseridas nos projetos RECARE e CASCADE, financiados pela União Europeia através do Sétimo Programa Quadro, Tema ENV.2013.6.2-4 e ENV.2011.2.1.4-2, respetivamente.

As bolsas têm uma duração compreendida entre 3 a 6 meses, em regime de exclusividade, podendo ser renovada até ao limite do prazo de execução dos projetos. Os interessados devem ter estudos nas áreas da Biologia, Ecologia, Ciências do Ambiente e áreas afins.

 

Os interessados poderão candidatar-se até dia 15 de outubro e poderão consultar informações adicionais sobre os projetos, função a desempenhar e candidaturas nas seguintes páginas web:

http://www.eracareers.pt/oppor.....bId=65739; http://www.eracareers.pt/oppor.....bId=65738; http://www.eracareers.pt/oppor.....